Entrevista com o ilustrador e quadrinista Edson Masakiro

Compartilhe!

Trazemos aqui uma entrevista com o talentoso Edson, um artista natural de Sergipe, e que atualmente se dedica a criação de séries de mangá, e outros projetos envolvendo ilustração. É responsável pelos quadrinhos no estilo mangá, tais como Tropicária, recentemente publicado pela editora portuguesa Midori, e Motensago para a plataforma brasileira de mangás Shonen Comics. E também trabalhando com ilustrações para a lituana Bored Panda. Mas, se você quer saber mesmo um pouco mais sobre Edson Masakiro, confira na íntegra esta super entrevista!

Desenho Online – Em suas palavras quem é Edson Masakiro?

Edson Masakiro – Quem poderá dizer quem sou eu, é quem me conhece. Então a primeira pessoa, sou eu mesmo (risos). Sou super gente boa, amigo e procuro fazer em tudo o meu melhor.

Desenho Online Como surgiu o seu interesse por desenhar mangás?

Edson Masakiro – Desde criança eu já tenho esse interesse pela arte, e passei a desenhar quando entrei para o primário escolar, onde conheci livros, ilustrações infantis. De lá pra cá, eu buscava fazer desenhos cada vez melhores.

Desenho Online – Você tem mais inclinação para escrever ou desenhar histórias em quadrinhos?

Edson Masakiro – Particularmente comecei desenhando e busquei me especializar. Na criação de histórias, veio junto. Hoje em dia eu encontrei equilíbrio, de contar histórias e desenhá-las e isso não é fácil para chegar a esse ponto, porque um bom ilustrador não é bom roteirista e vice versa, só com o tempo se adquire equilíbrio entre os dois.

Desenho Online – Se fosse para justificar o seu interesse por desenhar, o que diria?

Edson Masakiro – Acho que nós no Brasil, temos uma cultura de que criar história em quadrinhos, é saber desenhar e esquecer onde está a importância disso tudo (roteiro). Eu hoje em dia me preocupo mais com roteiro, mas sem deixar o estudo da arte de lado. O interesse por desenhar justifica em contar uma história que agrade e passe a mensagem.

Desenho Online – Poderia nos falar um pouco sobre a sua obra Motensago, publicada na plataforma Shonen Comics?

Edson Masakiro – Motensago é um título que vim arrastando por muitos anos, surgiu em 2009, e de lá pra cá passou por mudanças drásticas, seja na estética, roteiro, e ambientação. Antes era algo que envolvia magia, com super heróis, e um pouco de drama. Nessa nova versão de 2018, mudei totalmente a ambientação. Passou a ser algo de ficção científica, mas sem perder a ideia original. Tive de fazer as mudanças para se adequar aos novos tempos. O que quero contar em Motensago, são assuntos que abordem temas atuais. Conflitos sociais, dramas familiares, anarquismo, política, super heróis, ficção científica, tudo isso englobado com uma história bem fantasiosa e orgânica, sendo uma história mais complexa e psicológica.

Desenho Online – Recentemente seu mangá Tropicária foi publicado pela editora portuguesa Midori, conte-nos mais sobre esse lançamento internacional e o que isso vem representando para você.

Edson Masakiro – Eu venho a muito tempo buscando que uma editora olhasse para meu trabalho. Editoras brasileiras parecem ser algo inalcançável. Então o gringo tem que valorizar antes para que aqui possam olhar com outros olhos. Tropicária é uma obra que eu me dediquei muito, já estou com capítulos avançados, e por eu já ter conteúdo pronto, fui aprovado para ser lançado pela editora portuguesa Midori, que vem com uma proposta interessante, de publicar artistas desconhecidos que têm influências aos mangás japoneses e unir a cultura entre Portugal e Japão para estreitar os laços entre esses países, e o Brasil está indo junto. Desde o início da obra Tropicária, meu objetivo sempre foi levar a cultura brasileira nos quadrinhos, mostrar características que só tem no Brasil sendo contadas de uma forma mágica e que qualquer pessoa do mundo iria gostar.

Desenho Online – Queremos que você tente vender seu peixe (rs). Dê um bom motivo para os novos leitores adquirirem Tropicária.

Edson Masakiro – Tropicária é a história que estou com mais conteúdo pronto. Recheada de muita comédia, ação, drama e uma história cercada de mistérios que irão sendo revelados ao longo dos capítulos, e vou até o fim. Já estou com 5 volumes prontos. Não tem nada a perder por ler o mangá, pena que não é de conhecimento de todos. A divulgação é importante e agradeço pela entrevista e a oportunidade falar das minhas obras.

Desenho Online – Quais são suas influências artísticas?

Edson Masakiro – Como sempre Akira Toriyama é a maior influência, mas eu fui conhecendo outros artistas, como o Clamp, Takehiko Inoe, Kurumada e Eiichiro Oda. Acho que esses foram os principais autores que influenciaram diretamente no meu trabalho. Só que, com o tempo, fui conhecendo novos artistas que foram fundamentais para desenvolver um estilo próprio, que foi algo que busquei demais. Na época quando comecei a criar eram meras cópias, colegas zuavam disso e isso me deixava com muita raiva, pois me desmerecia. Passei a estudar como ser mais original possível, buscava referências em coisas distintas do meio anime e mangá. Mas, as influências são inevitáveis.

Desenho Online – O que você julga ser mais difícil em fazer nos quadrinhos?

Edson Masakiro – O que eu acho mais difícil de criar nos quadrinhos é roteiro, eu passo dias bolando, as vezes eu paro vou passear um pouco, assisto um filme, anime, etc. É bem difícil criar. Difícil digo para quem quer fazer algo que agrade o leitor. Foco em estudo de trama de narrativa, tem que ter maturidade, bagagem cultural, ser um pouco de psicólogo também. Muitos quadrinistas não levam isso como importante e sim a arte.

Desenho Online – Como tem sido trabalhar nas ilustrações do estúdio Bored Panda?

Edson Masakiro – Em abril entrei para a Bored Panda, para fazer ilustrações dedicadas a animações com histórias voltadas para pessoas de 25 a 40 anos, com histórias dramáticas. Estou gostando bastante de ilustrar, tem que ser artes simples e expressivas que faço mediante script e storyboard que recebo. Pode ver as animações na fanpage no Facebook ALL HOPE.

Desenho Online – Que conselho você daria para nossos leitores desenhistas que pretendem trabalhar com quadrinhos?

Edson Masakiro – Eu diria que pense em contar uma história, estude a arte, o roteiro. O segredo é contar uma boa história que venha a agradar quem “tá” lendo, não precisa se preocupar com arte foda, pois isso é coisa de ilustrador que foca só na arte. Coloquem na cabeça que não é desenho em quadrinhos e sim história em quadrinhos.

Desenho Online – Muito obrigado por nos conceder essa entrevista. Um abraço e muito sucesso nos seus projetos!

Edson Masakiro – Eu que agradeço! As perguntas foram bem interessantes. Um forte abraço e obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *