Como fazer um desenho ficar mais fácil de desenhar?

Compartilhe!

Não é apelação nem decalque, é apenas você colocando o seu cérebro para funcionar da maneira correta!

Pode parecer em um primeiro momento uma premissa bastante ousada, dizer que é possível tornar um desenho ou uma imagem mais fácil de desenhar que o de costume. Mas, é aí que mora o famoso pulo do gato, pois, para quem se aventura no desenho há bastante tempo sabe que algumas medidas literalmente aceleram processos e facilitam o desenho, e é uma experiência que requer tempo para colher os seus frutos, dado que só ouvir a dica não é o bastante, é preciso assimilá-la paulatinamente, e ver seus benefícios à medida que se pratica. Vamos então a essas dicas, que se você colocar em prática, verá os benefícios rapidamente, mas, lembrando que esse método é mais para quem busca desenhar copiando uma referência, e não tanto para ilustração. Então, vamos lá!

Para tornar um desenho mais fácil de desenhar, algumas dicas incluem:

  • Simplifique as formas: em uma primeira análise, tente identificar e usar formas básicas, como círculos, retângulos e linhas retas para construir a estrutura do seu desenho. Isso vai lhe ajudar a compactar informação ao desenhar o que você está vendo.
  • Use proporções: Caso você esteja usando formas, poderá certificar quais são as proporções do desenho e desenhar segundo elas, para evitar pequenos ou ao menos grandes desequilíbrios visuais. Identificando estas formas, você terá mais chances de ser fiel às proporções do desenho, afinal, as formas básicas já fazem parte do nosso acervo mental, não só em imagem, mas também dentro de uma matemática familiar; afinal, é verdade que o quadrado possui todos os lados iguais, não é mesmo? Sim, todos sabemos, mas quando identificamos isso no desenho, representar tal região moldada pelo quadrado será muito mais fácil pelas informações. Isso vale para largura, altura, para formas, etc.
  • Serre os olhos para analisar sombras: algumas pessoas tem dificuldade em analisar e identificar o formato das sombras de desenhos realistas. Para facilitar isso, tente serrar os olhos, você perceberá que as sombras mais escuras e as mais claras ganharão um contraste, um destaque que nos auxilia a identificar rapidamente as partes que devemos escurecer mais, aquelas que precisam ser literalmente brancas, e em última percepção alguns tons intermediários; dado que este recurso é melhor para tons extremos, como o escuro e o claro. Fazendo isso poderá lhe ajudar a destacar as formas e dar profundidade ao desenho.
  • Use boas referências: desenhar de uma foto ou referência em desenho pode ter uma dificuldade variável, mas tende a ser mais difícil se a referência possui uma péssima qualidade. Desenhar pessoas a partir de uma foto 3×4, usar uma imagem da internet ou extraída das redes sociais com notáveis granulações em pixel, entre outras fontes de baixa qualidade, irá fazer você forçar a sua vista, se frustrar, e ainda criar dificuldades que não há necessidade, nem são reais, pois na verdade isso é uma forma de dificultar. Portanto, dê preferência para imagens maiores, com boa resolução.
  • Pratique: desenhar a mesma imagem repetidas vezes pode ajudá-lo a torná-la mais familiar e, assim, mais fácil de desenhar. Nosso corpo possui uma memória motora, que se qualifica quando encontramos uma maneira certa de desenhar, e consequentemente memorizar essa forma de representar o que queremos.
  • Gire a imagem de referência: alterar a orientação da fonte de referência tende a facilitar o desenho porque força você a olhar as coisas como são, e não sendo suscetível a tentativa do nosso cérebro de repetir padrões que já estão em nossa memória. Desta forma você irá colocar em prática, e quase sem perceber, a primeira dica aqui apresentada; pois você não verá mais um nariz como um padrão que você conhece, mas como uma composição geométrica precisa. Sendo assim, desenhar de ponta cabeça força você a desenhar usando as incríveis modalidades de seu cérebro.
  • Espelhe o desenho: em um determinado momento use um espelho ao lado do desenho, ou inverta-o horizontalmente no computador, até mesmo olhe o desenho feito na folha contra uma luz; pois isso nos possibilita ver uma imagem espelhada, e consequentemente observar possíveis erros que nossa visão não havia percebido.

Essas são algumas dicas; mas lembre-se de que, a prática, com constância, são a chave para melhorar na arte do desenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *