Como desenhar no estilo de anime?

Compartilhe!

Saiba quais características inserir no seu desenho para que consiga desenhar no estilo de anime.

Animes e mangás possuem histórias tão envolventes, que levam até mesmo leigos do desenho a se interessarem pela atividade de desenhar, inclusive a quererem desenhar seguindo o mesmo estilo. O mais curioso é que mesmo os estilos aparentemente simples, que são criados pelos japoneses para suas animações e quadrinhos, acabam se tornando um desafio de desenho, dado que sua sintética composição muitas vezes exige perícia, ainda que visualmente não pareça. Isso você percebe mesmo quando pega um lápis e vai tentar criar algum personagem.

Dizer que existem características específicas no estilo podem soar quase como um dogma, dado que o anime explora os mais diversos tipos de combinações possíveis de traço, formato, etc. Mas uma coisa é certa, existe um ponto geralmente muito bem explorado na maioria, e que dá um toque especial nos desenhos desenvolvidos pelos japoneses, inclusive, vou explicar neste post e destacar no vídeo a seguir.

Cabe aqui uma observação, de que geralmente o anime vem após um título ou franquia de mangá se emplacar no mercado. Por esse motivo o traço de um anime pode mudar um pouco, pelo fato de ser um desenhista diferente trabalhando na animação, e outras razões de cunho técnico. Assista ao vídeo e confira a seguir os principais pontos comentados.

Traços

Para entender melhor os demais pontos, precisará entender o traço. Em animes geralmente se usa um contorno com fluxo contínuo, diferente de sua comum origem, onde grande parte dos mangás o traço variável do bico de pena é predominante.

O traço serve para contornar os diferentes elementos da figura e salientar detalhes internos principais, e quando muito, as sombras são representadas com rachuras. Em alguns pontos o traço apresenta uma maior espessura para demarcar pequenas sombras, e ainda falhas quando visa representar partes mais iluminadas e passar a essência do que precisa ser visto, pois nem sempre é contornar.

Existem personagens com traços mais carregados, mas são exceções.

Cabelos

Existe uma infinidade de combinações de cores e formato, seja considerado o penteado, corte e até mesmo cores. Personagens femininos podem ser representadas com cabelos mais simplificados, ou até mesmo com grandiosas estruturas ornamentadas com acessórios femininos, um toque que auxilia a carimbar o estilo como algo diferente, exótico e memorável. Os fios são em geral representados por contornos de mechas.

Olhos

Talvez esta seja a parte estilizada mais percebida pela maioria das pessoas. E provavelmente o motivo seja o foco pela variedade em que os desenhistas japoneses desenham os olhos dos personagens, com proporções, formatos e tamanhos extravagantes, estilizados,  principalmente se considerarmos que as customizações se apoiam na fantasia, dado que o mangá pode apresentar situações nem um pouco realistas. Muitas vezes em figuras femininas vemos cílios compridos, íris com sombras rachuradas, sobrancelhas extensas. Em figuras masculinas podemos ver olhos com cílios superiores espessos, assim como sombrancelhas.

Orelhas

As orelhas possuem apenas os traços principais, com formatos compridos ou arrendodados, dependendo da proposta do estilo trabalhado pelos autores.

Nariz

Existem vários estilos, mas em geral o nariz é pouco trabalhado, ou mesmo destacando-se apenas pela saliência evidenciada pela luz e sombra, um trabalho de cores que cria esta impressão, principalmente no desenho de chibi, onde este último inclusive que geralmente figura em cenas sentimentais ou cômicas. Dependendo da vista, como a frente e em 3/4, o nariz pode ser apenas um ponto ou traço, e na lateral uma sequência de duas leves curvas, formando um ângulo reto ou obtuso.

Boca

A boca, assim como o nariz possui poucos detalhes, mas depenendo da situação poderá se apresentar com muitos detalhes, principalmente se houver a necessidade de exagerar a expressão do personagem, quando a ideia é demonstrar algo grandioso, e transmitir ainda mais expressividade. Mesmo as bocas femininas, em geral possuem um desenho simplificado.

Cabeça

Você verá formatos arredondados em personagens, que geralmente transmitem um visual mais meigo e inocente, porém isso pode ser apenas uma enganosa aparência. Assim temos cabeças arredondadas de chibis, até cabeças mais compridas e com um visual mais quadrado, como é o caso de alguns estilos que se assemelham a figura acadêmica.

Membros superiores

Em figuras femininas, estes membros são estreitos quando se quer passar a imagem de uma figura frágil, jovial; e o que predomina é apenas o contorno dos membros, e quando muito um traço sutil para demarcar dobras em articulações. As mãos são geralmente compridas, porém pequenas, se comparadas a extensão do corpo.

As figuras masculinas também possuem foco no contorno, porém o torneamento de personagens atléticos e sarados demadará uma maior atenção, por utilizar traços mais rígidos e retos.

Membros inferiores

Membros inferiores de figuras femininas, tendem a serem iustrados com uma estrutura mais magra, com partes regulares, destacando em traço, pouca coisa de elementos internos, pois o foco de traçar é a periferia, utilizando sutilmente as curvas para isso.

A figura masculina tende a ter traços internos para demarcar levemente a sombra de músculos, dobras.

Tronco

Dependendo do desenhista, podemos ver personagens mais magros ou gordos; mas em geral são personagens magros; afinal, a referência mais próxima, é o próprio povo japonês, considerados inclusive os mais magros do mundo. Como os animes e mangás exploram diferentes e ricas combinações, você verá também desde corpos de marombeiro, até aberrações que misturam características do corpo humano com as de um animal.

Fantasia

Nos animes, os desenhos não possuem limite; pois suas composições podem representar e mesclar possibilidades nada convencionais para nós, assim como figurar composições nada funcionais, pois são abordados os mais variados temas, além de personalidades de personagens fofas, ou mesmo bastante agressivas e loucas. Figurinos e cenários podem representar os mais diversos estilos de época, como também um conjunto de elementos de ficção científica.

Sombreamento e cores

Duas cores em geral é a base da pintura dos personagens de animes, sendo uma sombra e uma cor principal, ambas chapadas (uniforme), sejam elas análogas ou mais escura que a outra. Isso cria um efeito de sombra, se considerarmos é claro uma origem primária de luz. Há ainda um cuidado com a seleção de cores, sendo parte da pintura de animes utilizando cores opacas, e em alguns estilos utilizando cores mais saturadas.

Em alguns animes, principalmente ovas, você verá uma pintura mais elaborada, com diferentes tons de cor, com gradientes mais detalhados.

Proporção

Para se ter uma ideia, nossa proporção real de tamanho na fase adulta, fica entre 7 e 1/2, e 8 cabeças, considerando é claro que usamos uma cabeça como unidade de medida para o estudo de anatomia humana. No mangá isso pode variar entre 6, 7 e 1/2, 8, 9; até aquilo que os autores já ousaram chegar.

Expressividade

Um ponto peculiar do mangá é a espressividade dos personagens, seja quando são retratados em expressões mais contidas, ou mesmo naquelas mais exageradas. Veja que dependendo da expressão do personagem, certos detalhes do rosto não são desenhados, reduzidos, ou até mesmo ganhando uma dimensão absurda, ainda que isto destoe da aparência convencional de um personagem. Estes excessos valem para o desenho da boca, olhos, nariz, lágrimas, hachuras de pele, cílios e sombrancelhas, e até mesmo no volume e forma da cabeça. Esta provavelmente seja a característica mais predominante do mangá, um foco na expressão, com o intuito de sintetizar o que se vê, e dirigir a atenção de quem observa para o que precisa ser transmitido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *