Como desenhar Mangá com traço marcante

Compartilhe!

Saiba como deixar seu mangá com traço marcante e expressivo!

O que muitas vezes nós desenhistas queremos é desenhar com cada vez mais expressividade, principalmente quem almeja desenhar ao traço do mangá. Acontece que nem sempre você encontra informações específicas sobre isso, e sim mais relacionadas a proporção, perspectiva e demais informações estéticas sobre anatomia.

O traço de desenho é geralmente visto como um percurso que gravamos num plano com alguma ferramenta tradicional ou digital, mas, acontece que no mangá, essa peculiaridade é um ponto de destaque e atenção por parte dos desenhistas, dado que ele interfere consideravelmente na estética da figura a ser representada, e que inclusive podemos explorar para tornar a figura expressiva e marcante, como estamos propondo neste post.

Veja que, nos animes, você verá personagens com traços uniformes, assim como os que geralmente fazemos com um marcador; já nos mangás, é bem comum os autores variarem a espessura do traço, algo que você pode facilmente realizar com um bico de pena ou caneta digital, mas que permitam essa variação no traço. Esta é apenas a parte variável que você pode considerar para usar em seus desenhos e conseguir um desenho mais marcante; mas, é necessário considerar também alguns critérios para realizar isso.

Você precisa entender que, é importante realizar o esboço e em seguida arte-finalizar considerando critérios de separações de áreas, como os contornos de áreas principais tais como cabelos, contorno do rosto, touca, roupa, etc; assim os traços internos são os riscos que você não precisa variar, ou, ao menos deixar mais finos; enquanto que os contornos maiores, de cada uma das áreas principais mencionadas anteriormente, você precisa deixar mais espessos, ou variar a espessura conforme cada curva, de modo que a parte mais projetada seja mais larga no traço, e a parte mais pontiaguda, ou vértice mais finos no traço.

Como isso é melhor visto na prática, fizemos um vídeo onde apresento as diferenças para entender. E vale salientar que, mesmo tendo uma caneta com traço regular, você pode emular um bico de pena (com traço variável); basta que você faça o primeiro traço e suavemente repita o traço variando para fora do contorno nas partes da curva que você deseja engrossar, assim como fiz no vídeo a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *