7 curiosidade sobre o Dia do Quadrinho Nacional

curiosidade sobre o Dia do Quadrinho Nacional

É hoje! 30 de Janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional! Se liga em algumas curiosidades relacionas a essa data, e que talvez não saiba…

 

1) 30 de janeiro foi uma data idealizada pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), por se referir a data em que foi publicada a primeira história em quadrinhos no Brasil, “As Aventuras de Nhô-Quim”, de Ângelo Agostini (1869).

As Aventuras de Nho Quim

34º Troféu Ângelo Agostini2) Desde que foi criada esta data, em 1984, se realiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos. O prêmio já vai para sua 34ª edição!

3) Em Belo Horizonte, Minas Gerais, a mesma data também foi instituída, através da lei nº 10.071, de 12 de janeiro de 2011.

4) O dia do Quadrinho Nacional não se refere genuinamente à obra de um brasileiro nato, mas sim um italiano. Acontece que Ângelo Agostini nasceu em Vercelli, em 1843, e veio para cá ainda cedo, quando tinha dezesseis anos. Foi naturalizado somente em 1888.

5) Em 1984, a AQC fez uma pesquisa na Biblioteca Nacional (RJ), e verificou-se que o Brasil era pioneiro na publicação dessa forma de linguagem, mas só no ano seguinte que conseguiram que a data entrasse oficialmente no calendário nacional.

6) Essa data é confundida erroneamente com o “Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos”. Você vai ver muitas confusões por aí sobre isso.

7) Apesar de Agostini  ter criado trabalhos unindo texto e imagem décadas antes de Yellow Kid,  as características das  HQs modernas, como o uso de balões com as falas, só surgiram mais tarde com o personagem americano.

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há mais de 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *