7 dificuldades que os desenhistas enfrentam no Brasil

Compartilhe!

Você já parou para pensar quais são as dificuldades que os desenhistas enfrentam no Brasil? Se é um, provavelmente já pensou, e é por esse motivo que venho remexer neste assunto para entendermos melhor algumas situações que alguns passam mas não compreendem bem; afinal, refletir o assunto por diferentes pontos de vista e ouvindo outras opiniões, também nos ajuda a abrir portas para algumas soluções.

Os desenhistas no Brasil podem enfrentar várias dificuldades ao longo de sua carreira, sejam elas relacionadas ao âmbito econômico, social, político, entre outros, e podemos provar isso com uma série de fatos dos quais vamos mencionar a seguir. Algumas das principais dificuldades incluem:

  1. Mercado restrito: O mercado para desenhistas no Brasil pode ser competitivo e restrito, especialmente em áreas como ilustração, quadrinhos e animação. Existem menos oportunidades de trabalho em comparação com outras profissões criativas, o que pode dificultar a entrada e o crescimento na área. Ainda que o Brasil possua uma infinidade de talentos criativos, possui um mercado que ainda engatinha. A formatação de um mercado maduro para conteúdos autorais não se sustenta de maneira autônoma, e por isso é feito de altos e baixos, além de ser em grande parte disputado com material importado, o que deixa nítido que nossa experiência autoral “capenga”, não como potencial, mas por não ter ainda uma experiência forte como os grandes mercados de fora. Assim o consumidor ainda é mais encantado no que vem de fora, e as empresas vão focar no que vende. O problema é sistêmico e depende de um conjunto de ações para melhorar.
  2. Falta de reconhecimento e valorização: O trabalho dos desenhistas nem sempre é valorizado como deveria. Muitas vezes, as pessoas não compreendem o tempo, o esforço e as habilidades necessárias para produzir uma ilustração de qualidade. Isso pode levar a baixos salários, falta de respeito profissional e dificuldades financeiras. Cada país tem aquilo que valoriza mais, e o nosso ainda não valoriza o desenho como deveria.
  3. Baixo suporte institucional: No Brasil, a infraestrutura e o suporte para a indústria criativa podem ser limitados. Há uma escassez de escolas e cursos especializados em áreas como animação e quadrinhos, o que dificulta o desenvolvimento de habilidades técnicas e o acesso a oportunidades de aprendizado.
  4. Dificuldades financeiras: Muitos desenhistas enfrentam dificuldades financeiras, especialmente no início de suas carreiras. A falta de estabilidade e a natureza freelance do trabalho podem levar a problemas para encontrar projetos consistentes e pagar as contas regularmente.
  5. Pouca visibilidade internacional: Embora existam talentosos desenhistas no Brasil, a visibilidade internacional pode ser limitada. Isso pode dificultar o reconhecimento em escala global e o acesso a oportunidades de trabalho fora do país. Até algumas plataformas online ajudam nisso, mas não é algo tão fácil; pois, é um esforço e “know-how” a parte para se manter através delas.
  6. Pirataria e plágio: Infelizmente, a pirataria e o plágio são problemas comuns enfrentados pelos desenhistas no Brasil. A facilidade de distribuição digital e a falta de leis de direitos autorais rigorosas podem levar a violações dos direitos dos desenhistas e à perda de remuneração pelo seu trabalho. E mesmo quando há violação, que seria o caso de um processo judicial, muitos desenhistas acabam não levando o caso adiante, pois, como muitos desses não possuem uma condição financeira compatível com a necessidade, ou mesmo por já serem bombardeados por infrações de terceiros com sua obra, o caso fica sendo reincidente e perpetuando um vício nos demais.
  7. Acesso a materiais e tecnologia: Alguns desenhistas podem enfrentar dificuldades para obter materiais de qualidade e acesso a tecnologias avançadas, como tablets gráficos e softwares especializados. Esses recursos podem ser caros e inacessíveis para muitos profissionais, limitando suas opções criativas.

É importante ressaltar que essas dificuldades podem variar de acordo com o contexto e a área específica em que o desenhista atua. Além disso, muitos desenhistas também encontram maneiras de superar essas adversidades por meio de persistência, aprimoramento contínuo de habilidades, networking e busca de oportunidades criativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *