Design de games, uma incrível referência de estudo para os desenhistas

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Castlevania - AlucardQuando você precisa criar um personagem ou ilustrar uma história, torna-se necessário buscar as referências mais adequadas ao trabalho do qual você está ilustrando; sejam elas da sua memória, ou mesmo de alguma outra fonte, que pode compreender desde simples desenhos de outros artistas até as imagens e fotos das mais variadas fontes; deste modo, o resultado do seu trabalho será a combinação de diversos elementos, expressados é claro através do seu traço, conforme o nível da sua criatividade e habilidade com o desenho.

Assim como você, os designers de games também percorrem caminhos parecidos durante  o processo criativo, recorrendo ao estudo de referências diversas, que muita das vezes resultam em trabalhos incríveis e inspiradores, atraindo assim, olhares de milhares de jogadores pelo mundo. Pode ser que você leitor, seja um destes gamers, que de alguma forma ou de outra tenha se simpatizado com a arte de algum game, o que denota também o sucesso do trabalho bem executado pelos designers do game ao qual você se simpatizou.

Uma das referências das quais eu gostaria de destacar hoje, é justamente sobre o design de games, que considero uma das melhores referências de estudo para ilustradores; afinal você poderá encontrar inúmeros elementos obtidos por ilustradores que estudaram a fundo o que queriam representar, resultando assim em grandes games, com personagens e cenários contagiantes.

Battlefield - Personagens

Lembro muito bem há alguns anos atrás, quando havia passado na TV um pequeno making of de Donkey Kong, onde os criadores falavam do início de desenvolvimento do jogo (que sempre começa com desenhos conceituais, esboços e tintas). Eles revelaram ter ido ao zoológico para observar e estudar os gorilas. Assim eles criaram 15 versões diferentes de como DK podia se mover; porém, logo notaram que o movimento era completamente inadequado para um videogame, que era mais acelerado, e por isso toda a animação teve que ser adaptada.

Donkey Kong - Personagens do game

São desafios como esses que muitos de nós desenhistas temos que travar, o que varia apenas são as formas e a finalidade (animação, ilustração, sprites, modelagem, etc). Dentre estes desafios, podemos citar tarefas como:

  • Adaptar o visual de um animal para determinados estilos de desenho (cartum, mangá, entre outros);
  • Encontrar o modo de caminhar e se expressar de uma criatura, ser, etc;
  • Encontrar as cores que combinam e estejam de acordo com personagem e cenário;
  • Pesquisar e estudar as principais características físicas e anatômicas para os personagens;
  • Encontrar o figurino mais adequado ao personagem a ser representado.

Você poderia muito bem buscar referências diretas em livros ou qualquer outra fonte, mas nem sempre isso é um caminho fácil. Eis então que você poderá utilizar o design de games; baseando é claro na temática que você precisa, onde as referências irão lhe servir de guia para muitas criações, encurtando assim seu caminho na busca por diferentes referenciais. Outra coisa que vale ressaltar, é que designers de empresas grandes podem acessar informações e estudos que você não poderia acessar pelos métodos convencionais, o que ourtoga a essa referência, ainda mais relevância.

Os games têm muita coisa a agregar à seus estudos, seja através de suas imagens, videos, poses, artbooks, cenas legais e criativas, enredo, entre muitas outras coisas mais.

Yoshi's Island

Essa é uma das minhas referências preferidas, das quais eu indico. Se você é um apaixonado por games, não esqueça de aproveitar este maravilhoso universo como referência. Se não gosta, tente ao menos conferir as artes; garanto que você irá se surpreender com tanta criatividade e pluralidade de mundos. Até mais!

7 comentários sobre “Design de games, uma incrível referência de estudo para os desenhistas

  1. Adorei sua publicação, pretendo entrar nesse ramo a um bom tempo, ainda tenho 12 anos mas pretendo entrar mais à fundo nesse trabalho para um dia ter meus jogos reconhecidos.

  2. Eu mesmo estou apreendendo a desenhar e criar um jogo ao memso tempo e isso tem ajudado bastante a memlhorar os dois.

    No primeiro desenho que fiz para o jogo ele era péssimo, mas ao invés de remove-lo eu deixei como referência de como eu desenhava me improvisar, e o jogo acabou se tornando um manual da evolução da minha capacidadade de desenhar e visualizar o desenho.

    Sera que depois que o jogo ficar pronto osso postar meu link neste post? O jogo é gratuíto(ele é mais um estudo) e a licensa da engine(game maker) permite a distibuição.

  3. Incrivel , os criadores de games sempre inovam ! sempre com ideias novas , arte inspiradora e historia mais AINDA! sonho em trabalhar desenhando pra esses caras 🙂

  4. Sou uma pequeno padawan a concept e design de games no nosso Brasil varonil, e o Mateus falou lindamente o que tenho aplicado, mesmo quando eu ainda era só um observador, entusiásta e um gamer dos fracos na minha infância.

    Hoje, estou com um projeto independente encaminhado que depende exatamente do que o Mateus cita em seu artigo.

    Artigo muito bom, Mateus. Continue escrevendo mais sobre esse universo que ainda está no seu início e que pode ser muito bem explorado por nós aqui no Brasil.

    Quero ressaltar que nós brasileiros, temos gastado um tempo precioso com reclamações sobre os gringos, em relação a oportunidade de adentrar nesse mercado….

    Não precisamos começar trabalhando em uma grande produtora de games da vida. Com a velocidade da informação e oportunidade grande em fazer games relativamentes pequenos para o mercado de mobile, nos trás a possibilidade de aplicação dos nossos anos de observação, estudo e jogatina.

    Mateus, escreva mais artigos sobre games! estou ansioso para os próximos.

    Abraço!

    1. Obrigado Brauller!

      O Brasil é um país cheio de talentos, com potenciais incríveis; mas igual você disse, os designers podem inicialmente trabalharem para games mais simples, que paulatinamente ganharão espaço e experiência. Considerando como base a observação feita em anos de jogatina, há muito a ser aplicado; o que pouco a pouco farão com que as oportunidades surjam, e nosso país ainda caminhe mais neste incrível mundo dos games. Acho inclusive que a gente tem mais a elogiar do que criticar os gringos; afinal, graças a eles nosso divertimento nunca mais foi o mesmo.

      Geralmente eu tenho uma programação a cumprir no blog, que envolve outros assuntos; mas pode deixar que irei reservar algumas postagens com este enfoque.

      Grande abraço e sucesso!!!

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