Controle financeiro pessoal, você faz o seu?

Compartilhe!

Na vida as dificuldades sempre nos ensinam muitas coisas, fazendo assim que enxerguemos soluções cada vez mais inteligentes. Infelizmente, nem sempre estamos maduros o suficiente para enxergarmos todas elas, e, enquanto elas não são compartilhadas e compreendidas, tendemos a ficar na zona de conforto, fazendo as coisas como o de costume.

O controle financeiro pessoal por exemplo, é um belo hábito que nem sempre é feito pelas pessoas. Alguns, inclusive, só passam a valorizá-lo, quando surge uma crise; momento pelo qual todas as vantagens deste hábito passam a ganhar relevância para a sua vida financeira. Posso dizer inclusive, que anteriormente eu não tinha esse hábito, e assim como essa turma, tinha o hábito de  colocar o pagamento na carteira e pagar as contas conforme elas iam aparecendo. Diante de tanta coisa dando errado, passei a refletir de fato, o que estava fazendo de errado, até chegar a conclusão  que faltava um controle financeiro.

Se você não tem esse hábito, não espere por uma crise para que ele seja incorporado; use previamente a sua inteligência. Como nada no universo é de graça, manter este hábito, vai demandar uma virtude, a disciplina (um virtude difícil de canalizar), principalmente em coisas que você passou anos de sua vida sem promovê-las.

De qualquer maneira, aqui vai um segredinho que gostaria de compartilhar com vocês, já que na maioria das vezes as pessoas apontam o problema mas não mostra uma estratégia real para lidar com este problema. Quando falamos em manter disciplina, estamos falando em continuar seguindo algo, seja um esporte, estudar uma matéria, seguir uma ideologia, etc. Assim lhe digo que pela lógica, você precisa ter claro, o porque de manter a disciplina de algo, e isso será o alimento que lhe fará sustentar as suas escolhas. Neste caso, é necessário uma reflexão, terá que levantar as vantagens de manter o seu controle financeiro, já que essa será mais uma disciplina em sua vida.

Se você gostou da ideia, reflita sobre as vantagens que ela poderá lhe agregar; e para lhe ajudar, eu irei adiantar aqui algumas vantagens que eu vivenciei, e que poderão ser também consideradas em sua reflexão, veja:

  • Você monitora o que gasta.
  • Gasta o dinheiro de uma forma mais inteligente
  • Auxilia na decisão de quanto e quando poder gastar
  • Prevê gastos
  • Evita que você compre coisas por impulso
  • Você vai começar a gostar mais de matemática (porque diferentemente da escola, aqui ela possui um sentido prático)
  • Evita dores de cabeça por falta de controle

Essas são algumas das vantagens, mas há muitas outras que você poderá se beneficiar.

Como fazer este controle?

Existem atualmente diversos programas de computador que fazem isso (alguns muito complexos, outros mais simples), o Excel é um deles; mas, com este último, você terá que criar toda a planilha (particularmente é ele que utilizo). De qualquer modo, inicialmente, não recomendo métodos muito complicados, até porque a chance de você se desmotivar inicialmente com isso é muito grande, e nem sempre terá fácil acesso a eles; um simples caderno já e o suficiente para você começar.

Vou então começar apresentando o básico, que valerá para as suas anotações mensais. Faça então da seguinte maneira.

Comece criando uma planilha para os seus GASTOS com os seguintes campos no cabeçalho: ESPÉCIE,  PREVISTO, REAL  e DATA.   Anote todos os seus gastos fixos mensais (luz, água, telefone, cursos, etc) no campo espécie juntamente com o valor previsto. Não esqueça de deixar um espaço bem maior abaixo, para adicionar novos itens (que poderão ou não serem gastos fixos, mas precisam ser somente os gastos).

GASTOS

ESPÉCIE       PREVISTO       REAL       DATA
Luz 100,00
Água  80,00
Telefone  80,00

Em outro espaço, crie uma planilha de GANHOS com os seguintes campos no cabeçalho: ESPÉCIE PREVISTOREAL  E DATA. Se você é autônomo e possui alguns ganhos fixos, tome nota da espécie e o valor previsto. Não esqueça de deixar um espaço bem maior abaixo, para adicionar novos itens.

 GANHOS

ESPÉCIE       PREVISTO       REAL       DATA
Adsense 200,00
Hotwords  80,00
Caricaturas Edson  200,00
Caricaturas Natan 200,00

Seja para o dinheiro que entra ou para o dinheiro que irá sair, é interessante que você reserve um tempo no final do dia para lançar seus ganhos e gastos do dia. O campo PREVISTO (para as planilhas de ganhos ou gastos) também deverá ser preenchido quando você lançar um novo item, independentemente de ter sido recebido ou pago. No caso dos campos REAL e DATA (para as planilhas de ganhos ou gastos), você só irá preencher quando realmente tiver quitado ou recebido aquele valor.

Terminando o mês, você irá ter um mapeamento de como andam os seus ganhos e gastos do mês, permitindo que você tome consciência de como, quando e porque gastar o seu dinheiro.

Não esqueça que manter a disciplina e seguir isso todos os dias. Com a repetição você irá aos poucos incorporar esse bom hábito e finalmente ter o controle de suas finanças. Ah! Você vai ficar surpreso de como pequenos gastos podem comprometer os seus ganhos.

Em breve darei sequência a este post, este foi apenas uma dica inicial. Um abraço e até mais! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *