11 dicas de desenho ao vivo – Por Celso Mathias

Compartilhe!

Celso Mathias

Desenhar ao vivo, é para mim uma das práticas que mais admiro e tenho respeito. Diferente de copiar de figuras estáticas, a captação das imagens ou modelos num processo rápido e abrangente, faz do artista um exímio observador. Hoje trago 11 dicas sobre a arte de desenhar ao vivo, de um artista que admiro muito por seu talento e profissionalismo incomparável , espero que aproveitem ao máximo suas dicas e não deixe de deixar a sua opinião.

Celso Mathias 2

Dicas:

Por Celso Mathias

 

Dica 1: A primeira coisa que o artista deve fazer antes de desenhar ao vivo é esquecer a palavra perfeição. Ela atrapalha demais.

Dica 2: Lembre-se; você não está retratando nada com minúcias de detalhe e sim registrando um momento fugaz.

Dica 3: Antes de iniciar e até mesmo antes de abrir o sketchbook, dê uma olhada no ambiente e escolha o modelo. Não desenhe qualquer pessoa.

Dica 4: Antes de desenhar seu modelo, olhe o todo por 2 segundos no máximo. Sua mente registrará o conjunto e isso lhe será útil caso a pessoa mude de posição.

Dica 5: Para quem ainda não tem prática, dê preferência a desenhar pessoas dormindo, lendo, pensando. Elas são mais difíceis de mudarem de posição rápido.

Dica 6: Tente não usar várias canetas ou lápis. Isso lhe fará perder um tempo precioso. Evite borracha se for desenhar com lápis. As canetas de duas pontas são as melhores.

Dica 7: Inicie o desenho sempre pela cabeça. Ela te dará o caminho da proporção do resto.

Dica 8: Não perca tempo fazendo detalhes rebuscados. Uma dobra de roupa é resolvida com poucos traços. Se você perder tempo tentando desenhar perfeitamente os detalhes, corre o risco do seu modelo levantar e de você perder a visão do conjunto. Se algo saiu torto ou errado continue assim mesmo, esse erros fazem parte do processo.

Dica 9: Tente ser discreto ao desenhar. Pessoas relaxadas são ótimos modelos. Quando elas descobrem que estão sendo desenhadas está na hora de você relaxar. Se der espere um segundo ou dois e volte a desenhá-la.

Dica 10: A arte de desenhar ao vivo requer dedicação diária, portanto, tente pelo menos fazer um ou dois desenhos por dia. Quanto mais treinar mais aguçará seu olhar e a sua rapidez no traço.

Dica 11: Desenhar ao vivo é uma prática livre. Não lhe custa nada. Com a prática dessa atividade, você terá efeitos em toda sua arte, conseguindo observar o que outros não observam porque não praticam.

Portanto mãos à obra, abra seu sketchbook e desenhe a vida!

 

Nota: Gostaríamos de agradecer ao Celso, por compartilhar suas valiosas dicas de desenho com nós e todos os nossos leitores. Sucesso!

Att,

Os Admns

(Mateus Machado e Marcio Godoi)

6 comentários sobre “11 dicas de desenho ao vivo – Por Celso Mathias

  1. Muito legal!!

    Tem um filme francês cujo protagonista, argentino, volta à França onde estudou desenho, depois de muitos anos, desejando reencontrar uma moça co quem teve um relacionamento amoroso. Ele não sabe como a mulher ficou anos depois da última vez que a viu, então perambula pela cidade desenhando mulheres que poderiam ser a que lhe é especial, principalmente nas mesas de um café. Parte do filme é dedicado a mostrar a mão do desenhista retratando diferentes mulheres. Não lembro o nome, mas se desejar, pesquiso aqui na HD e depois escrevo. Na verdade, o filme quase é chato, mas para quem desenha pessoas livremente talvez não seja.

    Abraços

  2. cursor maravilhoso estou perdendo todas as minhas duvidas, em breve vou envia meu desenho para ser avaliado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *