Como eu descubro a autoria de desenhos que baixei da internet?

Compartilhe!

Todos nós que somos desenhistas, vivemos salvando desenhos legais em nosso computador, seja como referência de estudo, ou mesmo por deixar arquivado uma obra que nos impactou de alguma forma. Posteriormente surge aquela curiosidade ou necessidade de saber quem é o autor; mas, é aí que você localiza o arquivo do desenho, mas se depara com um problema, nem no desenho ou mesmo no arquivo, tem registrado o nome do autor.

Outra coisa que pode acontecer é que muitos até salvam desenhos que encontraram na internet para divulgarem em suas fan pages, sites, blogs, entre outros, mas não creditam o desenho como deveriam por se basearem em fontes erradas. Tudo bem que grande parte dos desenhistas gostam que seus desenhos sejam divulgados na internet; mas, todos se decepcionam quando se deparam com seus desenhos creditados com o nome de outras pessoas ao invés do seu. Eu mesmo já passei por esse problema diversas vezes. Vejo que este erro também ocorre sem más intenções, até porque a fonte da qual alguns se baseiam, pode não estar correta. Mas, de qualquer forma, você acaba gerando muitos transtornos para o autor.

Seja por curiosidade ou mesmo para divulgação, lhe apresento hoje algumas formas de descobrir quem realmente seja o autor de um determinado desenho, utilizando sites especializados que encontram a mesma imagem do desenho em outros sites. Para isso temos o Google, o TinEye e o SauceNao. Veja como funciona a seguir.

 

Google

O serviço mais popular, com certeza é o Google Imagens, para usá-lo, basta clicar no ícone da câmera, logo você terá duas opções de busca “colar o URL da imagem” (use a url do desenho que encontrou) ou o “Envie uma imagem” (se tiver a imagem do desenho salva em seu PC). Depois de fazer um dos dois procedimentos, basta clicar em “Pesquisa por imagem“.

Google Imagens

Depois você ainda poderá filtrar os resultados por tamanho:

  • Todo o tamanho
  • Médio
  • Grande

A maior resolução tem mais chances de ser o original, e o nome mais creditado dentre os sites exibidos, como sendo o nome do autor. Eu, por exemplo, acabo utilizando esse nome mais encontrado na busca comum do Google (procura Web), para ver se existe até o site do autor, o que fica ainda mais fácil de ver se o desenho se encontra em seu portfólio e assim validar os créditos do desenho.

Outra forma ainda mais fácil, se você tiver o Chrome ou Firefox instalado; é utilizar a opção “Pesquisar esta imagem no Google”.

Google imagens - Pesquisa por plugin

Basta acessar a página da internet que está com a imagem, clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher a opção “Pesquisar esta imagem no Google“. Os resultados serão iguais ao procedimento anterior.

 

TinEye

No TinEye o processo é semelhante ao Google Imagens, e você pode tanto usar a opção de upload quanto enviar a URL da imagem. Há também um processo diferente de enviar uma imagem por upload, que é arrastar a imagem do desenho a ser pesquisado da área de trabalho ou pasta para qualquer parte do site do TinEye.

TinEye imagens

Também é possível procurar imagens com TinEye usando apenas o botão direito do mouse sobre a imagem de um site; basta que você adquira previamente um plugin do serviço (para instalá-lo, clique aqui). Este plugin é disponível tanto para Firefox, Chrome, Internet Explorer, Safari ou Opera.

 

SauceNAO

No SauceNAO, basta upar a imagem clicando em “Escolher arquivo” e depois em “Get sauce“. Para enviar a URL de uma imagem, basta clicar em “Advanced options” e colar a URL no campo.

SauceNAO

No “Advanced options” ainda tem opções bacanas para filtrar e melhorar sua busca.

 

Uma coisa que pode iludir muita gente é pensar que uma simples marca d’água ou mesmo uma assinatura sobre o desenho indique a verdadeira autoria daquele desenho. Isso na verdade é até um procedimento comum dos desenhistas para indicar sua autoria; mas, saiba que há muitos sites e pessoas que tem a artimanha de inserir nomes sobre o desenho com o auxílio do Photoshop ou outro programa similar; eles apagam a assinatura e reescrevem outra por cima.

Então é isso! Espero que você tenha gostado desta dica. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *