Quando sombreamos ou colorimos algum desenho, temos em comum uma preocupação direcionada unicamente para aquilo que estamos vendo, as cores e o efeito de degradê que existe entre elas. Para quem está começando, é importante ir prestando atenção nos seguintes detalhes a seguir; pois a medida que tiveres conhecimento sobre o mesmo, mais expressivos serão os seus desenhos.
Para sombrear qualquer desenho, é de grande utilidade conhecer a estrutura de cada item que irá ser desenhado. Um olho por exemplo esconde uma estrutura interna que passa despercebida quando não a se conhece, o que torna o desenho com menos volume, com pouca projeção e expressividade. Pegando o globo ocular como exemplo, podemos ver que ele é praticamente o maior dos itens que o compõe o olho, mas apesar de grande é pouco esposto, e na maioria das vezes as pessoas esquecem que ele é uma esfera e partem para um sombremento que não expressa o relevo do sólido ou nem a forma que o olho representa.
Veja abaixo este mesmo desenho, sem sombreamento. Fiz apenas dois cortes laterais que estão como curvas que acentuam conforme a variação de profundidade; as curvas acentuadas para o centro estão mostrando a parte mais profunda, as curvas externas mostram as áreas mais elevadas, assim como um wire frame de softwares de modelagem 3D.
Olha que interessante, até estes programas dependem dessas informações (através de linhas curvas, retas e pontos) para que possam definir a estrutura dos objetos e assim aplicar textura, sombra e luz de forma correta. É lógico que você não vai ter que sair marcando tudo, apenas marquei este corte para facilitar a compreensão de volume e assim mostrar-lhe que deve ser praticado como um exercício de imaginação no qual poderá visualizar o relevo que existe sobre as estruturas. São apenas dois cortes, se fizéssemos mais destes cortes tanto para o centro quanto para as laterais, encontraríamos diversas variações de relevo, alguns bem diferentes mesmo. Quanto mais se conhece da estrutura da figura que irá ser desenhada, mais fácil de sombreá-la e mais realista ela será. Assim com base na direção que vem a luz iluminar o objeto, você escurece as áreas escondidas que se opõe à luz, e as que ficam de frente para a luz ficam mais claras.
Em outro post eu explicarei como sombrear alguns objetos de forma bem detalhada, aqui quero mostrar a importância de conhecer a estrutura de cada figura.
Existem muitas revistas e livros de desenhos que podemos encontrar muitos modelos de cada estrutura do corpo humano, dos animais e dos objetos, mas, pouquíssimas irão mostrar o relevo de cada estrutura de forma mais detalhada. Pra mim a melhor forma de conseguir estas informações é estraí-las da própria observação de um modelo “real”. Como exemplo, podemos observar algumas partes do nosso corpo, outras só poderão ser observadas em outras pessoas. Há ainda a opção de se usar imagens do corpo que só poderão ser vistas através de desenhos ou fotografias, mas o modelo real sempre será mais útil.
Até + pessoal!
Um comentário sobre “Conhecer bem a estrutura de uma figura reflete na qualidade do sombreamento”
oi meuu nome e janaina e estou de desejando um parabens palo seu trabalho beijos nina