Entrevista com o editor chefe da Action Hiken, Fábio Gesse

Compartilhe!

Hoje trazemos uma entrevista com Fábio Gesse, um editor camarada que encabeça a revista mensal brasileira Action Hiken, publicação que inclusive se assemelha aos moldes da tão conhecida revista semanal japonesa Shonen Jump, da Sueisha; tirando é claro o fato do sentido de leitura que é inverso, e outros detalhes especiais que no conjunto são o diferencial desta publicação brasileira.

Vamos então a esta entrevista!

 

Desenho Online – Primeiramente, apresente-se com suas próprias palavras.

Fábio Gesse – Olá, eu me chamo Fábio Gesse, sou fundador e editor-chefe do Estúdio Armon e, mais recentemente, editor-chefe da Revista Action Hiken, que é nossa produção mais conhecida. Posso dizer que sou um entusiasta do quadrinho nacional, que não mede esforços para engrandecer o meio, mesmo não recebendo muito por isso (risos).

 

 

Desenho Online – Quando e como surgiu o projeto Action Hiken?

Fábio Gesse – Em 2015, o Estúdio Armon estava rumando para completar seus 3 anos de existência, e conhecemos uma proposta bem bacana na internet. Uma revista “semanal” de quadrinhos lançada em formato digital, e tinha até uma versão impressa de forma completamente artesanal (que infelizmente, nunca tive a oportunidade de ter em mãos), chamada Weekly Shonen Action. Eu não conheci o rapaz que organizava a empreitada, mas logo que a conheci, daí uns meses, ela foi extinta. Em primeiro momento, fiquei meio decepcionado, porque era algo de que já estávamos órfãos desde que os projetos da Mangá Pride, Conexão Nanquim e Ação Magazine tinham dado errado também. Muitos diziam que esse formato de publicação nunca daria certo no Brasil, então minha vontade de tentar foi crescendo. E para minha surpresa, uns meses depois, um dos autores da antiga revista, que acabava de entrar na equipe do Estúdio Armon, disse que tinha reunido os outros autores e eles estavam procurando um novo editor-chefe. Daí então, uni a fome com a vontade de comer, e peguei o projeto para reerguê-lo, com novo nome, novos autores e uma nova proposta.

 

Desenho Online – No momento, quais séries estão sendo publicadas?

Fábio Gesse – Atualmente, os pilares da revista são Age of Guardian (Ingrid Oliveira), Two-Sided (Jazi Almeida) e Demon Hunters (Diogo Cidades). Outras séries em andamento são Hooligan (Jayson Santos), Final Spark (Mailson Ferreira), Fim dos Deuses (Samuel Grativol), Máscaras da Humanidade (Gabriel Silva), Mila (Paulo Alberto). Em hiato está a série O Som da Coragem (Felipe e Doryack), que voltará em breve. Recentemente tivemos a estreia de Anjo da Guarda (Pammella Marins). Então, atualmente são 10 séries, porém, nos próximos meses, teremos a estreia de mais 2, que são Oxente (Rhenato Guimarães) e Valón (Joey e Leo Porto). Entre as séries de tirinhas, hoje temos Gatafunho (Rafael Brindo), Tê Rex (Marcel e Marcelli Ibaldo) e estrearemos uma nova chamada Escovando os Dentes com João (Giovanni Kawano). Sem falar de vários one-shots publicados periodicamente.

 

 

Desenho Online – Além de você, quem mais participa da equipe e como tem sido gerenciar o projeto?

Fábio Gesse – Além de mim, e dos autores citados acima, temos editores e parceiros, que estão profundamente ligados ao projeto. Os editores fazem a função de ajudar os autores na produção, direcionar os materiais de acordo com suas experiências e também de gerar conteúdo nas redes sociais, e buscar parcerias. São eles o Eddy Fernanddes, Cristiane Armezina, Gui Yuuji e André Lira. Temos os redatores de matérias Karina Herbsthofer e Mateus Machado, os parceiros de plataforma que ajudam na divulgação em mídias, Fernando Costa (Hqs Brasileiras), Joey (Mangá Tube), Francinildo (O ArtistA Anime) e Natanael (Agakê), e o grande Bruno Vieira (Craft Comic Books), que faz as edições impressas.

 

Desenho Online – Como tem sido a parceria de vocês com a Craft Comic Books?

Fábio Gesse – Simplesmente incrível! Conheci o Bruno no final do ano passado, e foi algo relâmpago entre conhecê-lo e começar a trabalhar com ele. Ele gerenciava a Imperial HQs e foi no fim dessa era que ele propôs fazer as edições impressas da Action. À princípio a gente sempre desconfia de propostas muito boas e mirabolantes, né? (Risos) Mas acabamos por nos conhecer melhor, começamos o projeto, eu recomendei ele também para um projeto com a Editora Criativo, e nos conhecemos pessoalmente no SketchCon II no fim do ano passado. E quando ele chegou no evento, com vários exemplares de revistas que eu tinha editado, e vendemos por lá… Eu já sabia que seria ali mesmo que eu queria investir. A parceria só tem evoluído, porque o Bruno é um dos caras mais criativos e corajosos que já encontrei no meio. Entre novas estratégias de divulgação, promoções, assinatura, brindes exclusivos… Tudo que sinto é vontade de correr lá pro escritório dele e ajudá-lo na produção, porque é tudo muito cativante.

 

 

Desenho Online – Como funciona e o que é preciso para um autor ter seu trabalho publicado na Action Hiken?

Fábio Gesse – Apesar de não gostar de comparar, o sistema lembra um pouco o da Shonen Jump. O autor chega até nós com a sua proposta, apresenta seu trabalho, seja série ou one-shot, e os editores analisam se está de acordo com a nossa cara e nossos critérios. Nisso, analisamos roteiro, arte, potencial de evolução, acabamento, capricho e por aí vai. Caso a obra nos agrade, a avaliação não acaba por aí. Daí então, entramos em contato com o autor e trocamos uma ideia para conhecê-lo. Para se trabalhar junto, não basta o autor ser ótimo em desenho, ele precisa ter as características ideais para se trabalhar em equipe, de forma saudável, então nessas ideias trocadas, avaliamos o caráter da pessoa para saber se ela se encaixaria. Caso ela tenha um one-shot bom, depois de conversar, agendamos um mês para publicação, afinal, one-shots se encaixam mais fácil na programação da revista. Caso o autor queira uma série, e ele passe nas avaliações, um editor ficará responsável por guiar a produção da série. O editor irá orientá-lo no que dá pra fazer ou não, e irá coordenar a produção da série do autor, enquanto não abrem vagas novas, mas consequentemente, nesse estágio, o cara já tá dentro. Para uma série nova estrear, é necessário hoje, ter no mínimo 3 capítulos já prontos (que serão produzidos com a ajuda do editor, não adianta enviar 3 capítulos já prontos de uma série para nós). Uma vez que estreia, o autor deverá entregar o material nos prazos e também artes extras sempre que os editores solicitarem. Em troca, a Action divulgará e acolherá sua obra, e ajudará você a fazer um impresso, caso seja sua vontade. Enfim… Não sei se ficou muito claro, mas é isso.

 

Desenho Online – Na sua opinião, porque o mangá, assim como o anime, caíram tanto no gosto dos brasileiros?

Fábio Gesse – Acredito que seja por conta da sua variedade. Por mais que existam ótimas histórias em outros tipos de quadrinhos e desenhos animados, os mangás e animes possuem uma gama praticamente interminável de histórias diferentes. Muitas que a maioria das pessoas nunca pensou que pudessem ser trabalhadas. Acho que esse é o principal diferencial.

 

 

Desenho Online – Tem alguma novidade saindo do forno ou algum projeto futuro que poderia nos contar?

Fábio Gesse – Além das estreias das novas séries Oxente e Valón, e das tirinhas Escovando os Dentes com João, estamos planejando algumas coisas, mas nada certo ainda. Pensamos em talvez, uma edição só de one-shots, para a Action Hiken. Mas ainda estamos estudando a ideia. No mais, acho que o foco é consolidar o trabalho que estamos fazendo hoje, antes de ousar colocar algo novo no forno (risos).

 

Desenho Online – Existe algum aplicativo de leitura da revista em dispositivos móveis?

Fábio Gesse – A leitura da revista pode ser feita em alguns lugares, no ISSUU, Union Mangás, Central de Mangás e Google Drive. Especificamente para celular, ainda não temos um app para isso. Estamos começando a trabalhar com a Agakê, para disponibilizar os capítulos avulsos das séries por lá. Também estamos estudando as propostas de mais 2 projetos para tentar levar a revista de mais formas para o celular. Vamos ver se dá certo.

 

Desenho Online – Vocês também publicam outros gêneros de mangá?

Fábio Gesse – Apesar da revista se chamar Action, não aceitamos apenas mangás de ação. Estamos abertos para qualquer gênero, desde que não seja hentai (risos). Basta a história ser interessante e estar de acordo com os critérios da revista.

 

 

Desenho Online – Quais são as características do formato físico da revista?

Fábio Gesse – Eu diria que são os que você escolher (risos). Hoje a Craft oferece uma forma de você customizar a revista para deixar da forma que você quiser. pode escolher o tamanho, entre pocket (A6), padrão (A5) ou big (A4), pode escolher capa cartonada ou capa dura, pode escolher papel branco ou amarelado, enfim… Você escolhe! Na hora da compra, você escolhe o formato que mais te agradar.

 

 

Desenho Online – Tirando a parte técnica, que também conta em uma HQ, o que você acredita que ainda falta para aqueles autores que não conseguiram reconhecimento de seu trabalho, principalmente aqueles que se destacam mais por uma técnica de desenho apurada?

Fábio Gesse – Esse é um assunto difícil de se tratar. Eu diria que perseverança e planejamento. É fato que nada se consegue de imediato nesse ramo, é preciso conquistar os leitores aos poucos e não desistir. O que tem uma técnica mais apurada precisam de foco e planejamento a longo prazo. E principalmente, cultivar uma networking eficiente. Mesmo os que ainda não apuraram suas técnicas de desenho, já podem começar a fazer esse planejamento porque é questão de tempo para começarem a receber destaque.

 

Desenho Online – Atualmente, como você vê o mercado nacional de quadrinhos?

Fábio Gesse – Vejo uma crescente muito grande de uns anos pra cá. O Estúdio Armon começou numa época em que tudo era mais difícil. Hoje já temos Artist’s Alley bem concorridas em eventos grandes por aí. Muitos quadrinhos nacionais tidos como clássicos! Acho que a coisa tá melhorando cada vez mais e a tendência é criarmos uma cultura de consumo, se continuar assim.

 

 

 

Desenho Online – Como os leitores podem adquirir e acompanhar as publicações da revista?

Fábio Gesse – A Revista Action Hiken é lançada todo fim de mês, geralmente no dia 30. Para acompanhar os lançamentos digitais, divulgamos na fanpage do Facebook (https://www.facebook.com/actionhiken/), mas você também encontra no nosso site (http://www.estudioarmon.com.br/p/actionhiken.html) as várias formas de se ler online e votar na sua série favorita. Para adquirir a versão impressa, você pode comprar diretamente pelo site da Craft Comic Books (http://craftcomicbooks.com/produto-tag/action-hiken/) ou se preferir fazer a assinatura, ela está disponível para a versão de tamanho pocket no nosso Apoia.se (https://apoia.se/estudioarmon), e logo também estará disponível em versão de tamanho padrão.

 

 

Desenho Online – Muito obrigado por nos conceder esta entrevista, e sucesso nos projetos vindouros!

Fábio Gesse – Eu que agradeço pela oportunidade, e é uma honra poder falar do nosso trabalho aqui. Sucesso também ao Desenho Online porque é uma valiosa parceria e que cresçamos juntos sempre!

 

Um comentário sobre “Entrevista com o editor chefe da Action Hiken, Fábio Gesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *