Entrevista com o diretor da animação Lubinho, César Cavelagna

Compartilhe!

O diretor da animação Lubinho, César Cavelagna, vem hoje se aventurar em uma mega entrevista, onde irá revelar detalhes preciosos sobre as adoráveis aventuras de um filhote de lobo-marinho que se perde em águas brasileiras. César é um super profissional; afinal, também é animador, chargista, ilustrador e cartunista.

A série de animação foi produzida pela Umana, para o canal infantil ZooMoo. Tem Marcos Okura como Produtor Executivo e o próprio César Cavelagna como Diretor Geral.

Na série, Lubinho se perde da mãe na correnteza, durante uma viagem das águas gélidas do sul antártico, rumo ao norte temperado. Ele chega sozinho ao Brasil e encontra novos amigos, como uma Tartaruga cantora e um Caranguejo cascudo, que o ajudam a enfrentar a solidão em seu novo lar. Encantado com um país tão aquático, Lubinho, que é muito curioso e brincalhão, vai aprender com seus novos amigos como é importante cuidar da natureza, não sujar a praia, jogar o lixo no lixo e o valor da verdadeira amizade.

Vamos então a esta entrevista!

 

Desenho Online – Em suas palavras, quem é César Cavelagna?

César Cavelagna – Um cara simples, que gosta da família, dos amigos e de desenhar!

 

Desenho Online – Quando e como surgiu o projeto da animação Lubinho – O lobo Marinho?

César Cavelagna – A ideia é do Ricardo Mucci, dono da produtora Umana! Ele me convidou para transformar a ideia dele em desenho animado. Ele me ligou e marcamos um café, durante o café ele me disse que tinha uma ideia de uma personagem infantil. Um lobo marinho que se perdia dos pais e acabava vindo parar no Brasil, achei a ideia muito legal e começamos a produzir.

 

Desenho Online – Desde o início a proposta foi criar uma série musical, ou vocês cogitaram outro formato?

César Cavelagna – Sim. Desde o início a ideia era ser um musical! Os episódios seriam mais longos mas precisamos adequar os formatos para alinhar com o orçamento. Definimos que seriam episódios de 2 minutos contendo a abertura, uma pequena introdução, música e o encerramento.

 

 

Desenho Online – É nítido que além de entretenimento, a série leva uma mensagem de conscientização ambiental ao público-alvo. Conte-nos um pouco de como o conceito da série foi se imbuindo dessa mentalidade ecológica durante sua criação.

César Cavelagna – Muitas vezes quando pensamos em conscientização ambiental, vamos logo para questões muito amplas como salvar as Baleias, despoluir os mares ou coisas assim. Queremos passar mensagens que tem relação com a realidade dos pequeninos, por exemplo: jogar o papelzinho do sorvete na lata do lixo e não na areia da praia. Além da questão ambiental a série procura passar a mensagem de proteção e cuidados que devemos ter na hora de levar os pequenos para a praia como, por exemplo, usar o protetor solar e só tomar sol nas horas adequadas, não ficar longe do papai e da mamãe, não brincar no fundo, etc.

 

 

Desenho Online – Gostaríamos que contasse em poucas palavras, um pouco do perfil dos personagens: Lubinho, a Tartaruga cantora, e o Caranguejo cascudo.

César Cavelagna – Lubinho é um garotinho de aproximadamente 6 aninhos, ele é ingênuo e adora brincar. Tartaruga é a mais velha da turma, tem uns 10 aninhos, adora cantar e proteger o Lubinho. Caranguejo tem a mesma idade da tartaruga, ele gosta de dar conselho mas também gosta de chamar a atenção do Lubinho como se fosse um irmão mais velho.

 

 

Desenho Online – Como tem sido o feedback do público?

César Cavelagna – A série está na Sky e na NET. Ainda não temos um feedback dos canais porque a série estreou faz pouco tempo, o que sabemos é que a criançada adora.

 

Desenho Online – Você tem praticamente 25 anos dedicados profissionalmente a animação. Se fosse para dizer o que Lubinho agregou em sua história, o que diria?

César Cavelagna – O Lubinho é uma série que tem potencial para ser grande, esta primeira temporada eu considero um teste pra ver como o público reage. Tivemos pouquíssimos recursos para desenvolver esta temporada do Lubinho. Conseguimos realizar um bom trabalho, um teste bem feito eu diria, claro que a série pode ir muito além tanto na animação como na produção. Se colocarmos na balança o orçamento que tivemos, mais a equipe reduzida e o prazo curto, eu diria que foi um desafio e fizemos um bom trabalho.

 

 

Desenho Online – Quais são os responsáveis pela arte da animação?

César Cavelagna – Eu sou o responsável pela animação, toda a animação foi realizada no software After Effects.

Os cenários foram ilustrados pela ilustradora Maria Lúcia Rigon.

 

Desenho Online – Quem são os responsáveis pelas vozes e trilha sonora?

César Cavelagna – As vozes foram dirigidas pelo Marco Aurélio Campos. A trilha Sonora por Michel Barbáro.

 

Desenho Online – Quantos episódios terá a série e qual canal e horário o público pode conferir a animação atualmente?

César Cavelagna – Esta primeira temporada tem 10 episódios de 2 minutos. Ele é exibido no Zoo Moo pela Sky e pela NOW Net Claro, os horários não são muito definidos porque eles entram durante toda a programação no formato de pílulas.

 

 

Desenho Online – Como tem sido trabalhar nesse projeto com os principais responsáveis pelo projeto?

César Cavelagna – A equipe é muito boa, trabalhei com o Ricardo Mucci em outro projeto e conheço ele da TV Cultura, sempre tivemos uma excelente relação profissional e de amizade também.

O Marcos Okura é um grande amigo e parceiro de muitas jornadas, produzimos muitas coisas juntos.

O Cacá que fez os roteiros também é um grande parceiro de velhas jornadas.

A excelente novidade foi o Michel Bárbaro que mandou muito bem na trilha sonora e foi um grande parceiro.

O talento da ilustradora Maria Lúcia Rigon também contribuiu muito para este trabalho.

Eu diria que a cereja do bolo foram as vozes da criançada, muito bem dirigidas por Marco Aurélio Campos.

São elas: Bruno Campos e Chico Sanches de Melo, além das belas vozes de Rosy Aragão e Tatiana Santos.

A voz da Tartaruga é da Luiza Porto, ela canta a maioria das músicas, quando eu ouvi eu disse pra ela: -Os sonhos infantis mais legais, são feitos com a sua voz! Rs, rs, rs… Talento, experiência e profissionalismo.

Enfim, todos os profissionais tiveram papéis fundamentais, desde a produção executiva feita pelo Marcos okura até o gerenciamento de produção de Ricardo Mucci e Nana Paula Araújo , as crianças, os estúdios, são muitos nomes envolvidos e levaria um tempão pra falar de todos. O importante é que foi uma equipe supimpa! Se fizemos isso com pouca verba, imagine quando tivermos melhores recursos.

 

 

Desenho Online – Quais são as suas principais influências artísticas?

César Cavelagna – Na animação são os desenhistas Daniel Messias, Haroldo Guimarães Neto e Santana.

 

Desenho Online – Tem algum projeto futuro que poderia adiantar para nós, ou alguma novidade já saindo do forno? 

César Cavelagna – Tem sim. Em breve teremos clipes musicais com uma turminha muito conhecida da criançada. Está sendo uma honra transformar estes personagens em animação. Não posso dizer ainda quem são as personagens mas vou dar uma dica. Eles moram numa fazenda! kkk

 

Desenho Online – Com tamanha experiência, o que você aconselharia para nossos leitores que pretendem se dedicar a animação?

César Cavelagna – Estudem bastante, criem bastante e o mais importante, divirtam-se fazendo animação.

 

Desenho Online – Muito obrigado pela entrevista e por falar um pouco desse adorável projeto. Desejamos lhe muito sucesso!

César Cavelagna – Eu que agradeço o carinho! Abraços animados pra todos.

 

5 comentários sobre “Entrevista com o diretor da animação Lubinho, César Cavelagna

  1. Meu bebê de 10 meses ama. Eu queria fazer o aniversário de um aninho dele com o tema mas não acho nada q eu possa usar

  2. Meu filho de 8 meses amaaaaa o lubinho ,pena que só consegui baixar 2 videos pra ele.
    É um ótimo desenho e super educativo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *