Segredos de 2.000 anos: Técnicas e pigmentos de retratos realistas de múmias são revelados

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Pesquisadores descobriram pistas sobre os métodos utilizados pelos antigos artistas egípcios que pintavam retratos realistas de múmias de alta patente, após mais de 2.000 anos. As pinturas foram analisadas usando métodos não-invasivos no museu de antropologia Phoebe A Hearst, universidade da Califórnia, Berkeley.

Largamente ignoradas durante os últimos 100 anos em favor de papiros descobertos ao lado delas, as pinturas do painel de madeira egípcia foram descobertas por arqueólogos em 1899.

Dessa vez um número de métodos de alta tecnologia foram utilizados para analisar as pinturas. Em primeiro lugar, câmeras sofisticadas que tiraram fotos de vários ângulos das pinturas para examinar o seu perfil. As câmeras também conseguiram mostrar quantas camadas de tinta foram aplicadas a cada parte do retrato, mesmo que descreve quais as cores que foram aplicadas pela primeira vez. Dados de imagem hiperespectral (coletados a partir do espectro eletromagnético) mostraram as cores exatas usadas pelos artistas.

“Nosso objetivo é usar objetos em si como prova para a sua produção”, disse Walton. “Em nosso interrogatório, temos utilizado um número de ferramentas analíticas de ponta para descobrir novas e intrigantes pistas sobre como identificar a mão de um artista individual.”

Os retratos parecem ter sido pintados com uma paleta sofisticada de pigmentos, muitos dos quais foram importados da Espanha e Grécia. A madeira onde foram pintados vieram da Europa Central. Escondido sob camadas de tinta vermelha e amarela, os pesquisadores descobriram que os artistas tinham esboçado seu trabalho com um pigmento chamado egípcio azul, muito valioso no momento e invisível a olho nu. A descoberta os deixou perplexos porque o primeiro pigmento a ser fabricado artificialmente e com a sua cor vívida, foi altamente considerado por artistas e muitas vezes usado como a camada superior final de tinta. No entanto, nestes retratos foi escondido sob outras cores. Foi só quando os pesquisadores analisaram os outros pigmentos que começou a tornar-se claro por que eles poderiam ter usado este pigmento caro como uma camada de base.

Sua pesquisa descobriu que o pigmento de chumbo vermelho usado nas pinturas tinham vindo de lugares tão distantes como a Espanha. Outros pigmentos parecem ter sido importados de Keos na Grécia enquanto a madeira onde os retratos foram pintados veio da Europa Central. As descobertas, feitas por pesquisadores sugerem que os artistas egípcios tinham uma vasta rede de comércio, para obter seus materiais.

Dr Marc Walton, um cientista de materiais da Universidade Northwestern, que conduziu a pesquisa, poderia ajudar a lançar luz sobre onde as técnicas usadas pelos artistas no Império Bizantino vieram. “Retratos romanos-egípcio foram criados no Egito a partir da 1 a 3 séculos a. C. “, disse ele.

“Pintada em painéis de madeira, muitas vezes usando cera e originalmente ligado a múmias, estes rostos dos mortos são considerados antecedentes do retrato ocidental.”

“Nossa análise de materiais proporciona um contexto arqueológico fresco e rico para os retratos Tebtunis, refletindo a perspectiva internacional desses antigos egípcios.”

“Por exemplo, descobrimos que os pigmentos de terra-ferro provavelmente veio de Keos na Grécia, o fio vermelho de Espanha e do substrato de madeira em que os retratos são pintados veio da Europa Central.”

“Sabemos também que os pintores usaram ​​azul egípcio de uma maneira incomum para alargar o seu espectro de matizes.”

Suas cores brilhantes e delicados traços faciais pintados em madeira para cobrir os rostos de antigas múmias egípcias são pensados ​​em ter influenciado mais tarde estilos de pinturas religiosas da Europa. Estas técnicas foram adotadas mais tarde nos ícones das imagens de Cristo, na Virgem Maria e nos anjos da igreja cristã ortodoxa e Católica.

O estudo foi apresentado na Associação Americana para o Avanço da Ciência, em uma reunião anual em 14 de fevereiro, demonstrando os métodos globais ainda não invasivos utilizados pelos cientistas. Os resultados mostraram que, pelo menos três dos retratos estudados provavelmente vieram da mesma oficina, e potencialmente até do mesmo artista. Os pesquisadores dizem que os métodos utilizados foram os primeiros a adotar estilo de pintura moderna.

“Nossa análise de materiais proporciona um contexto arqueológico fresco e rico para os retratos Tebtunis, refletindo a perspectiva internacional desses antigos egípcios”, disse o principal autor do estudo, Marc Walton.

As pinturas foram retiradas de um sítio na região egípcia de Fayum; a localização de uma cidade egípcia antigo conhecido como Tebtunis. O sítio onde foram retiradas as pinturas já havia sido escavado há 100 anos atrás, mas os retratos foram deixados intactos, antes de serem transferidos para o Museu.

 

Fonte: IBTimes

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