Curiosidades sobre destros e canhotos

Compartilhe!

Aquele que for canhoto talvez já fique injuriado com um detalhe no título deste artigo, afinal mencionei os destros antes dos canhotos; mas isso é só uma descontração que usei para evidenciar o que muita das vezes acontece na vida dos canhotos.

Para você que é desenhista, amador ou profissional, esta postagem será com certeza uma boa oportunidade para refletir sobre como a lateralidade do cérebro pode repercutir na vida de uma pessoa, seja ela canhota ou destra; afinal a maioria das invenções são projetadas para os destros e a minoria para os canhotos. Assim temos 90% de destros, e em virtude deste fato muitas situações incômodas perturbam mais os canhotos do que os destros, acompanhando-os desde a infância até a velhice; seja no uso de um mouse, no apoio de uma carteira escolar, apertando a torneira, usando o abridor de lata, etc.

As estatísticas comprovam um número maior de destros no mundo, já a ciência ainda não conseguiu comprovar o porque disso acontecer. O que conseguiram, foi observar que o cérebro apresenta dois hemisférios, direito e esquerdo, sendo que este último coordena a parte direita do corpo e o direito a parte esquerda do corpo. Descobriram ainda a lateralidade do mesmo; que é o fato de cada pessoa utilizar mais um lado do corpo para cumprir tarefas.

Para compreender melhor estes dois lados, vamos adentrar mais em suas características.
 

Conhecendo mais sobre os canhotos

Na antiga idade média existia uma crendice que era mais uma fator de peso na vida dos canhotos. Se uma pessoa tivesse dominância pela mão direita, ela era considerada saudável e abençoada; já aquelas que apresentavam preferência  pelo uso da mão esquerda eram criaturas demoníacas e perversas. Quem nascia com tendência a escrever com a mão esquerda era digno de pena de morte, assim ele era repreendido, chegando até a levar tapas ou cintadas nesta mão, forçando a pessoa a aprender a escrever com a mão direita. Com o passar do tempo a tolerância com os canhotos aumentou, mas não impediu de que eles continuassem enfrentando algumas dificuldades para encarar o mundo que foi projetado em grande parte para os destros.

Segundo os cientistas, em uma família de destros a chance de seus filhos serem canhotos é de 2%. Caso um dos pais seja canhoto, a chance aumenta para 17%, e 50% para ambos.

Curiosidades:

  • Entre gêmeos, existe uma alta probabilidade de um deles ser canhoto.
  • Tênis, beisebol, natação e esgrima são os esportes onde os canhotos mais se destacam.
  • Existem muitos canhotos entre indivíduos bons em música e matemática.
  • Quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos.
  • Canhotos eram severamente discriminados nos séculos 18 e 19.
  • Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar a luz à crianças canhotas.
  • Especula-se que, anualmente, morram em torno de 2500 canhotos usando produtos feitos para destros.
  • Canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131.
  • De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento.
  • O cérebro dos canhotos é estruturado de forma diferente, de um modo que amplia a gama de suas habilidades.
  • Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas.
  • Canhotos tem uma tendência maior a serem gênios criativos.
  • Metade dos usuários de computador canhotos usam o mouse com a mão direita.
  • Na Escócia, a família Kerr possuía um número incomum de canhotos e hoje, o termo para “canhoto” na Escócia é kerry-fisted.
  • Por uma questão de design, quase todos os Muppets são canhotos.
  • O Dia do Canhoto é dia 13 de agosto.

 

Conhecendo mais sobre os destros

Diferentemente dos canhotos, o destros com certeza são beneficiados em muitas coisas, afinal a sua maioria propiciou a criação de inúmeros projetos voltados para eles mesmos, fazendo que seus semelhantes tenham as mesmas chances. Em alguns projetos, algumas características são tão exclusivas e decisivas que dificultam a utilização por pessoas canhotas; assim os projetistas sentem a necessidade de criar o mesmo projeto, mas com um design invertido; para facilitar a vida dos canhotos.

Além dos destros serem a maioria a palavra possui ainda algumas derivações positivas, seja no português quanto em algumas outras línguas, como “dotado de destreza; hábil, perito, capaz”.

Curiosidades:

  • A maioria dos destros desenham figuras voltadas para a esquerda.
  • Destros demoram mais para se recuperarem de derrames do que canhotos.
  • Destros alcançam a puberdade de 4 a 5 meses antes dos canhotos.
  • Ser destro está mais relacionado com genética, e não com a convivência.
  • Gagueira e dislexia ocorrem menos entre destros.
  • Destros vivem mais do que os canhotos.
  • Os destros são menos suscetíveis de serem alcoólatras que os canhotos.
  • Um estudo descobriu que os homens destros são em média 26% menos ricos do que os homens canhotos depois que se formam na faculdade.
  • Mulheres são mais propensas a serem destras do que os homens.
  • Destros possuem os hemisférios mais assimétricos que os canhotos.

Dizem que o correto é treinarmos nosso corpo de modo que ambos os lados consigam executar as mesmas tarefas com a mesma aptidão (ser ambidestro). Se por treinamento você já estiver neste nível, parabéns; você está no rumo certo!

54 comentários sobre “Curiosidades sobre destros e canhotos

  1. Bom pessoal sou canhoto eu e meu irmão mais meus pais e minha irmã também toda minha familia é destra.sou muito desliga perco atenção também sou gago meu irmão também é gago e na minha classe tem só eu de canhoto entre 40 alunos só eu sou canhoto toco violão e não sei se isso só é comigo mais eu não inverto as cordas para tocar toco como destra tenho facilidade pra música mais sou pessimo em matemática.

  2. Boa tarde, Sou canhota da mão – escrevo com a mão canhota e sou direita do pé – jogo futebol e meu melhor desempenho, domínio e condução da bola é com o pé direito. Fico curiosa com o porque disso. Mas sempre do um jeitinho conforme a bola vem e se não vier na direção do pé direito ajeito com esquerdo também e bola pra frente. Uso o mouse com a mão direita, no caso pra eu tocar violão a posição que pego o violão é o braço do violão na mão esquerda e o corpo virado pra lado esquerdo; da direita pra esquerda com violão tocaria mais lento, menos agilidade; pra comer pego o garfo com a mão esquerda tenho mais agilidade do que se utilizasse o garfo na mão direita…são algumas observações. O que me diz dessa confusão?

    1. Bom dia!
      Poxa, Vanessa, bem curiosa a sua condição. Mas não é confusão não, é sinal de que o uso dos hemisférios estão mais equilibrados, vai explorando os lados com as atividades que tem menos habilidade que pode ficar totalmente ambidestra.

  3. Olá, estava pesquisando a respeito e adorei o artigo e comentários…
    Sou destra, mas estou desenvolvendo a escrita com a esquerda, como desafio e exercício.
    Deve ser complicado mesmo conviver com perguntas bobas (como consegue escrever com a esquerda e tal)…
    Espero que eu não fique gaga, brincadeira, nunca tinha ouvido isso, hehehe.
    Um abraço!

  4. Olá, sou ambidestra, pelo menos me considero mais canhota, pois prefiro escrever com a mão esquerda do que com a direita. O problema é que com a esquerda só consigo escrever com o caderno de cabeça para baixo o que foi motivo de curiosidade em meio aos meus amigos e familiares. Achei muito interessante o seu texto. E sinto na pele como é difícil ser diferente na sociedade em que vivemos.

    1. Caso bem interessante o seu, mas creio que se você treinar um tempo, pode escrever com o caderno na posição normal, mas isso demanda dedicação. Eu já fiz essa experiência.
      Sim Cleslen, para algo simples para os destros, mas na prática os canhotos sofrem bastante com um mundo projetado para destros.
      Um abraço!

    2. Boa tarde! Gostei do texto, sou canhoto e as vezes gaguejo TB rs, todos os artefatos e instrumentos que tive dificuldade em manusear usei a mão direita sem problemas, acho que o canhoto usa mais os dois hemisférios por que tem que superar certas coisas pela qual o destro não vivência.

  5. Sou canhota e acho que canhotos tem memória melhor também, pois tenho dois professores canhotos que não esquecem qual é a minha mão hábil, já minha professora destra falei que sou canhota milhões de vezes e ela ainda insiste em perguntar com que mão eu escrevo.

    1. Então Leticia, partindo do princípio que isso nos deixa mais habilidosos e até abre a mente da gente para compreender e fazer melhor algumas coisas, acredito que isso nos deixa mais inteligentes sim.

  6. Ola, eu sou destra e acho lindo, nao sei pq, qm escreve com a mao esquerda, desde pequenina eu tentava escrever com a outra mao. Desisti, mas voltei a tentar a escrever com a outra mao depois que peguei uma sala que a maioria era canhoto, era muito legal e quando tentei escrever com a mao foi tao facil kkkk, hj eu consigo escrever facilmente com as duas maos 🙂
    e Alexander, eu nao fiquei gaga kkkkkk :*

  7. Eu sou destro, meus desenhos são voltados para o lado esquerdo,consigo apenas me focar em uma função por vez e sou péssimo em raciocínio lógico, porém apresento certas características diferentes de outros destros: Tenho tanto desvio de atenção que tenho ideias quando preciso me concentrar de verdade, não consigo desenhar sem que a mão esquerda apoie a folha na mesa ou esteja próxima, a pareidolia acontece comigo quase que sempre e em todos os lugares e mas vejo desenhos e formas únicas que outros não vêem, além que por um tempo só aprendi música ao trocar as notas por vogais e o DÓ por ”ão”. O mais peculiar é que gosto de artesanato, mas consigo prever quase sempre os dados e as medidas do projeto que está na minha mente, mesmo sendo péssimo em geometria.

    1. Olá Zacc!
      Pela sua descrição, você deve ter o hemisfério direito do cérebro mais desenvolvido que o esquerdo. Veja que você se depara direto com a pareidolia, pois reconhece padrões geométricos e formas diversas e tem o lado intuitivo aguçado, no que se refere às medidas que disse.
      Por incrível que pareça eu me identifico com grande parte do que disse, e isso está extremamente relacionado com o hemisfério direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *