Verificando a simetria do desenho

Compartilhe!

Quem é que não teve dificuldades com a simetria do desenho?

Grande parte dos desenhistas quando estão aprendendo a desenhar, tendem a ter uma grande dificuldade ao representarem figuras com uma simetria bem apresentável. Neste momento inicial há uma enorme tendência de bitolar o olhar à área que se está desenhando, o que prejudica a composição da figura, já que uma boa representação da figura é resultado de um constante comparação proporcional de todas áreas ao mesmo tempo. Para você que ainda não adquiriu isto há uma dica que vai lhe ajudar bastante.

Após ter realizado os principais traços de um desenho, você pode utilizar um procedimento que lhe permite identificar possíveis erros de simetria.

Você pode virar o desenho contra a luz e observá-lo novamente, ele irá ficar mais claro; mas, lhe ajudará a comparar o desenho em duas posições, e se seu desenho conter um erro, ele com certeza se tornará mais aparente. Você também pode colocar um espelho ao lado do desenho (formando um ângulo de 90º) para fazer esta análise.

Não esqueça de utilizar os elementos que você aprendeu sobre perspectiva e as características da estrutura da figura que você está desenhando. Em perspectiva aquilo que está mais distante da visão do observador, tende a ficar menor. Considere também o relevo da figura, essa é uma característica que pode interferir e muito no posicionamento dos elementos que compõe a figura.

Obs.: Esta dica é útil para quem está começando a desenhar, para quem já possui domínio na representação simétrica no desenho, ela se torna obsoleta.

3 comentários sobre “Verificando a simetria do desenho

  1. Eu sempre gostei de desenhar, mas eu parei por um tempo e agora que voltei meu desenhos ficam muito tortos Vocês do site estão me ajudando muito a desenhar bem de novo. VALEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *