Materiais que recomendo para o Desenho Realista

Com o passar do tempo, cada desenhista vai montando um kit de materiais para desenho que mais se adéqua a sua necessidade, ou mesmo conforme a sua adaptação. Nesse intento, muita coisa acaba sendo descartada por nós desenhistas justamente por não atender bem nossas necessidades; principalmente desse bando de materiais inventados por esse mundo capitalista, que muita das vezes só serve para arrancar o nosso precioso dinheirinho.

Quando me adentrei ao desenho realista, comecei com os materiais mais básicos de desenho, e por incrível que pareça, usava apenas só dois lápis de desenho, uma borracha e uma folha de papel sulfite. É claro que ao longo do tempo o curso e a leitura de bons livros de desenho me mostraram que determinados resultados poderiam ser alcançados mais rapidamente com materiais específicos, o que resultou em uma seleção bem pessoal de materiais, da qual você confere a seguir…

 

Lápis

Lápis Staedtler

Os lápis que recomendo são: 2H, HB, B, 4B, 6B e 9B; sejam da Staedtler ou Faber-Castell. Note que essa seleção é bem espaçada, pois aproveita bem a gama de lápis de desenho disponíveis. Com o HB, você pode fazer esboços, a série B para sombreamento e o 2H para esfumar preenchimentos bem pequenos ou mesmo detalhes finos e suaves. Existe também um estojo de lápis da Staedtler, que vem com estes lápis que citei (exceto o 9B) mais uma borracha e um apontador; ele é também uma boa opção para você que pretende comprá-los todos de uma vez.

 

Lapiseira

Lapiseira

Para acabamentos bem finos, nada melhor que usar uma lapiseira, como é o caso do desenho de fios, cabelo e pelos, já que sua espessura é bem propícia para este tipo de trabalho. Eu costumo usar os modelos próprios para grafite 0.5 da marca Pentel, que é bem durável. Tem gente que prefere aquelas lapiseiras “frescas” que dizem serem próprias para desenho, que quase são o quádruplo do preço; mas, na boa, é praticamente a mesma coisa.

 

Esfuminho

Esfuminho Trident

Os números 1 (ou 2), 3 e 6 são os que mais utilizo; pois, não vejo a necessidade de ter todos, já que a diferença entre alguns é bem pequena. Em termos de marca, digo que para esse tipo de material não fiz muitos testes, pois usava mais o da marca Trident, mas, na maioria das vezes, uso os esfuminhos que eu mesmo faço. Até tem um vídeo em nosso canal que ensino a fazer um; dê uma olhada nesse link.

 

Borracha

Borracha Mercur

No caso da borracha, não tem muito segredo, por isso recomendo as marcas Staedtler ou Mercur, seja a branca (mais mole) ou a bicolor (que o pessoal usa para apagar caneta). A branca pode ser usada não só para apagar, quanto para criar efeitos de de esfumato mais sutis em áreas mais largas. A borracha bicolor da Mercur é uma boa opção para esfumar áreas pequenas (por ser dura) ou mesmo para apagar áreas estreitas e se criar um efeito de luz (pois ela é mais firme); se for uma área bem estreita, você pode cortar a borracha com o estilete e usá-la também.

 

Boleador

kit boleador com 3

Para criar fios brancos em barbas, cabelos ou mesmo rugas, os boleadores são com certeza uma ótima escolha. Esses que possuem duas pontas em um, são uma boa opção porque economizam espaço e são mais práticos para se usar.

 

Estilete/apontador

Estilete e apontador

Nem sempre achei prático utilizar o estilete, mas depois de um tempo quando comecei a comprar lápis mais caros de desenho, comecei a sentir a necessidade de utilizar um, já que o apontador comum logo perde o fio de corte, lhe fazendo você perder lápis por ficar insistindo. Já com o estilete você pode fazer a ponta sem desperdiçar lápis (mas demanda um certo treino). Seja um estilete grande ou pequeno, digo que ambas opções são bem vindas.

O apontador tradicional para criança com certeza sempre será o mais indicado (por questão de segurança); mas há também uma boa opção para todas as idades, o apontador de mesa (aqueles elétricos ou de manivela). Os apontadores de mesa sempre deixam uma boa ponta no lápis e ainda não quebram a mina de grafite, como geralmente acontece com o apontador comum que perdeu o fio de corte.

 

Papel

Papel

Os papéis que gosto muito, são o Fabriano 220g ou o Canson 200g. Papéis como esses são bons para desenhos realistas porque você consegue uma maior aderência aos lápis e uma maior facilidade para usar o boleador, já que sua alta gramatura nos permite criar sulcos mais profundos e efeitos mais destacados no papel. Eu gostava muito de desenhar no tamanho A4; mas em alguns casos o A3 ou o A2 atende melhor algumas composições, principalmente se você tiver muitos detalhes num desenho. Lembre-se que quanto menor o tamanho da folha, mais precisão você terá de ter na arte final para que o resultado final seja bem apresentável; desenhos grandes podem tomar mais tempo, mas é mais fácil de empregar arte final neles (com exceção da proporção). Também uso um papel sulfite sob o pulso, para evitar borrões no desenho ou mesmo que o suor da mão penetre na folha do desenho.

 

Escova de limpeza

Escova de limpeza

Soprar um desenho realista para tirar resíduos de borracha nunca foi uma boa ideia; afinal, uma saliva pode cair e comprometer seu desenho, por isso, uma boa opção é utilizar uma escova de limpeza.

 

Pano de algodão

Pano

Além do esfuminho ou o próprio dedo, você também pode utilizar um pano de algodão para esfumar o grafite, principalmente em áreas claras. Basta envolver seu dedo ou algum objeto de ponta com o pano e utilizá-lo para espalhar o grafite; você irá perceber inclusive que o resultado final no sombreamento é extremamente suave, vale a pena utilizar. É bom destacar que o sombreamento com o pano é mais lento que os tradicionais métodos.

 

Então é isso! Espero que você tenha gostado do meu kit e das minhas sugestões de materiais. Até mais!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há mais de 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

43 comentários

  1. Já usei muito o pano, mas acabei trocando pelo guardanapo de papel por alguma razão desconhecida gostei mais!! :)
    Alguém já usou aquele Fabriano extra liso? Ouvi um pessoal de fora dizer que é muito bom pra realismo, mas não achei em nenhuma site aqui no Brasil…..

  2. Boas dicas, vou tentar seguir alguns materiais. Mas, outros não vou poder usar. Mas atualmente, eu uso lápis 2HB e 2B, da Bic e também da Faber. E uma borracha branca da Faber e aquelas verdes.
    Adorei as dicas ^^

    Poderia me informar um tutorial sobre desenhar rostos? Eu estou precisando, e também, olhos atrás de óculos, pois são duas maiores dificuldades que tenho fora as mãos. Estou criando meu mangá recentemente, a história não tenho preocupação em fazer primeiro, tenho confiança na minha escrita ^^

    É isso, boas dicas. E espero mais dicas assim. Abraços.

  3. Valeu pelas dicas. Estou meio enferrujado e minha maior dificuldade é sobre o uso correto do boleador. Caso haja um vídeo detalhado, me indique.

  4. Muito obrigado por essas informações, fasso quadros de tela de pinturas com lápis 6B, gostaria de saber se tem um lápis que deixa mais forte do q o 6B ou caneta que eu possa usar. Obrigado.

  5. Boa tarde… achei muito legais suas dicas…tenho um sobrinho, com 9 anos, que começou a desenhar os personagens que ele mais gosta copiando de imagens do celular. Achei que ele tem muito jeito para desenho e gostaria de incentivá-lo. Pode me sugerir um kit de desenho para essa idade? Obrigada.

    1. Olá Mônica! Fico feliz que tenha gostado das dicas.
      No geral eu indico o seguinte:
      – Lápis de cor de 24 ou 48 cores;
      – Caneta de ponta porosa ou marcador permanente, pode ser até estes de marcar CD/DVD, sendo um com ponta de 1mm e outro com ponta de 2mm;
      – Lapiseira 0.5 ou 0.7;
      – Régua
      – Borracha branca;
      – Apontador;
      – Papel sulfite A4 de 75 ou 90gr;

      Se ele tiver interesse por desenho realista, pode comprar os materiais do link a seguir:
      http://www.desenhoonline.com/site/materiais-que-recomendo-para-o-desenho-realista/

  6. Ola amigo bom dia
    Bom queria muito que voce me ajudasse
    Estou a meses tentando desenhar a Adriana Esteves apenas com o material que tenho ja que nao tive ainda condicoes de comprar material necessario uso apenas lapis 2b e grafite 0,7 da faber castel e folha a4 queria saber se e possivel desenhar ela apenas com esse material e por onde eu começo a desenha-la se e pelo cabelo pelo olho por onde começo(ps-costumo comecar pela roupa mas nunca fica do tamanho que quero no caso ocupando pelo menos metade da folha)
    Eu desenho desde meus 6 anoa começei com uma simples historia em quadrinhos depois caes mas nada muito realista
    Agradeco a ajuda desde ja!

    1. Olá Radijha!
      Comece pelos contornos maiores, como os da cabeça, cabelo, corpo, mãos, depois vá para contornos cada vez menores, até chegar nas miudezas, como o contorno dos olhos, por exemplo. Dê uma distãncia do desenho para perceber os eros com mais facilidade. No final marque as áreas das sombras e finalmente faça o sombreamento.

  7. MEU DEUS achei a droga do nome daquele negocio que faz os fios brancos, ja estou procurando por algo assim faz um tempo. Obrigada! Muito útil o seu site!

    1. eu tentei fazer colagem folha por folha e esperar por um mes ate a cola colar. não deu muito certo poque colou tudo até as folhas do sketch book. mas muito obrigado pela atenção!!!!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *