Dicas fundamentais para se criar uma boa caricatura

Compartilhe!

Fazer uma boa caricatura é com certeza um grande desafio para muitos desenhistas, o que não é à toa; afinal é preciso previamente compreender certas características da caricatura, que não estão somente na pessoa a ser caricaturada; há que se estudar e inserir outros elementos do desenho para que você possa alterar algumas características da pessoa sem que ela perca os principais traços de sua fisionomia.

Mas, quais são as principais características de uma caricatura?

As principais características de uma tradicional caricatura é representação das principais características físicas da pessoa através do desenho, de modo que o exagero as amplie, transmitindo rapidamente a imagem da pessoa caricaturada, mas com um toque de humor.

Para detalhes muito pequenos, você poderá exagerar na redução; e assim vale o contrário. Em detalhes comuns, a proporção de tamanho poderá ser preservada. Nestes casos, estes exageros (tanto a ampliação de detalhes quanto a redução) serão os principais artifícios que irão deixar desenho mais cômico.

Para compreender melhor a análise destas características, irei citar algumas observações que fiz sobre o modelo que utilizei como exemplo para a caricatura que você viu a cima, a de Brad Pitt, veja:

Atenção, diferentemente do que muita gente pensa, a caricatura não foca unicamente em exagerar detalhes grandes, os pequenos detalhes também podem ser ainda mais reduzidos.

Um esquema simples para você criar boas caricaturas

Para facilitar o processo, irei lhe sugerir alguns passos para realizá-la de uma maneira mais organizada e estruturada, veja:

  • Observe o modelo, tentando encontrar as principais características; defeitos e características fortes, sejam elas pequenas ou grandes, feias ou bonitas.
  • Pense agora em qual pose você pretende desenhar a figura e também se será somente o rosto.
  • Tente imaginar previamente qual o tamanho do desenho será necessário para ocupar a folha ou parte dela.
  • Ao iniciar o desenho, comece pelos contornos, exagerando o que a pessoa tem de chamativo (detalhes grandes ou pequenos demais). Aquilo que for comum poderá ter seu tamanho mantido.
  • Insira os detalhes internos, procurando deixar somente os traços principais; afinal uma boa caricatura é definida por poucos traços.
  • Em caricatura o abuso das curvas deixam o desenho ainda mais cômico.

Por hoje é só. Espero que aproveite bem estas dicas e assim consiga melhorar ainda mais as suas caricaturas.

26 comentários sobre “Dicas fundamentais para se criar uma boa caricatura

  1. Boa noite, amigo Mateus, sabe que, de uns tempos para cá, dei para começar a investir na produção de desenhos triplos (caricatura, realismo e design) e quádruplos (caricatura, realismo, design e caricatura realista).

    Já comecei postando determinados artistas, e, de amanhã em diante, virão mais artistas, além de esportistas, até criei um fotolog para divulgar tudo: https://www.flogao.com.br/saviochristi.

    Inclusive e principalmente, já postei dois artigos na seção que funciona como blog, se puder, dê uma lida e comente algo a respeito.

    Qualquer coisa também, adicione-me ao Facebook e debateremos ideias via mensagens instantâneas, é apenas uma sugestão, está tudo bem para você em relação a isso?

    1. Obrigado Sávio! Acabei de curtir lá e para acompanhar as novidades, parabéns pelo empenho!
      Para ser sincero eu ando passando por uma maratona aqui de trabalhos, e ficando até a noite terminando alguns, até mesmo ficando sem responder comentários aqui do blog pela correria. Assim que possível a gente se comunica. Ok?!
      Um abraço, e sucesso!

  2. obrigado, seu post ajudou.
    E consegui identificar na hora quem era a pessoa na caricatura, pra mim ficou muito claro. E achei que ela ficou mto legal tbm! parabens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *