Por que não consigo ganhar dinheiro com desenhos através da internet?

Compartilhe!

O fato de você ter acessado este post, com certeza indica que suas pretensões com o desenho estão além do hobbie e que ainda encontra algumas ou muitas dificuldades para levantar grana com o seu trabalho. De início, a primeira coisa que aconselho é justamente relaxar, para não se afligir com tais dificuldades; afinal, qual é a profissão que não tem suas dificuldades? Ainda mais se você estiver atuando como autônomo. Relaxar é uma forma de distensionar a mente e abrir portas para novas soluções criativas.

Ganhar dinheiro com desenhos através da internet pode trazer inúmeros benefícios, como por exemplo uma renda até maior que os tradicionais meios; mas, isso irá depender do seu empenho, ou seja, muito trabalho, estudo e pesquisa. Lembro que no início, quando comecei a viver de desenho através da internet, não tive muita orientação no que se refere a ganhar dinheiro com desenhos; em contrapartida, tive alguns amigos que me auxiliaram com dicas e até me conscientizaram sobre o bom e velho empreendedorismo, o que com certeza fez toda a diferença. Aos poucos fui percebendo que desenhar bem, não era uma garantia de que conseguiria viver de desenho, faltava algo que eu ainda não tinha desenvolvido bem.

Com essas dicas que fui recebendo, procurei aos poucos assimilá-las dentro da minha realidade de desenhista, além é claro de procurar mais informações sobre o mundo online (a própria internet é a fonte). Fiz até o curso do SEBRAE, que me deu um ótimo direcionamento! Aos poucos, fui aprendendo a ganhar dinheiro, seja com os erros e acertos; hoje eu me sustento com a minha arte, e sou o meu chefe.

De qualquer modo, há uma solução, e por isso eu sugiro que você faça uma análise sobre os seguintes tópicos a seguir.

 

Tem uma conta de vendedor no Pagseguro ou outro serviço de pagamentos online?

Facilitar o modo de pagamento é uma forma de perder menos vendas e dar mais comodidade a seus clientes. Nem sempre o seu cliente tem conta no mesmo banco que você, o que resulta em mais um acréscimo na hora de fazer uma transferência de um banco para outro, resultando assim em uma possível desistência. Note que nesse modo, você poderá ainda oferecer meios de pagamento como boleto (pagável em casas lotéricas e bancos), cartão (assim até parcelando valores) ou mesmo o débito online, que pode ser realizado através da internet.

 

Tem um blog ou portfólio online?

O cliente que acaba de lhe conhecer precisa saber como é o seu trabalho, ninguém é obrigado a confiar na qualidade da sua arte sem ao menos tê-la visto. Ter um blog ou portfólio online é uma ótima forma para você exibir seus trabalhos, além de aumentar sua visibilidade na internet pela indexação nos motores de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.), e o melhor, você pode usar sites especializados que lhe oferecem o serviço gratuitamente, como por exemplo o Wix, Behance, DeviantArt, entre outros. Para blogs, temos o WordPress e o Blogger!

 

A qualidade da sua arte é compatível com o que pretende oferecer a seus clientes?

Essa com certeza é uma pergunta da qual a resposta pode doer. Se a qualidade dos seus desenhos não estiver de acordo com o estilo de desenho que pretende oferecer a seus clientes, eles poderão ficar insatisfeitos e nem lhe encomendar nada. Seu desenho não precisa ser super hiper mega power, mas é necessário ser bom o suficiente para atrair clientes. Em alguns casos é melhor dar um tempo, se qualificar, e só depois voltar a oferecer seus serviços para não ficar “queimando o seu filme”; é uma dura realidade que precisamos aceitar e que as vezes se refere a apenas um serviço que estamos oferecendo.

 

Você tem ou faz algum curso de empreendedorismo?

Por uma questão de estratégia é mais do que necessário saber empreender seus projetos e carreira. De que adianta desenhar bem se você não sabe como gerenciar seus projetos? Um desenhista que não tem noções de empreendedorismo pode ficar dando murro no escuro, e consequentemente em cansaço e desistência da profissão. Graças a entidades como o Sebrae, temos cursos presenciais e online; e o mais legal, tem curso gratuito!

 

Você está antenado nas novidades do mundo online?

Com a constante expansão da internet, sempre há uma novidade no mundo online. Inclusive muitos dos recursos e ferramentas que estou apresentando aqui, por exemplo, foram lançados há bastante tempo, mas muita gente ainda os desconhece. Grande parte deles trazem benefícios, mas grande parte do pessoal acaba que não usufruindo por não conhecê-los.

 

Você é uma pessoa responsável?

Você cumpre prazos de entrega? Leva com seriedade o ofício? Isso é fundamental para gerar uma boa reputação.

 

Sabe como vender?

Saber vender implica em apresentar seus produtos ou serviços da melhor maneira que possa atender seus clientes. No mundo atual, o bom vendedor é aquele que traz a solução que mais se adéqua ao bolso e necessidade do cliente, independentemente do preço.

 

Você tem um bom endereço de email?

O que você pensaria de profissional lhe informasse um email de contato, como “jonasoestuprador@site.com“? Pois é, sem conhecer o cara pessoalmente, provavelmente desconfiaria da idoneidade do cara. Quanto menos esquisito seu endereço de email, melhor.

 

Você se comunica bem?

Durante uma conversa por email com seu cliente, uma boa comunicação é fundamental, o que demanda objetividade, precisão e boa escrita; gírias ou “excrever axim”, não é uma boa alternativa!

 

Você tem algum perfil ou página nas principais redes sociais?

Em virtude da popularização das redes sociais, muitas pessoas tem criado perfis para se socializarem com amigos, parentes, ou mesmo colegas da internet, o que tem motivado inúmeras empresas e pessoas a investir nesse mecanismo e assim alcançar um maior público com suas publicidades. Redes sociais como o Facebook, são um prato cheio para os desenhistas; pois, através dela podemos divulgar um desenho ou projeto, que se for bem aceito, em pouquíssimo tempo chegará a ser visualizado por milhares de pessoas. Ah! Não se esqueça de mantê-las sempre atualizadas; afinal, quem não é visto, não é lembrado.

 

Você tem uma conta bancária?

Independentemente do modo de pagamento que você for oferecer a seu cliente, ter uma conta bancária é o mínimo que você precisa ter para que o dinheiro chegue até você.

 

Seja bem sincero nessa análise e procure ver em quais pontos ainda precisam ser trabalhados; afinal, o sucesso destas dicas dependem consideravelmente de pô-las em prática. Então é isso, espero que você tenha gostado deste post! Até mais!

 

2 comentários sobre “Por que não consigo ganhar dinheiro com desenhos através da internet?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *