Desenhando Seiya de Pégaso realista – Segunda etapa

Compartilhe!

Vamos chegando na segunda etapa deste desenho, comentado a fanart realista de Seiya de Pégaso que estou desenhando, do anime Os Cavaleiros do Zodíaco.

Quem acompanhou o post anterior deve ter visto que o objetivo meu é compartilhar dicas e experiências que geralmente ficam nas entrelinhas do processo de confecção de um desenho. Nesta segunda etapa chegamos a uma arte que vai para além da cabeça, preenchendo as cores do corpo, roupa e armadura, além é claro do esboço do restante do corpo. Se observar bem, vai notar que para as cores base, as principais, não foi usado nada muito saturado, nem cores opacas de mais, uma alternativa para não cair de cara numa aparência tão artificial como um desenho, haja vista que este em questão é um desenho que trata de ir na direção do realista.

As cores principais usadas até agora são: vermelho, salmão, azul claro, amarelo, e marrom escuro. Para as sombras da pele usei uma tonalidade mais densa do vermelho, porém opaca, o marrom café. Na roupa vermelha usei um marrom mais denso. Na armadura comecei a usar um cinza mediano para os reflexos, que são na verdade uma projeção distorcida de imagens refletidas pela polidez da armadura. Mas vai ser preciso ir além disso.

Dá para perceber que se compararmos com a primeira etapa, o desenho anterior tinha uma pequena alteração de cor na pele, afinal, para quem desenha, alguns ajustes são feitos posteriormente, e, inclusive, até terminar o desenho, muita coisa ainda irá aparecer e ser modificado.

Algo que não mostrei anteriormente mas que vale aqui ser mencionado e mostrado, é o esboço inicial dos contornos e formas principais. Essa parece uma parte muito simples, mas a verdade é que ela é decisiva para assegurar a qualidade das proporções do desenho para receber a pintura; e como diz o grande artista Ingres, “não há boa pintura sem um bom desenho”, por isso temos que pensar em linhas…

Para estas linhas eu mantive um brush do Photoshop sensível a pressão, por isso as extremidades do traço vão estreitando suavemente, enquanto o meio do traço está mais uniforme. E este com certeza é um traço expressivo e característico do mangá, mas que será modificado no final.

Alguns podem achar difícil delimitar os contornos de um personagem, mas o que poucos não imaginam é que essa dificuldade é proporcional a noção que temos com a anatomia da figura humana, juntamente com o que entendemos do estilo que estamos desenhando; por isso, para quem possui essa dificuldade, é importante estudar a anatomia humana, incluindo os músculos, ossos e o estilo a ser representado.

Nesse desenho, para torná-lo mais realista, foi fundamental desenhar o personagem considerando e deixando bem nítido as características faciais do mangá, mas adaptadas, como olhos grandes e boca pequena. Os personagens de anime costumam ter proporções corporais exageradas, como pernas longas e braços finos, isso foi necessário rever, e por isso membros inferiores e superiores, barriga, foram adaptados, e não é só isso, pois os cabelos, ainda que fossem cheio de mechas com um contorno específico, tiveram de ganhar mais fios.

Diferente do mangá, ao desenhar roupas e acessórios mais realistas, existe um esforço para criar texturas e tons variados, semelhantes aos encontrados na vida real, tal como a pele, o cabelo, os tecidos a armadura, etc.

A iluminação ainda é um esforço a zelar, pois estou considerando que a luz vem de cima, além das fontes dispersas de uma iluminação secundária em torno do personagem, que cria os tons esbranquiçados em torno do personagem, ao redor das formas.

E para você que gostou de ver esse post, aguarde que em breve trarei a próxima, parte, afinal, a ideia é desmiuçar essa tarefa de desenhar Seiya de Pégaso realista, com a armadura V2! Tem muita novidade ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *