Materiais que recomendo para o Desenho Realista

Com o passar do tempo, cada desenhista vai montando um kit de materiais para desenho que mais se adéqua a sua necessidade, ou mesmo conforme a sua adaptação. Nesse intento, muita coisa acaba sendo descartada por nós desenhistas justamente por não atender bem nossas necessidades; principalmente desse bando de materiais inventados por esse mundo capitalista, que muita das vezes só serve para arrancar o nosso precioso dinheirinho.

Quando me adentrei ao desenho realista, comecei com os materiais mais básicos de desenho, e por incrível que pareça, usava apenas só dois lápis de desenho, uma borracha e uma folha de papel sulfite. É claro que ao longo do tempo o curso e a leitura de bons livros de desenho me mostraram que determinados resultados poderiam ser alcançados mais rapidamente com materiais específicos, o que resultou em uma seleção bem pessoal de materiais, da qual você confere a seguir…

Lápis

Lápis Staedtler

Os lápis que recomendo são: 2H, HB, B, 4B, 6B e 9B; sejam da Staedtler ou Faber-Castell. Note que essa seleção é bem espaçada, pois aproveita bem a gama de lápis de desenho disponíveis. Com o HB, você pode fazer esboços, a série B para sombreamento e o 2H para esfumar preenchimentos bem pequenos ou mesmo detalhes finos e suaves. Existe também um estojo de lápis da Staedtler, que vem com estes lápis que citei (exceto o 9B) mais uma borracha e um apontador; ele é também uma boa opção para você que pretende comprá-los todos de uma vez.

Lapiseira

Lapiseira

Para acabamentos bem finos, nada melhor que usar uma lapiseira, como é o caso do desenho de fios, cabelo e pêlos, já que sua espessura é bem propícia para este tipo de trabalho. Eu costumo usar os modelos próprios para grafite 0.5 da marca Pentel, que é bem durável. Tem gente que prefere aquelas lapiseiras “frescas” que dizem serem próprias para desenho, que quase são o quádruplo do preço; mas, na boa, é praticamente a mesma coisa.

Esfuminho

Esfuminho Trident

Os números 1 (ou 2), 3 e 6 são os que mais utilizo; pois, não vejo a necessidade de ter todos, já que a diferença entre alguns é bem pequena. Em termos de marca, digo que para esse tipo de material não fiz muitos testes, pois usava mais o da marca Trident, mas, na maioria das vezes, uso os esfuminhos que eu mesmo faço. Até tem um vídeo em nosso canal que ensino a fazer um; dê uma olhada nesse link.

Borracha

Borracha Mercur

No caso da borracha, não tem muito segredo, por isso recomendo as marcas Staedtler ou Mercur, seja a branca (mais mole) ou a bicolor (que o pessoal usa para apagar caneta). A branca pode ser usada não só para apagar, quanto para criar efeitos de de esfumato mais sutis em áreas mais largas. A borracha bicolor da Mercur é uma boa opção para esfumar áreas pequenas (por ser dura) ou mesmo para apagar áreas estreitas e se criar um efeito de luz (pois ela é mais firme); se for uma área bem estreita, você pode cortar a borracha com o estilete e usá-la também.

Boleador

kit boleador com 3

Para criar fios brancos em barbas, cabelos ou mesmo rugas, os boleadores são com certeza uma ótima escolha. Esses que possuem duas pontas em um, são uma boa opção porque economizam espaço e são mais práticos para se usar.

Estilete/apontador

Estilete e apontador

Nem sempre achei prático utilizar o estilete, mas depois de um tempo quando comecei a comprar lápis mais caros de desenho, comecei a sentir a necessidade de utilizar um, já que o apontador comum logo perde o fio de corte, lhe fazendo você perder lápis por ficar insistindo. Já com o estilete você pode fazer a ponta sem desperdiçar lápis (mas demanda um certo treino). Seja um estilete grande ou pequeno, digo que ambas opções são bem vindas.

O apontador tradicional para criança com certeza sempre será o mais indicado (por questão de segurança); mas há também uma boa opção para todas as idades, o apontador de mesa (aqueles elétricos ou de manivela). Os apontadores de mesa sempre deixam uma boa ponta no lápis e ainda não quebram a mina de grafite, como geralmente acontece com o apontador comum que perdeu o fio de corte.

Papel

Papel

Para desenhos que realizar apenas como treinos rápidos, usar um papel sulfite 75g ou 90g atenderá bem a sua necessidade; mas, para desenhos realistas, digo que o papel precisa ser mais espesso e bom. Nesse caso os papéis que gosto muito, são o Fabriano 220g ou o Canson 200g, porque você consegue uma maior aderência aos lápis e uma maior facilidade para usar o boleador, já que sua alta gramatura nos permite criar sulcos mais profundos e efeitos mais destacados no papel. Eu gostava muito de desenhar no tamanho A4; mas em alguns casos o A3 ou o A2 atende melhor algumas composições, principalmente se você tiver muitos detalhes num desenho. Lembre-se que quanto menor o tamanho da folha, mais precisão você terá de ter na arte final para que o resultado final seja bem apresentável; desenhos grandes podem tomar mais tempo, mas é mais fácil de empregar arte final neles (com exceção da proporção). Também uso um papel sulfite sob o pulso, para evitar borrões no desenho ou mesmo que o suor da mão penetre na folha do desenho.

Escova de limpeza

Escova de limpeza

Soprar um desenho realista para tirar resíduos de borracha nunca foi uma boa ideia; afinal, uma saliva pode cair e comprometer seu desenho, por isso, uma boa opção é utilizar uma escova de limpeza.

Lápis de cor

Em desenhos realistas é aconselhável utilizar lápis de boa qualidade, principalmente se você não quiser passar raiva. Por isso opte por marcas que apresentem um colorido forte, regular, com a cera interna e madeira resistentes, a ponto de não se partir fácil quando você resolver fazer uma ponta com o estilete, principalmente apontador. Na dúvida, adquira uma caixa das marcas Faber-Castell, Norma, Staedtler, ou qualquer outra superior. Com relação a quantidade de cores em caixa comprar, digo que, nesse caso, a caixa de 48 cores é uma quantidade mínima que aconselho, dado a variedade de cores que precisamos para compor um desenho mais elaborado.

Pano de algodão

Pano

Além do esfuminho ou o próprio dedo, você também pode utilizar um pano de algodão para esfumar o grafite, principalmente em áreas claras. Basta envolver seu dedo ou algum objeto de ponta com o pano e utilizá-lo para espalhar o grafite; você irá perceber inclusive que o resultado final no sombreamento é extremamente suave, vale a pena utilizar. É bom destacar que o sombreamento com o pano é mais lento que os tradicionais métodos.

Foi nesse aprendizado, de escolher os melhores materiais, que fui entendendo paulatinamente que essa vertente do desenho vai muito além, como bem aborda esse post sobre desenho realista.

Então é isso! Espero que você tenha gostado do meu kit e das minhas sugestões de materiais. Até mais!

62 comentários sobre “Materiais que recomendo para o Desenho Realista

  1. Eu gostaria de aprender a desenhar realismo. desenhos mais realista. mais não tenho prática. desenho copiando personagens de hqs desdos 14 anos, hoje eu copio esses personagens em site. mas, quando vou tentar fazer desenhos de corp´po feminino por fotos, não consigo, não nem por onde começar.. bate um desanimo, aí, infelizmente acabo desistindfo. já assisti vários tutorias de desenhos de corpo feminino no youtube, as não esá adiantando de nada.. precisaria de um professor(a) de verdade, para me ensinar. quero muito ser um profissional em desenhar artes realistas, principalmente de corpo feminino.

    1. Eu sei bem do que está falando, já passei por isso. A sorte é que aprendi qual era a grande solução para isso. Nesse caso eu altamente recomendado as lives do nosso treinamento gratuito, já que as inscrições do módulo gratuito do treinamento já se encerraram. Inscreva-se no canal (link do canal)e acompanhe as próximas lives, pois lá você poderá fazer suas perguntas no chat ao vivo, principalmente porque lá falo de conhecimentos que ficam nas entrelinhas. As datas das lives você confere neste link.

  2. Amei suas dicas 😍👏👏👏 era o que eu precisava ler!!! Você é fantástico!!! Me tire só uma dúvida por favor… Qual lápis ou caneta eu compro pra dar o efeito de luz branca no desenho colorido? O corretivo seria a melhor opção?

  3. Ola Mateus. Estou esperimentando lápis branco em papel Canson preto e não estou conseguindo cor forte com Lapis pastel. Você poderia me recomendar outro material que eu consiga tom branco mais forte?
    Abraços.

    1. Olá!
      Olha, se você precisa de muito branco, é mais interessante trabalhar com papel branco, mas se precisa de um branco intenso em áreas bem pequenas no papel preto, pode optar por:
      – usar corretivo (caneta ou de pincel);
      – caneta Posca (branca).
      – ou lápis de cor branco (comum ou aquarelável).

  4. Olá, gostei muito da matéria, mas tenho uma duvida:
    É possível desenhar em A4 para fazer a versão impressa em formato americano, considerando as margens?
    Já fiz um trabalho pra concurso em folha A3, mas seria um mangá. Gostei do resultado, porém é muito mais demorado desenhar em A3, da mais trabalho pra escanear e sai muito mais caro no fim…
    To pra começar um projeto para Web comic, mas seria em formato americano e eu pretendo esboçar em A4 para depois finalizar e colorir digitalmente, mas como nunca teste não sei como será o resultado…

    1. eu tentei fazer colagem folha por folha e esperar por um mes ate a cola colar. não deu muito certo poque colou tudo até as folhas do sketch book. mas muito obrigado pela atenção!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *