Desenho Realista – Dicas fundamentais para quem está aprendendo

Compartilhe!

Vejo que muitas vezes os desenhistas iniciantes se aventuram nesta modalidade e acabam tendo dificuldades por problemas pequenos. Como a informação é extremamente importante, vou passar-lhes um pouco da minha experiência para que não cometam certos erros.

 

1 – Escolha uma boa imagem

 O resultado final do desenho, depende consideravelmente da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena, por exemplo, esconde detalhes que são importantes para o desenhistas. Há quem faça um desenho baseando-se em uma foto 3×4; procure evitar este tipo de coisa. Que dá para fazer, dá sim, mas vai “torrar” sua visão e seu desenho poderá perder bastante qualidade. Existem detalhes, que de tão pequenos, ficam imperceptíveis; ao ampliar desenhos estes detalhes imperceptíveis serão ampliados e revelados, e você não terá muito o que inventar, mesmo que tenha de memória informações anatômicas de um corpo humano; poderá não conseguir desenhar estes detalhes. O que recomendo é escolher uma imagem em que a cabeça, tenha no mínimo 4cm, entre o queixo e a cabeça. É claro que isso pode ser influenciado se a resolução da imagem estiver comprometida, mesmo grande poderá estar sem nitidez ou desfocada.

 

2 – Trace bem o desenho antes de sombreá-lo

 Procure traçar o desenho sem forçar muito o lápis. O traço forte poderá atrapalhar posteriormente o sombreamento, deixando marcas caso tenha que apagar uma parte e resolva sombrar por cima. Também ao traçar, verifique se as proporções estão adequadas. No caso das proporções,  considero como uma das etapas mais importantes no desenho realista; pois, torna-se catastrófico um desenho com proporções não exatas e detalhes tortos que não geram fidelidade ao original. Passar por cima disto pode no decorrer do sombreamento ou até mesmo ao desenhar outro detalhes dos traços; de não coincidirem entre si. Se você deixar passar erros de marcação e finálizá-lo com um bom sombreamento, poderá chamar atenção de quem observa seu desenho, mas não deixará de gerar um certo incômodo quanto aos detalhes da forma; podendo não passar toda a fisionomia daquilo que você resolveu desenhar.

 

3 – Marque as áreas que irá sombrear

 Se tem certeza de que a forma desenhada está fiel à original, podemos passar para a próxima etapa, o sombreamento. Marque as regiões a serem manchadas e fique sempre atento a tonalidades das manchas.

À medida que se avança no desenho devemos preocupar com o equilíbrio dos tons de cinza. Para isto é fundamental uma preocupação com o todo, com a relação que cada área sombreada tem com a outra, assim como na imagem abaixo; tons totalmente pretos, tons totalmente brancos e as variações dos tons de cinza.

Estas áreas sombreadas ainda serão retocadas, mesmo que aparentemente pareçam estarem prontas terão que estar com o tom em equilíbrio com as demais sombras aplicadas.

 

4 – Observe seu desenho e compare-o com a foto de longe

A medida que for sombreando o seu desenho, procure afastar-se de vez enquando dele e com a foto ou imagem na mão, veja onde as sombras ainda apresentam irregulares, se estão muito claras ou fortes.

Vá equilibrando os tons de cinza e adicionando os detalhes necessários. Afastar-se do desenho é uma forma de relacionar cada detalhe do desenho com o todo e encontrar os erros com muito mais facilidade.

Para complementar este post, sugiro que lêem o artigo a seguir onde mostro outras qualidades de um bom desenho. Eu havia escrevido ele após o concurso de desenho, mas se encaixa perfeitamente como complemento para este post.

Principais dicas para um-bom desenho de observacão

Até + Pessoal!

46 comentários sobre “Desenho Realista – Dicas fundamentais para quem está aprendendo

  1. Tem postagens falando sobre direção da iluminação e sobre material bom para criação realista? Seu desenho ficou incrível.

  2. oi boa tarde mateus.eu sou principiante no desenho,gosto muito de fazer desenhos,como faço pra sombrear um rosto.e qui tipo de papel e ideal para deixa um bom trabalho.(andrelino)

    1. Olá Ande!

      Não dá para explicar isso bem só nos comentários; porque depende de imagens (desenho ou video) e ainda do tipo de cor da pele, do papel que vai usar, etc. Cada caso é um caso. Em breve postarei um vídeo sobre isso em nosso canal no Youtube. Mas papel bom pode ser o Canson ou mesmo o Fabriano.

  3. oy, eu acho q nasci com a arte de desenhar, faço desenhos desde criança só que nao me dedico muito a arte. Tenho varios problemas no sombreamento , sera que ha um segredo pra tal? Ou a pratica é o fundamental?

    1. Olá Nesio. Tente encontrar um livro chamado “Creative Ilustration” de Andrw Loomis. Vai lhe ajudar bastante. Com certeza observar modelos reais e treinar bastante são tarefas fundamentais para aprimorar a técnica.

  4. Vou seguir estas tuas dicas daqui para frente agora, sempre sou criticado com meus desenhos, mas agora vou seguir esta dica, e tentar desenhar o que der na “telha” afinal das contas eu AMO DESENHAR, e estas dicas eu considero fundamental por que eu estou começando a trabalhar com desenho, e desenhar é tudo o que faço, e tudo o que quero fazer, minha aparência é uma bosta, sou feio estou nem ai, mas meus desenhos é o que encantam o povo (modéstia a parte) por isso vou seguir rigorosamente estas tuas dicas, valeu.

  5. O segredo é estar por dentro da tecnica(MATERIAIS,SABER COMO APLICA O GRAFITE DE FORMA ADQUADA ETC…)tendo tudo em maos e em mente so resta treina treina treina treina treina treina treina em fim desenhos vao começar a vir e os ruins contunuaram a te assombra, mais depois de um tempo eles ficam frequentes.

  6. muito bom eu amei seus desenhos e dicas vai me ajuda muitooo
    logo eu q sou apaixonada por esse tipo de desenho*_*.bjs…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *