As principais dificuldades encontradas pelos desenhistas iniciantes

Compartilhe!

Confira neste post as principais dificuldades encontradas pelos aprendizes de desenhistas

Achar que nascer sem o dom pode impedir você de aprender e que as dificuldades indicam que você não tem chance

O fato de não nascer com tal habilidade incomoda muita gente e é o principal argumento utilizado por cada um que tenta aprender a desenhar e não obtém sucesso. Muitos frustam-se com tentativas que não deram certo e tendem a recordar as dificuldades que tiveram com pesar.

Temos vários exemplos na história de pessoas famosas que também  passaram por dificuldades, mas nem por isso desistiram; correram atrás de seus sonhos e foram grandes; veja alguns deles.

  • Demóstenes superou suas dificuldades naturais, pois era gago.  Ficou famoso por se tornar o mais eloqüente orador da Grécia.
  • Albert Einstein tinha muita dificuldade quando iniciou seus estudos ,era um aluno medíocre, os professores achavam que tinha retardo mental. Se tornou mais tarde um dos maiores físicos do mundo.
  • Christopher Gardner era um homem desempregado, abandonado pela esposa, pai solteiro, mendigo, carregando o filho pequeno para os abrigos de sem tetos, bancos de jardins e até banheiros públicos, que serviram de dormitório. Hoje aos 52 anos acumula mais de U$ 600 milhões por se tornar um empreendedor de sucesso.
  • Leonardo da Vinci  pintor e autor do quadro “Mona Lisa” era disléxico. Manuscritos acusam o distúrbio. Ele escrevia de trás para frente; traço característico de disléxicos canhotos. Tornou-se um dos pintores mais famosos do mundo.
  • Walt Disney era disléxico. Geralmente uma criança assim costuma ser triste e deprimida pelo repetido fracasso nos seus esforços em superar as suas dificuldades. Outras vezes, pode mostrar-se agressivo e angustiado. Mesmo assim mais tarde criou animações fantásticas e um império Mágico.
O que nos paralisa em seguir algo são as más recordações, que muita das vezes são fantasiosas; até porque não se baseiam em fatos, senão em nossa ignorância em achar que mesmo com os erros não aprendemos nada; os erros também fazem parte da nossa caminhada, eles estão apenas lhe mostrando que o que você quer não deve ser feito da forma que você está fazendo. Temos que em alguma medida entender o jeito certo, fazer da forma certa e seguir quem faz a coisa certa. A nossa vida também funciona assim; e por isso muitas coisas levamos anos para aprender. Quantas coisas deram errado porque: entendemos errado, fizemos errado ou seguimos  pessoas e métodos errados? Pense nisto!

Não se limite, um desenhista não só nasce como também se faz, e assim vale para outras habilidades que você deseja aprender, se você realmente gosta de desenhar não se penalize com os erros, aprenda com deles. Usar como critério a dificuldade é fantasiar a situação.

Ver desenhos excelentes de artistas ou amigos e se sentir ainda mais incapaz

Há quem vê um bom desenho de outra pessoa e se desmotiva, se sentido incapaz de chegar a tal nível. Não compare seu desempenho com o de outras pessoas, compare consigo mesmo, isso é o que importa. Se insistir em ficar-se comparando com outras pessoas, é sinal que você está mais preocupado em ser melhor que os outros do que verdadeiramente aprender a desenhar.

Falta de disciplina

Essa virtude é com certeza algo muito difícil de ser desenvolvida. Para desenvolvê-la é necessário manter ritmo, repetindo o desenho todos os dias; mesmo que comece treinando pouquíssimo tempo por dia, apenas 20 minutos ou até menos. Cada um possui um tempo adequado por dia que não pesa; encontre o seu e repita sempre. lembre-se, sempre!

Pipocando de um lado para outro e respondendo a estímulos vindos de fora

É comum lermos um mangá, assistirmos um desenho animado norte americano ou ver algum trabalho artístico que nos deixe motivados a seguir um determinado estilo desenho. Neste momento ficamos super fascinados ao ponto de querer seguir aquilo. Se não ficamos atentos aos estímulos, iremos “pipocar” de uma lado a outro sem saber realmente o caminho que queremos seguir; mas como diz o filósofo Sêneca “O tempo revela a verdade”. Seja bem pé no chão para identificar se o estilo ou até a própria arte realmente é o caminho que você irá seguir ou aprender. Não deixe apenas que o tempo lhe diga que você está no caminho errado, reflita bem se você não está sendo levado pelas emoções.

Posturas inadequadas

É comum esquecermo-nos da postura enquanto desenhamos, mas isso não é correto. Estirar o corpo sobre a cama, sentar torto na cadeira, soltar o corpo como se estivesse quase deitado sobre a cadeira só vai sugar a sua energia e gerar dores no final do dia. Já  basta as outras dificuldades que você tem, não procure mais uma.

Livros e revistas que prometem resultados rápidos mas te fazem perder tempo

Assim como na saúde, que há promessas de remédios ou métodos milagrosos que te fazem perder peso comendo mais e em menos tempo, também com a arte de desenhar há livros ou revistas que querem te apresentar métodos milagrosos. Assim como os remédios podem lhe trazer reações adversas, estes métodos de desenho também podem, mas não fisicamente, e sim em maus hábitos. Desenhos que demandam marcação para desenhar até ajudam, mas te fazem dar uma volta grande no aprendizado e lhe atrasam a desenvolver a imaginação, ferramenta extremamente necessária para você aprender a desenhar.

Correria do cotidiano que te faz observar menos o mundo

Seja mais observador, a correria nos dias de hoje nos faz perder esta grande preciosidade da vida. Observar o nosso entorno é uma forma de despertarmos nossa criatividade e gerar condições de qualificarmos as informações que temos dos objetos; posteriormente isso fará diferença ao desenhar, já que as informações observadas sobre os objetos ficarão retidas na memória.

Ser perfeccionista conta muito, mas em excesso prejudica

Pessoas perfeccionistas podem se tornam excelentes desenhistas de retrato ou grandes ilustradores; mas isso em excesso pode te deixar muita das vezes paralisados. Você faz um desenho e por falta de habilidade fica se contorcendo e se lamentando porque não ficou como gostaria, isso é perder tempo; desenhe, desenhe, desenhe….

8 comentários sobre “As principais dificuldades encontradas pelos desenhistas iniciantes

  1. Eu tinha dificuldade em desenhar, por outro lado meu irmão desenha muito bem e ficava olhando os desenhos dele e morrendo de vontade de fazer, com muito treino e discilina hoje desenho também qto ele, alguns dizem que ate melhor.rs mas muito bacanas suas dicas. Parabéns

  2. Eu estou tendo dificuldade a desenhar corpo, tipo, antigamente eu sabia desenhar eu tenho até
    noção de como construir, mais, comparado com hoje em dia eu não consigo mais.
    Quando penso em fazer um personagem eu não consigo, não sei direito mais quando
    começo à construir o meu personagem parece que o corpo inteiro ocupa bastante espaço
    na folha e a cabeça parece ficar mais larga e grande quanto ao corpo.
    Eu não sei se pratica realmente ajuda, ultimamente estou procurando um curso de desenho
    online grátis pois não tenho condição de pagar

  3. Eu desenhava muito e agora com essas dicas ,posso desenhar como o grande Davinci o maior desenhista na minha opinião ;Meu primo desenhava melhor que eu e DESENHAVA mesmo porque só digo uma coisa PRIMINHO ,ME AGUARDE !

  4. acho que o “pipocar de um lado para o outro” é algo comum no início. Quando eu entrei num curso de desenho queria mangá acima de tudo, fiquei lá por uns 6 meses e não fiz UM desenho de mangá sequer! apesar de ter entrado com um objetivo eu não o deixei me fechei para outras coisas, confiei na professora e consegui expandir o traço. Hoje, apesar de ter como principal estilo o realismo, consigo me aventurar por outros estilos de maneira bem prazeirosa(:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *