Quanto tempo leva para uma pessoa aprender a desenhar?

Compartilhe!

Caso você queria saber quanto tempo leva para uma pessoa aprender a desenhar, digo que a resposta é mais surpreendente do que imagina; afinal, mesmo por haver diversas opiniões, a questão vai além de uma simples afirmação, dado que a experiência e o acesso a novas mentalidades abrem espaço para novas variáveis da questão.

É natural que se você deseja iniciar um curso de desenho ou queira se aventurar em aprender a desenhar como autodidata, vai acabar trazendo a tona esse questionamento. Isso é normal, pois nossa ideia é saber o que estamos fazendo para saber se vai valer a pena o investimento de tempo e dinheiro, principalmente se esse sonho é possível, se dá para esperar. Esse questionamento se torna ainda mais forte quando paramos para pensar em nós mesmos ou no colega, que passa anos a fio em cursos de desenho e evoluindo pouco, ou até tentando aprender como autodidata. Daí vem a questão, será esse um esforço que valerá a pena?

Mas por experiência digo que é preciso algumas observações importantes, para que nossa conclusão não seja de toda superficial e nos tire a noção de realidade, até porque aquilo que ouvimos das pessoas tende a interferir em nossas decisões, já que o fato de não termos experiência no ofício, as opiniões externas que não possuem uma base fundamentada terão grande influência em nossas decisões.

À medida que evoluímos no desenho vamos entendendo que existem vários problemas nesta pergunta. Por isso antes de prosseguir quero levantar questões e afirmações para você pensar, e que interferem na compreensão dessa grande questão. Portanto reflita o seguinte…

  • Em qual nível técnico de desenho você quer aprender a desenhar? Existem desenhistas com técnicas mais simples e minimalistas, assim como existem desenhistas com artes medianas, até aqueles que possuem um nível detalhista como foto.
  • São diversos traços que se enquadram como estilos de desenho para aprender, tais como: cartum, caricatura, chibi, doodle, comics, mangá, acadêmico, Disney, minimalista, etc. Há desenhistas que especializam em um ou mais.
  • Qual o nível de criatividade pretende conquistar como desenhista? Isso porque há desenhistas que só copiam desenhos, outros que se inspiram usando sempre referências para criar outros desenhos, e ainda aqueles desenhistas que raramente usam referência por desenharem de memória ao usar sua própria criatividade.
  • Qual é a precisão do traço? Há desenhistas que desenham com traços bem imprecisos; enquanto outros tendem a ter traços concisos por focar em lapidar o acabamento para disfarçar seu esboço extremamente rabiscado. Mas há também pessoas como Kim Jung Gi, que possuem praticamente uma régua na mão, ao desenhar sem praticamente errar.

Caso você domine tudo isso você terá aprendido a desenhar! Mas, calme, na verdade isso é praticamente impossível… Óbvio, isso seria um nível incomum de estudo e prática, se existisse alguém assim iríamos conhecer rapidamente, nem que fosse pela internet.

A boa notícia é que se caso você consiga escrever o seu nome, desenhar um boneco palito ou ainda alguma forma geométrica, posso dizer com todas as letras que você saber desenhar! Isso porque você conseguiu representar no papel uma ideia, um arquétipo, que pode ser reconhecido por outra pessoa. E veja que, se você observar outros exemplos de desenhistas, verá que o nível de suas respectivas artes varia conforme o contexto que cada um está inserido, seja considerando sua personalidade, os gostos que tem, sua história de vida, as influências artísticas, as oportunidades, enfim; cada um é especial. O que diferencia um desenhista de outro é o quanto sabe, e não um simples “sabe desenhar” ou “não sabe desenhar”. De fato aprender a desenhar é praticamente uma tarefa para a vida inteira, e por isso não entramos em um curso ou desenvolvemos como autodidata para aprender a desenhar, mas para desenhar melhor.

Então porque repetimos e ouvimos afirmações como essas? O motivo é que repetimos perguntas e respostas pela influência do nosso entorno. Isso porque não estamos conscientes o tempo todo, sobre todos os assuntos, e assim temos uma falsa sensação de autenticidade, de estarmos pensando. Isso pode ficar pior quando não queremos abrir mão de questões e opiniões que achamos ser nossas, porque num dado momento parecia fazer sentido. A ideia desse post nem é fazer você pensar assim, mas refletir para tentar entender o ponto, senão estará mais uma vez perpetuando o hábito de repetir opiniões. O que ameniza em parte essa culpa é que todos nós fazemos isso com as crenças limitantes, pois em alguma medida, para todos os assuntos tendemos a achar que estamos pensando. Somos pensados e não nos damos conta.

Se me perguntassem hoje quanto tempo um praticante do desenho leva para aprender a desenhar, eu diria que tanto a pergunta quanto a resposta são na prática subjetivos, dado que se a pessoa está desconsiderando algo que ela já sabe, pois, se se ela escreve o seu nome ou representa no papel alguma forma, ideia ou arquétipo, ela aprendeu a desenhar mas não percebeu. O tempo para aprender seria relacionado a desenhar melhor naquilo que ela quer se especializar frente ao contexto e condição atual que interferem nessa busca; mas mesmo assim é uma incógnita, pois estamos sempre aprendendo.

A resposta mais justa para essa questão seria, aprender a desenhar depende de onde queremos chegar no desenho, podendo levar o tempo de uma vida, pois, sempre tem algo que não sabemos, e isso por si só é fantástico. Se sempre há algo novo, cada um desbrava essa trilha como pode, e assim a experiência e o talento aparecerão, e poderá lhe dar a fama conforme aquilo que conquistou.

O que é mais certeiro de afirmar, é apostar em acelerar esse tempo com aquilo que está no poder de todos. E não é nada do outro mundo, mas buscar fazer aquilo que todos podem; de sermos: mais disciplinados sem cair em extremos, desenvolvermos constância, desenhar mais, estudar mais, ser humilde para reconhecer aquilo que ainda falta, definirmos aquilo que realmente queremos aprender a desenhar, ter foco, etc. E o mais importante, abra sua mente para novas mentalidades; afinal, não adianta gastar tempo com desenho se você não experimentar os bons métodos, eles fazem muita diferença, desde exercícios que estimulam o hemisfério direito do cérebro, o grande responsável pelas habilidades de um desenhista, até conselhos diversos de grandes mestres. A sua mentalidade pode ser a grande chave do seu sucesso e do encurtamento desse tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *