Saiba o que é, e quando surgiu a caricatura

Share on Facebook7Share on Google+1Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Um estilo de desenho que têm conquistado cada vez mais admiradores

Uma das principais características de uma caricatura é o exagero. Assim a critíca é feita sobre uma pessoa através de um desenho, ressaltando um defeito ou mesmo algo que lhe chama atenção em sua fisionomia.  Atualmente o uso da caricatura  têm se tornado popular, e é comum encontramos a caricatura de pessoas em blogs, convites de casamento, festas de aniversário, em charges de jornais, etc.

O termo caricatura, vem do italiano; significa exagerar, carregar. Com este sentido a caricatura surgiu no século XVII com o pintor Agostino Carracci da Bolonha, artista que criou uma galeria de tipos populares da sua cidade. Outros artistas da Escola de Bologna também se destacam nessa forma de arte, como Domenichino e Guercino. Pier Leone Ghezzi (1674 – 1755) foi um dos primeiros a dedicar-se quase que integralmente à realização de caricaturas.

Uma boa caricatura transmite rapidamente a imagem de uma pessoa. Ela pode ou não, ser cômica, variando bastante conforme o estilo do artista.

Uma boa dica para quem está começando a fazer caricaturas, é observar quais são as principais características da pessoa a qual ela está retratando, o que destaca mais, o que a torna ela diferente do comum, se tem algum defeito muito chamativo. Exagere estes detalhes e vá medindo os resultados com o tempo.

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 6 anos.

14 comentários

  1. Acho que a principal caracteristica além do exagero é que a caricatura é uma visão de como o artista vê o rosto daquela pessoa
    Mas é uma matéria muito boa
    Abraços

  2. Graças a Deus encontrei este site eu tinha um trabalho de educação artística pra fazer tava fodida se não tivesse vindo aqui.Obrigada Mateus Machado pelas suas dicas ótimas, valeu mesmo cara você é muito inteligente.Tamo junto!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *