Entrevista com o desenvolvedor de games e artista visual Jeferson Dias

Compartilhe!

Dessa vez entrevistamos Jeferson Dias, um artista visual que resolveu ir além, afinal, também trabalha como desenvolvedor de games indie e outras atividades relacionadas.

Nessa entrevista ele vai falar um pouco sobre seus projetos, como o portal INDIE POWER, que trata do universo de desenvolvimento de games e cursos relacionados, e até de games que ele recentemente produziu, também publicados na Steam. Sem mais delongas, vamos lá a entrevista!

Desenho Online – Em suas palavras, nos diga quem é Jeferson Dias?

Jeferson Dias Eu me considero um curioso ativo, que sempre busca saber como as coisas são feitas e na medida do possível, tenta colocar em prática. Tudo que hoje eu faço e aprendi a fazer foi porque em algum momento eu tive a curiosidade de saber como determinada coisa é feita.

Desenho Online – Conte-nos como surgiu o seu interesse pelo desenvolvimento de games.

Jeferson Dias – Sempre gostei de video games, mas nunca havia pensado que uma pessoa pudesse, sozinha, criar um jogo, mas quando estava fazendo um curso de web design, vi que era possível criar jogos através do software Flash, e a partir daí comecei a estudar a ferramenta. Depois de um tempo, acabei abandonando os estudos devido ao fato de que eu não queria desenvolver os tipos de jogos que geralmente eram criados em Flash, e só retornei para o desenvolvimento de games após assistir a um documentário chamado “A HISTÓRIA DO VIDEO GAME”, que acabou me inspirando a retornar ao desenvolvimento de jogos, desta vez bem longe do Flash.

Desenho Online – Como surgiu a Indie Power?

Jeferson Dias – A Indie Power surgiu como uma revista sobre desenvolvimento de jogos, inspirada nas antigas revistas de games dos anos 90, como a Game Power, que inclusive inspirou o nome. No início, era apenas a revista, complementar ao trabalho que eu fazia na minha antiga empresa, a Spartan Tecnologia Educacional. Mas como todo o meu trabalho foi sendo direcionado ao desenvolvimento de jogos, então resolvi unir os cursos da Spartan com a Indie Power, e assim, manter somente uma das marcas, que a partir de então passaria a carregar todo o material sobre desenvolvimento de jogos.

Desenho Online – Recentemente você lançou o game Hard Rock Pinball, conte-nos mais sobre este projeto.

Jeferson Dias – O projeto do jogo Hard Rock Pinball surgiu por acaso, pois eu nunca tinha pensado em fazer um jogo de pinball, mas acabou vindo a ideia de fazer um, então acabei produzindo o jogo, que a princípio seria apenas para fazer um teste de lançamento na Steam. Já o Button Soccer League foi uma forma de trazer o jogo de futebol de botão para os computadores, e assim, resgatar esta diversão para os mais velhos e apresentar esta modalidade de jogo para os mais novos.

Desenho Online – Qual tem sido o feedback do público em relação ao game Hard Rock Pinball?

Jeferson Dias – Ambos os jogos tiveram uma boa aceitação, não foram um gigantesco sucesso no lançamento, mas o suficiente para se pagarem. O jogo Hard Rock Pinball teve alguns problemas, já que foi meu primeiro jogo lançado para um público pagante e exigente, mas consegui resolver estes problemas e até reformular parte do jogo, que foi atualizado. Lançar esses jogos foi uma excelente experiência, pois acabei confirmando certas hipóteses e aprendendo coisas novas, que antes eram até subestimadas por mim.

Desenho Online – Como anda o desenvolvimento do projeto Area 32? Poderia nos revelar alguma novidade?

Jeferson Dias – O jogo Área 32, vai sair em algum momento, porém, por ser um jogo que requer mais polimento e trabalho, eu acabei deixando ele temporariamente de lado para me dedicar a projeto menores, pois a minha ideia é lançar jogos menores, aprender com eles e ganhar a experiência necessária para transformar o Área 32 em um jogo melhor do que ele seria se eu já tivesse o lançado.

Desenho Online – Quais são as suas influências na arte e nos games?

Jeferson Dias – Não tem uma referência específica, são várias, como a estética dos filmes oitentista, as cores dos jogos do Super Nintendo e Megadrive, o synthwave e o rock dos anos 70 e 80, o contraste das pinturas barrocas de Caravaggio e por aí vai, é de tudo um pouco.

Desenho Online – Pelo visto você tem muitas habilidades, seja com arte, música, programação, design, entre outras. Essa versatilidade ajuda muito; mas, como um mero desenhista pode entrar bem nesse mercado de desenvolvimento de games indie, sem nem mesmo saber programar?

Jeferson Dias – Hoje em dia tem muitas ferramentas de criação de jogos que não exige programação, como o Construct e a GDevelop, e ambas são um caminho para aqueles que querem criar jogos sem precisar quebrar a cabeça com códigos complexos, e embora essas ferramentas tenham limitações técnicas, ainda sim são capazes de fazer muitas coisas, principalmente quando se tem criatividade. Muitas pessoas torcem o nariz para essas ferramentas, porém, enquanto eles torcem o nariz sem lançar nenhum jogo com suas ferramentas “top do mercado”, tem um monte de desenvolvedor lançando jogos e fazendo sucesso com estas “ferramentas básicas”.

Desenho Online – Se fosse para salvar apenas três jogos de toda a história dos games, o que você salvaria?

Jeferson Dias – Eu salvaria os meus, Hard Rock Pinball, Button Soccer League e o que estou fazendo atualmente, mas como isso seria muito óbvio e perderia a graça, eu salvaria o Alladin do Super Nintendo, pois é um jogo que eu gosto muito, O Ultimate Mortal Kombat 3 do arcade, que é um excelente jogo para se jogar com os amigos e The Legend of Zelda: Ocarine of Time, por ser um excelente e cativante jogo.

Desenho Online – Quais são as perspectivas que você vê para o setor de desenvolvimento de games indie brasileiro?

Jeferson Dias – O mercado de jogos brasileiro continua andando a passos lentos, porém, avançando. Antigamente, as pessoas queriam aprender a criar jogos, e todo este processo era um grande mistério, hoje em dia, as pessoas estão lançando seus jogos e a pergunta deixou de ser “como fazer um jogo” e sim “como transformar o jogo em negócio”, e é justamente isso que precisamos aprender para dar o próximo passo. Eu vejo o mercado promissor para quem quer ser desenvolvedor independente, mas complexo para quem quer ser uma média ou grande empresa.

Desenho Online – Que conselho poderia deixar para nosso público que curte desenhar e tem inclinação por game art.

Jeferson Dias – Segue algumas dicas importantes para quem quer ter sua arte em jogos:

– Entenda que existem artistas que trabalham diretamente no jogo, fazendo sprites, cenários, modelos 3D, etc. e aquelas que trabalham indiretamente no jogo, fazendo capas, artes promocionais, pôsteres, concept art, etc. E cada um destes caminhos exigem conhecimentos diferentes.

– Se especialize em algum estilo e técnica, como pixel art, modelagem 3D, etc.

– Não fique com medo de usar referências, photobashing, overtracing, rotoscopia, bases 3D e outras técnicas que agilizam o trabalho, pois criar artes para jogos é um trabalho maçante e demorado, e se você for fazer tudo do zero, sem referências e atalhos, o artista vai demorar muito para concluir os trabalhos, e agilidade, dentro deste mercado, é fundamental.

– Coloque suas artes nos jogos, seja criando e publicando seus próprios jogos, se unindo a programadores para criar um jogo, ou qualquer outro caminho, mas, coloque sua arte em jogos, pois isso te ajuda a criar um bom portfólio ou adquirir experiência.

– Estude técnicas específicas para os jogos, pois criar arte para jogos é diferente de fazer uma ilustração, uma estampa ou qualquer outro tipo de arte, portanto, entenda o processo da arte nos jogos.

Desenho Online – Como faz para o pessoal acompanhar o seu trabalho, suas dicas?

Jeferson Dias – Para acompanhar o meu trabalho, basta seguir o meu canal no YouTube (Indie Power) ou então acompanhar o meu site de jogos jefersondias.com.

Desenho Online – Queremos lhe agradecer por nos conceder esta entrevista. Um abraço e sucesso!

Jeferson Dias – Eu que agradeço a oportunidade de passar um pouco de experiência, e não deixem de jogar Hard Rock Pinball e Button Soccer League, ambos disponíveis na Steam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *