Sketchcon I – Saiba como foi este encontro de Desenhistas

Sketchcon I Art Convention

Depois de muito descanso vou finalmente falar do Sketchcon! Este super encontro que ocorreu no último dia 11 de junho, promovido pela editora Criativo, e que contava com um mega lançamento de 40 álbuns da coleção Sketchbook Custom, 25 caixinhas da Coleção Post Art Collection, e a presença de mais de 70 autores.

Sketchcon I - Mateus Machado - desenhistaA jornada começou quando meu amigo Daniel e eu saímos de Minas e fomos de ônibus direto para São Paulo. E ainda que não fosse de madrugada, pois saímos às seis da manhã, passamos um frio inesperado no caminho, com direito a geada por um longo trecho da paisagem. Eita frio danado! De qualquer modo, saímos vivos, mas com os movimentos comprometidos…

Depois de chegarmos em São Paulo, fomos para o local do evento, no Jazz Restô e Burgers, onde chegamos perto de meio dia, uma hora antes de iniciar o evento. Confesso que antes de adentrar aos lugares novos, eu tenho costume de dar um giro pelo quarteirão para conhecer um pouco mais o lugar, e foi o que fiz quando estava perto do restaurante.

Sketchcon I - Jazz e Restô BurgersAssim entramos no restaurante e acabamos pegando o pessoal terminando de acertar e organizar os detalhes, juntamente com o grande Carlos Rodrigues comandando tudo. Eu queria ter conversado com ele, mas também sei que naquela hora ele estava a mil acertando os detalhes, para que o evento saísse da melhor maneira possível, ou seja, não era hora e dia para conversas. De qualquer modo mais tarde ele conseguiu um tempo  para falar comigo. Logo os organizadores me passaram as orientações, me entregaram o crachá; mas, só foi eu avistar os Sketchbooks de alguns autores na entrada, à esquerda, logo a minha atenção desviou e me fez pensar “Onde será que está o meu Sketchbook?”, mas logo me encaminharam até ele, estava no cômodo ao lado. E finalmente! Meu primeiro contato com o sketchbook impresso. Confesso que fiquei super feliz ao vê-lo!

Na entrada eu já tinha reconhecido algumas pessoas que nunca tinha visto pessoalmente mas que sabia quem eram, como foi o caso do diretor de arte Marcial, que logo cumprimentei, e depois o Franco de Rosa, que inclusive já o entrevistei (link entrevista), mas como ele estava trocando ideia com uma turma, preferi esperar um momento mais sossegado para cumprimentá-lo. Ambos muito bem humorados por sinal! O querido Thiago Spyked também estava ao fundo do restaurante, assim logo quando terminei de organizar minhas coisas, fui cumprimentá-lo e até conversarmos um pouco, ele estava organizando seus materiais, preparando-se para o lançamento do seu Post Art. O Sketchbook dele também estava lá. Ele até me entregou uns folders.

Pouco antes de começar oficialmente o evento, resolvi matar a fome e pedi um refrigerante, que não tenho o hábito de tomar, e nada mais que uma porção de queijo empanado, identificada no menu com um nome gringo que eu não me lembro agora. E não é que o negócio estava delicioso!? Show!

Sketchcon I - Mateus MachadoPróximo de uma hora da tarde eu estava na mesa, esperando a turma chegar, e foi questão de meia hora para o lugar lotar de visitantes. Alguns autores chegaram mais tarde, outros bem próximo de quando cheguei, como foi o caso da Dadí.

Quando ficava mais a toa, fiquei admirando a decoração underground do restaurante, cheia de instrumentos musicais fixados na parede, tais como: trompete, contrabaixo acústico, guitarra, oboé, harpa de piano, e por incrível que pareça até um veículo, uma Kombi. Isso mesmo, uma Kombi pendurada! Muito criativo.

Outra coisa legal foi descobrir que havia desenhistas consagrados e de grande importância do cenário nacional, e que estavam inclusive sentados ao meu lado, era a turma mais próxima que estava à minha esquerda, César Cavelagna e Fabio Laguna.

Sketchcon I - Mateus Machado, César Cavelagna e Fabio LagunaO César é desenhista, animador e criador do ilustre Simão, como diversas publicações pela Editora Globo, Editora Europa, e pela Editora Criativo estava lançando seu Sketchbook e um post art; ele foi muito comunicativo e atencioso. O Fabio super carismático, também é outro grande talento, e tem desenhos publicados pela Marvel Comics, e inclusive estava lá no evento para lançar seu Post Art. Poxa, ele faz os desenhos do Scooby Doo!

Sketchcon I - Cora Ottoni, Panis e Mateus MachadoDo meu lado direito ainda tinha o Panis, um senhor divertido que diz não desenhar mais com tanta frequência, pois dedica mais a escultura, porém seus sketchs foram publicados no seu sketchbook, alguns com data de 1978, outros da época em que as siglas do INSS eram INPS, rimos um bocado quando ele mostrou isso. O legal é que no meio de seus sketchs tinham charges que retratam problemas que ainda perduram. Ele tem umas sacadas muito legais! Ao lado do Panis tinha a Cora Ottoni, que no caso conheci lá, exceto seus desenhos e tiras que já tinha visto antes na internet; mas conversamos pouco. Foi simpática também.

Enquanto foi rolando esse bate papo lá dentro, do lado de fora a turma que entrava foi só aumentando, como podemos ver nessa foto tirada pelo Daniel…

Sketchcon I - Jazz e Restô Burgers2

Eis então que chega um grande parceiro, o Anderson Aurélio! Fiquei super feliz dele ter ido. Ele é desenhista e um dos integrantes do Estúdio Armon, e foi lá prestigiar o evento com a gente juntamente com sua noiva.

Sketchcon I - Mateus Machado - Jazz e Restô Burgers - AutografandoTenho inclusive que considerar esse autógrafo para o Anderson especial, pois foi o primeiro! De qualquer modo eu estava um pouco nervoso, coisa que me desestabiliza muito quando escrevo e principalmente desenho. Espero que tenham entendido minha letra.

As surpresas foram só aumentando, pois foi chegando mais e mais desenhistas e entusiastas do desenho, o que propiciou um bate papo muito engrandecedor com os respectivos autores. Isso sem contar as conversas entre os próprios autores, um papo que com certeza enriqueceu a vida de cada um; eu mesmo saí de lá com muitas ideias, já que a turma experiente que estava próxima de mim tem não só uma carreira como também muita experiência.

Dentre as pessoas que conversávamos, teve os que queriam  autógrafo, outros pedindo para desenhar em seus sketchs, alguns pedindo dicas, e ainda gente querendo saber mais sobre o universo do desenho, enfim; foi uma grande troca de ideias.

O evento acabou às 18h, assim logo eu resolvi me despedir da turma e ir embora. Não percebi atrasos pela organização do evento, e digo inclusive que sai super motivado com tudo.

É difícil eu prever exatamente quantas pessoas foram no evento, mas mesmo assim deu para lotar o local. Uma coisa que não consegui captar direito, foi o pessoal da editora falando no microfone; percebia que estavam falando mas não os compreendia muito bem; pelo menos do lugar que eu estava senti assim.

Sketchcon I Art Convention2

Quero agradecer e muito a todos os que compareceram, ao próprio restaurante por me atender bem, e a toda a equipe da Editora Criativo que nos receberam super bem, em especial o Carlos Rodrigues pelo empenho em dedicar com tanto carinho ao evento, pois é um trabalho difícil que se inicia até bem antes do evento, seja desde a elaboração do projeto, sua realização, e até o balanço de tudo.

Espero poder ter a honra de participar de mais um evento como esse, foi muito engrandecedor.

 

Onde comprar o Mateus Machado Sketchbook CUSTOM ?

Você vai ter as duas opções abaixo, só clicar nos respectivos links:

Criativo Store

Loja Desenho Online

 

Então é isso. Um abraço e até mais!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há mais de 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

6 comentários

  1. Ha ha …foi dimais…muitos contatos, prazer enorme conhecer você Mateus, pessoalmente. Seus desenhos não incríveis e cheio de estilo.

    1. Grande Anderson! Poxa, cara, o prazer foi o meu!
      Fiquei super feliz por ter comparecido, e agradeço pelo carinho que você tem com meu trabalho.
      Bom que gostou, e deve ter percebido que pipoco muito entre um estilo e outro…hehehe

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *