Sergio Graciano, o desenhista da MSP, falece aos 83 anos

Compartilhe!

Luto! Faleceu Sergio Graciano, um querido desenhista da Mauricio de Sousa Produções, responsável pela arte-final dos quadrinhos Turma da Mônica e até na criação do cabelo do Cascão. Ele tinha 83 anos.

Sergio trabalhava desde 1966 no estúdio da MSP, ou seja, mais de 50 anos! Considerado um dos principais arte-finalistas do estúdio, ficou muito conhecido por criar o cabelo do Cascão com sua própria digital, técnica resultante de um incidente que ocorreu enquanto usava uma pena, e que até esclareceu o ocorrido em uma entrevista, divulgada pela própria página da MSP quando lhe perguntado como começou o uso deste artifício no cabelo do personagem…

“Essa ideia aconteceu em 1967 ou 68. A ideia surgiu por um acaso. Eu peguei uma pena (caneta com nanquim) e, em um dado momento, pingou tinta em cima do desenho. Para tirar o excesso, eu passei o dedo na folha e vi que ficou essa impressão digital. Na hora, surgiu a ideia… Pensei: “acho que o cabelo do Cascão poderia ser assim!”. Resolvi fazer um desenho dele e repliquei o “acidente”. Mostrei para o Mauricio e ele disse: “Puxa vida! Era isso mesmo que eu estava procurando!”. Até hoje o cabelo é feito assim. Hoje em dia não é mais só a minha digital… Os rapazes que entraram foram aprendendo e utilizando a técnica também – que eu considero a primeira tecnologia realmente digital usada nos quadrinhos!”

Fica registrado nossas condolências a toda família e aos funcionários do estúdio do Maurício que tanto tinham apreço por Graciano. Descanse em paz!

2 comentários sobre “Sergio Graciano, o desenhista da MSP, falece aos 83 anos

  1. Agradeço a homenagem ao meu avô, que indiretamente participou da vida de muitas pessoas e que agora usa o céu como seu papel e caneta!

    1. Imagina Eriko! Não poderíamos deixar de prestar esta última homenagem a esse ícone que tanto contribuiu com o trabalho da MSP e consequentemente com nosso entretenimento. Realmente… E o céu deve estar em festa com esse talento.
      Meus sentimentos a vocês e obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *