Quando o desenho se torna imprescindível em nossas vidas…

Compartilhe!

Há inúmeros momentos da nossa vida que estamos diante de problemas ou situações que requerem o uso do desenho. Mesmo para quem não apresenta habilidade com o mesmo, sente-se a necessidade de usá-lo, até porque chega a ser o meio mais eficiente para solucionar determinados problemas; um recurso utilizado de maneira espontânea e natural; seja em casa, na escola ou no trabalho.

Posso começar este post citando exemplos do cotidiano; seja para explicar onde fica um endereço onde você recorre a um desenho de uma planta baixa de um quarteirão, ou ainda quando alguém lhe pergunta como gostaria que fosse uma peça de roupa e você rapidamente esboça um modelito.

Nossa mente se maneja com imagens, reproduzir sobre um plano um esquema semelhante à forma que ela trabalha, nada mais faz que facilitar o trabalho da mesma de assimilar o que foi explicado. Sabemos que este é um método bastante eficaz; e é por isso que várias vezes vemos as pessoas à nossa volta usarem este mesmo recurso; chegando até a situações engraçadas; como por exemplo aquele momento em que você ouve alguém explicar algo a outra pessoa e não consegue; é então que ela exagera perguntando a outra pessoa:

“Entendeu? Ou quer que desenhe?”

Até aqui mencionei exemplos pequenos; mas podemos tomar um novo exemplo com uma necessidade de maior grandeza, como um empresa que necessita de imagens para transmitir ou exemplificar uma ideia. Como exemplo podemos mencionar o gráfico estatístico, já que os dados matemáticos são convertidos em um desenho impresso ou projetado, para ser mostrado aos funcionários.

Esta forma de transmissão dos dados estatísticos entra na mente do pessoal com muito mais facilidade, fica fácil assimilar as proporções de queda e elevação entre um dado e outro.

Assim podemos citar outros exemplos de desenho que também são indispensáveis, como em diagramas, projetos arquitetônicos, mapas mentais, entre muitos outros.

A transmissão de idéias através de desenhos, além de ser mais eficiente, permite maior retenção na memória das pessoas e é também um recurso que naturalmente usamos para ilustrar o passado, o presente ou o futuro. Sim, o desenho é essencial a nossa vida, e talvez seja por isso que Steve Jobs tenha deixado a tão conhecida pérola que todo desenhista gostaria de ouvir…

“Para mim, não há nada mais importante no futuro que o desenho. É a alma de tudo o que é criado pelo homem.”

7 comentários sobre “Quando o desenho se torna imprescindível em nossas vidas…

  1. Muito bem observado. Gostei muito do post, realmente o desenho está presente em nosso dia-a-dia!

    Aproveitando… no início do ano tive a oportunidade de ilustrar um livro infantil que será lançado até janeiro de 2017 pela Editora RCC Brasil, chamado “O maior tesouro de Deus”, e já estou ilustrando outro!

    E ainda estou firme no meu blog que um dia pedi para colocar uma propaganda do desenho Online…

    bom é isso!

    Abraços Mateus!

  2. Muito bom!!
    Isso me lembra as aulas de física, eu nunca entendia os problemas, e recorria ao desenho pra entender o que estava acontecendo! 😀 Pelo menos dava certo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *