7 erros comuns na maneira de se estudar a figura humana

Compartilhe!

Estudando anatomia humana?  Se ligue neste post e confira se você comete alguns destes erros comuns 

 

 

 

1) Usar unicamente modelos estilizados que retratam a figura humana como referência

É muito comum que o desenhista iniciante queira aprender a desenhar anatomia humana, baseando-se unicamente nestes modelos que ele possui mais inclinação; seja ele o desenho, cartum, mangá, desenho norte americano, etc. O problema é que quaisquer uns destes estilos retratam não só a figura humana, como a característica do mesmo aliada ao traço do ilustrador; tornando o modelo mais distante da forma real que ele retrata, a figura humana. Podemos encontrar desenhos de ilustradores com diversas características que saiam fora do padrão da figura humana, como: pernas muito longas,  pés grandes, olhos grandes, boca grande, corpos muito magros, cabeças grandes, entre outras; mas isso deve ser uma escolha consciente, e não uma consequência. Assim, se você utiliza unicamente como fonte este estilos, a chance de você criar inconscientemente um modelo bem fora do modelo real é muito grande, faça um estudo em paralelo tendo como principal base a anatomia humana realista.

2) Desenhar detalhes específicos sem ter em vista a proporção de outros para com ele

Cada detalhe em um desenho pertence a um todo, juntos eles formam uma unidade. Quando desenhamos um membro do corpo, como um pé, por exemplo, temos que rapidamente ir comparando-o com o restante do desenho, de modo que ele não fique nem grande, nem pequeno em relação aos demais. Para evitar esse erro é necessário desenvolver o olhar periférico, como descrito no seguinte post do site: https://www.desenhoonline.com/site/como-identificar-erros-ou-caracteristicas-predominantes-no-desenho-de-rostos-humanos/

3) Sombrear detalhes específicos previamente sem confirmar se eles realmente estão na proporção e posição corretas

Já pensou desenhar um olho, sombreá-lo e depois disso perceber que ele, em relação com o restante do desenho não estão corretos? Você poderá apagar, mas não irá se livrar das marcas de grafite; pois a a borracha não conseguirá remover.

A ansiedade do desenhista em ver tudo pronto é muito grande, fazendo assim que ele passe por cima da ordem de construção.

 4) Não usar o próprio corpo como referência

Tudo bem que temos excelentes revistas e livros de desenho; mas, você já pensou no valiosíssimo modelo que seu corpo pode ser para você? Você pode observar alguns músculos, artérias, rotação de membros, de diversas maneiras, tornando assim um modelo ainda mais rico que os próprios desenhos. Se ainda você tiver um espelho grande, poderá fazer a observação do seu próprio corpo para estudo.

 5) Esquecer das regras da perspectiva durante o esboço da figura humana

Muitas vezes o desenho acaba que não tendo o efeito de profundidade e volume pelo fato do desenhista não ter se atentado previamente no estudo e na aplicação do efeito de perspectiva, empregado no desenho da figura humana. A figura humana não só deve estar em conformidade com as características do corpo humano como também em conformidade com o efeito visual produzido pela nossa visão. Portanto; estudar bastante a perspectiva, permite que você tenha melhores resultados ao ilustrar a figura humana.

 6) Não observar a anatomia das pessoas à sua volta em movimento

Eu havia citado anteriormente que o nosso próprio corpo, pode nos fornecer excelentes referências para estudo da figura humana; para complementar isso, nada melhor que fazer também observações em outras pessoas em movimento. Inclusive, grande parte dos detalhes que você não observou em você mesmo, poderão ser observados nelas em movimento e em ângulos diferentes.

7) Não estudar a parte interna do corpo humano

Muita coisa que observamos na parte externa da figura humana, é resultado da composição interna do corpo. Se você possui principalmente uma noção do esqueleto, dos músculos, ou outro detalhe importante de dentro do corpo, terá melhores resultados ao desenhar o corpo em posições e gestos diferentes. Certos movimentos movem ossos de lugar, acionam tendões, expandem músculos; refletindo assim na aparência externa do corpo, de modo que o corpo adquira uma imagem diferente dos modelos padrões que você tenha estudado na posição de descanso.

Um comentário sobre “7 erros comuns na maneira de se estudar a figura humana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *