A Internet e suas incríveis utilidades para os desenhistas

Compartilhe!

Graças a popularização da internet, a utilização de ferramentas e recursos online tem se tornado cada vez mais procurados e otimizados, impulsionados por um mercado que a cada dia cresce mais e mais, abrindo assim uma concorrência cada vez maior e mais exigente. Essa variedade de possibilidades tem nos permitido atuar com ferramentas e recursos cada vez mais eficientes, seja para fins  profissionais ou mesmo pessoais.

Este com certeza é um meio promissor, que tem crescido surpreendentemente bem a cada dia. Só para você ter uma ideia, o Brasil registrou em abril deste ano, 150 milhões de acessos à internet em banda larga, o que representa um crescimento de 51% se comparado ao mesmo período de 2013. Conexões em banda larga móvel também apresentam um grande aumento, como as redes 3G e 4G,  que juntas somaram 127,2 milhões em abril, com um crescimento de 63% se comparado com o mesmo período do ano anterior.

É por este e outros motivos que venho frisar nesta postagem, como a internet para nós desenhistas pode ser importante para a divulgação e realização de nosso trabalho, que com certeza pode nos gerar renda por processos um pouco diferentes do comum; porém, bem eficientes. Se você acha que já tentou de tudo para conseguir sucesso como desenhista e não conseguiu, sugiro que dê uma avaliada nas diferentes ferramentas e recursos que a internet oferece. Graças a ela, muitas coisas que antes só eram possíveis através de um bom contato ou emprego relacionado a desenho, se tornaram possíveis; como é o caso do próprio Fábio Yabu, brasileiro que lançou seu projeto “Combo Rangers” através da internet e que logo ganhou o público brasileiro, resultando assim em diversas publicações, inclusive pela grande editora JBC.

Digo isso não só pelos inúmeros desenhistas que trabalham por diferentes formas com desenho através da web, como eu mesmo; que há mais de 4 anos me mantenho trabalhando como desenhista freelancer e blogueiro (vendendo ebooks e ganhando com anúncios). Desde o início até hoje, tenho conseguido através da internet, desfrutar de diferentes sistemas e agregados para realizar meu trabalho, que vão desde a hospedagem do blog até os sistemas de pagamentos que utilizo para receber pagamentos pelos serviços que realizo. É com certeza um excelente recurso a ser explorado pelos desenhistas.

Antes de prosseguir, gostaria apenas de frisar bem que sucesso é quando você alcança o seu objetivo; sei que muitos confundem isso com fama, e está última se refere a aqueles que se tornam conhecidos, ou mesmo viram uma celebridade. Mas, de qualquer modo, a internet também pode lhe proporcionar isso.

Então, vamos lá!

 

As diferentes e incríveis utilidades da web

Abaixo eu vos deixo alguns dos recursos que utilizo e outros que ainda não utilizei, mas que com certeza são boas opções a você que pretende desfrutar da web. Saber quais deles utilizar demanda uma análise bem criteriosa de seus objetivos e tempo de dedicação. São eles:

Revistas digitais de quadrinhos: Há muitos desenhistas por aí que devem ter engavetado alguma história em quadrinhos, mas que por não encontrar uma editora, oportunidade ou nível necessário, não pode levar seu projeto adiante. Para estes projetos independentes, há alguns sites de revistas que com certeza são uma boa forma de divulgar seu trabalho, como é o caso de revistas, como a Conexão Nankim e Upmangá.

Sites de Financiamento coletivo: Estes sites são indicados para aqueles que tem um grande projeto, mas que não podem arcar com os elevados gastos de produção; afinal, ele mesmo não tem garantias de vendas, ou mesmo o gasto não caber em seu orçamento. No caso dos desenhistas, com certeza estes sites são uma ótima opção, pois o gasto estimado será financiado coletivamente pelos interessados no projeto através da ferramenta. Entre eles temos bons sites como o Kickstarter e o Catarse.

Redes sociais: Existem inúmeras delas no meio online e com inúmeros membros; mas nem todas são tão populares. Para desenhistas e artistas, existem algumas que são bem específicas e interessantes, como é o caso do DeviantArt; além é claro das mais populares e diversificadas, como o Facebook, Pinterest e Twitter. Eu utilizo mais o Facebook, até porque ele é um dos mais movimentados nos últimos anos e que abarca diferentes nichos. Acredito que ter uma fan page ou perfil para divulgar seu trabalho, com certeza é uma ótima opção, até porque o engajamento de desenhos e tiras em redes sociais é mais fácil, principalmente se seu desenho for um bom trabalho, o que pode lhe render inúmeras curtidas e bons compartilhamentos de seus amigos, amigos de amigos, fãs ou ainda de páginas bem movimentadas que podem gostar do seu trabalho e resolverem compartilhar. Os grupos com muitos membros também são uma boa forma de divulgar seu trabalho a um número bem grande de pessoas, e que não dependem tanto de contatos de seu perfil ou fãs em sua página.

Site ou blog: Com certeza uma ótima forma de publicar seu portifólio ou mesmo suas novidades pessoais e profissionais.  Temos boas opções gratuitas como o Blogger e WordPress entre outros; mas, se você pretende levar seu trabalho mais a sério, nada melhor que registrar um domínio, pagar um serviço de hospedagem e instalar uma plataforma mais prática que lhe possibilite atualizar sem muitas dificuldades, como é o caso do WordPress. Uma coisa que muita gente não leva em consideração, é que ter um site ou blog lhe deixará não só mais bem apresentado como artista através da web, como bem indexado aos motores de busca, seja no Yahoo,  Google, além de ser mais uma forma ágil de divulgar seu trabalho pelo mundo.

Email: Ter um email é mais que básico para as pessoas lhe contactarem; porém, na hora de escolher um endereço, é necessário escolher um endereço bem profissional. Termos como “princessofdarkness2000cute@gmail.com” ou “marcelinhonoiadobeco@gmail.com”, não passam seriedade, muito menos profissionalismo.

Sistemas de pagamento online: Além do comum método de recebimento de pagamentos (depósito/transferência bancária), você pode utilizar alguns sistemas de pagamentos online que com certeza proporcionarão a você e a seu cliente, comodidade e facilidade para enviar ou receber cobranças através da internet, como o Pagseguro, B!Cash, Paypal, entre outros. Basta que você tenha uma conta em banco e se cadastre-se em algum deles. Serviços deste tipo, como por exemplo o Pagseguro, oferecem boas opções, como o envio de cobranças por email, que com certeza é bastante eficiente. Ah! Outra coisa legal é que você não paga por taxas mensais, apenas uma taxa por transação.

Ferramentas diversas: Há serviços pra lá de incríveis e úteis, como o Google Analytics, que mede a audiência de seu site e um arsenal de informações do seu público; excelente ferramenta que irá medir a audiência do seu site ou blog. Há também o Adwords, um serviço pago, mas que vai lhe ajudar a anunciar seu próprio trabalho em outros sites e blogs, cadastrados é claro no Adsense.

Youtube: Montando um canal no Youtube, você pode não só divulgar seu trabalho (quadrinhos, desenhos, promoções…), como lucrar com seus videos através do Adsense, seja gravando tutoriais ou qualquer outra coisa relacionada a desenho. No caso de ganhar dinheiro com adsense, digo-lhe que demanda muitas visualizações e um bom número de inscritos, além de outros detalhes técnicos necessários.

Renda através de publicidade: Se você possui um blog com uma boa audiência, pode tentar apostar em alguns serviços de afiliados, como a Lomadee, Uol Afiliados, Hotmart, Hot Words, ou o próprio Adsense do Google. Você pode ganhar por cliques em propagandas ou mesmo estabelecer valores fixos mensais para banners específicos de outros sites ou empresas.

Metablogs: São blogs com conteúdos que auxiliam outros blogueiros iniciantes e não iniciantes a gerenciar seus blogs; uma ótima opção para quem pretende mergulhar no universo dos blogs; seja para fins pessoais ou profissionais. Dentre eles eu recomendo blogs como o Ferramentas Blog, Escola Dinheiro e Dicas Blogger. Você não está sozinho, tem uma galera disposta a compartilhar conhcimento com você!

 

Então é isso! Procurei não entrar muito em detalhes porque cada um deles demanda todo um tratado de explicações, o que não é o meu objetivo. Quero apenas apresentar, ferramentas e processos extremamente úteis a você desenhista, que às vezes pode não estar utilizando para trabalhar ou atuar como desenhista. Vale a pena dar uma analisada em alguns deles e descobrir aquilo que mais atende a sua real necessidade.

Espero que você tenha gostado. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *