Entenda “CMYK” e “RGB”

Compartilhe!

cmyk e rgb

Para os profissionais do Desenho gráfico ou digital, é constante a aplicação dos termos “CMYK” e “RGB”, e provavelmente também faça parte do seu cotidiano. Resolvi então falar um pouco mais sobre este tema, para aqueles que ainda não estão familiarizados e gostariam de entender um pouco mais sobre seu significado e utilidade, então vamos lá!

No final do século passado,alguns gráficos pioneiros desenvolveram a técnica de impressão de imagens coloridas a partir da decomposição dos milhões de cores visíveis nas cores básicas (vermelho, verde, azul ou RGB, de Red, Green e Blue) e seus pigmentos equivalentes (azul ciano, magenta e amarelo ou CMY de Cyan, Magenta e Yellow ).

Posteriormente descobriu-se que o preto (Black) que já era usado nos texto da maioria dos impressos, poderia ser adicionado para compensar algumas deficiências dos pigmentos, diminuindo a carga total de tinta colocada no papel e aprimorar o resultado final, surgiu daí a técnica de impressão em cores (tintas) conhecida como CMYK (o preto ou Black foi representado pela letra “K” para não ser confundido com o Blue ou azul ) com técnicas de angulações especificas para cada cor a técnica revolucionou os processos de impressão e separação de cores dos no decorrer dos últimos cem anos.

Com o aparecimento do computador, imagens digitais e tratamentos de imagem, os fundamentos empregados para impressão com tinta não poderia ser aplicado aos fundamentos físicos da cor por serem o resultado direto dos comprimentos de onda de luz que atinge os olhos do observador, o qual é chamado de síntese aditiva, ou seja, consiste na teoria pela qual podemos formar todas as outras cores através da adição, em diferentes proporções, das luzes primárias: Vermelho (Red), verde (Green) e azul violeta (Blue).
Quando unimos feixes de luz nas respectivas cores (RGB) temos a luz branca, o que não acontece quando unimos os pigmentos (CMY) pois temos o preto como resultado.

Observe a ilustração e note as combinações de feixes de luz ( ex: monitor ou tela de computador, TV, celular e projeções como o cinema)

Vermelho (Red) + Verde (Green) = Amarelo (Yellow)
Vermelho (Red) + Azul Violeta (Blue) = Magenta (Magenta)
Verde (Green) + Azul Violeta (Blue) = Azul Ciano (Cyan)
Verde (Green) + Vermelho (Red) + Azul Violeta (Blue) = Branco (White).

Quando unimos as cores “RGB” temos o branco e também as cores referidas como pigmentos, efeito inverso acontece quando unimos os pigmentos (CMY)

Observe a ilustração e note as combinações dos pigmentos ( no caso, impressão de tinta em superfícies brancas, como o papel )

Azul Ciano (Cyan) + Amarelo (yellow) = Verde (Green)
Azul Ciano (Cyan) + Magenta (Magenta) = Azul Violeta (Blue)
Magenta (Magenta) + Amarelo (yellow) = Vermelho (Red)
Azul Ciano (Cyan) + Magenta (Magenta) + Amarelo (yellow) = Preto (Black)

Então presume-se que quando a imagem a qual trabalhamos tiver como objetivo final ” a impressão” usaremos “CMYK” e quando nosso objetivo for “digital” usaremos “RGB” . Pode parecer óbvio, mas a usa correta compreensão e de grande ajuda quando precisamos fazer um tratamento de cores, por exemplo, o qual é necessário um monitor com a calibragem correta e também o entendimento das cores complementares que são o preto e o branco, mas isso fica para um próximo “post” ok?

11 comentários sobre “Entenda “CMYK” e “RGB”

  1. Ola os filtros de cores no corel SITEMA SMYK SO MARCAM MARGENTA E AMARELO ISTO NO COREL MEU CARTUCHO E ORIGINAL MEU PAPEL TBM E DE QUALIDADE.

  2. Ola preciso de ajuda!
    Estou tendo muitos problemas na hora da impressão na cor vermelha ela esta saindo laranja no corel já fiz de tudo calibrei meu munitor e impressora minha impressora e t1110 já fiz o vermelho mais não esta mais esta saindo um tom alaranjado e outro coisa, meus filtros cmyk não estão marcando o CIANO PQ? SABERIA ME RESPONDE >?

  3. Obrigado por responder.
    Dessa forma que você ensinou, haverá perda de tons, mas será muito drástica, pois fiz uma pintura em RGB, e quando converti para CMYK, a diferença foi um pouco gritante, o trabalho ficou todo mais claro e um pouco alaranjado. (daí para imprimir eu converti para um padrão de RGB 1998[se não me engano o nome era esse]e imprimi, daí as diferenças não foram drásticas, mas foi em uma impressora dessas caseiras)

  4. Olá, tenho uma Grande duvida. Se eu fizer uma pintura digital, no photoshop por exemplo, mas for usa-la tanto para meios digitais, como blogs, sites e portfólios onlines e também precisar dela impressa, o que ei faço? Pinto em CMYK e depois converto para RGB, ou vice versa? Como converto sem perder qualidade? Obrigado

    1. Olá Renato. Antes de responder quero fazer a seguinte observação. O RGB possui um canal a menos que o CYMK, e por isso é mais leve para trabalhá-lo; porém, ao converter, sempre haverá perda de tons.

      O modo que costumo fazer é pintar sempre em RGB, até porque alguns filtros não ficam disponíveis em CYMK (no Photoshop); e quando necessário a impressão, converto pelo Photoshop, através do atalho EDITAR>CONVERTER PARA PERFIL, e escolho a opção “CYMK ativo”.

      1. Oi amigo eu pergunto, ja vi coloristas de quadrinhos colorindo no photoshop em cmyk. Mas eles sempre deixam o “K” (seria o preto) no zero. Como e porque eles fazem isso? Como fazer porque toda vez que eu mudo a cor ele sai do zero. Obrigado pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *