Will Conrad em entrevista exclusiva ao blog desenhoonline.com

Will Conrad

O mineiro Will Conrad, é natural de Belo Horizonte, onde mora até hoje. Devido ao seu grande talento, o artista já é considerado um dos desenhistas brasileiros mais requisitados pelo mercado internacional de quadrinhos, o que lhe rendeu a chance de trabalhar para grandes editoras, incluindo Dynamite, Marvel, Dark Horse, Top Cow e DC.

O traço do artista, já representou alguns dos super heróis mais famosos do mundo, envolvendo publicações como Wolverine, Homem Aranha, Outsiders, New Avengers, Red Lantern, Teen Titans e Stormwatch. Atualmente o desenhista está trabalhando para a DC, ilustrando a série Nightwing.

Fique a seguir com a entrevista!

 

Desenho Online – Nome completo, idade, hobby e ocupações.

Will Conrad Will Conrad aka Vilmar Conrado, 40 anos, hobby: desenhar, violão, boliche. Ocupação: Ilustrador, quadrinista.

 

Desenho Online – Quando despertou em você a vontade de trabalhar como quadrinista?

Will Conrad – Meu amor pelos quadrinhos começou muito cedo, não sei dizer exatamente quando. Aprendi a ler com os quadrinhos e sempre desejei poder desenhar quadrinhos, ainda que essa realidade fosse difícil em minha cidade, Belo Horizonte.

 

Desenho Online Como e quando surgiu a oportunidade para trabalhar com quadrinhos?

Will Conrad – Minha primeira chance de trabalhar profissionalmente como quadrinista para o mercado americano surgiu em 2001, quando tive a oportunidade de arte-finalizar meia edição de Buffy, para a Dark Horse. Desde então trabalhei 3 anos como arte finalista para diversas editoras e depois disso como desenhista. Em todo esse tempo, nunca fiquei sem trabalho, e já atuei em diversas revistas para as principais editoras americanas.

 

Desenho Online – Quais são as suas principais influências artísticas?

Will Conrad – Will Eisner, Frank Frazzeta, Mark schultz, Alan Davis, Barry Smith, Joe Kubert… Muitos outros tiveram, de uma forma ou de outra, influência em meu trabalho, e ainda hoje procuro ficar ligado em outros artistas da atualidade, porque sempre acho que há muito a aprender com eles.

 

Will Conrad - Wolverine1

 

Desenho Online – O que representou para você o seu primeiro contato com Will Eisner, em 1997? Conte-nos como foi.

Will Conrad – Bem, foi durante a primeira Bienal de Quadrinhos aqui em Belo Horizonte (que depois veio a se tornar o FIQ). Quando fiquei sabendo que o Eisner estaria entre os convidados, preparei um pequeno portifólio como trabalhos na esperança de mostrar para ele. Quando tive alguns minutos com ele, mostrei o trabalho e ele me dedicou alguns minutos, avaliando os desenhos e dizendo que eu tinha um grande talento, e potencial para ser profissional e que continuasse aprimorando. Esse momento foi muito marcante para mim, pois daí em diante decidi que faria o que fosse preciso para me tornar um desenhista profissional de quadrinhos.

 

Desenho Online – No seu ofício de desenhista, o que você considera mais difícil?

Will Conrad – O mais difícil é ter que manter a motivação naquelas horas em que você está muito cansado ou sem inspiração. Não dá para desenhar só quando dá vontade, e muitas vezes temos que nos forçar ou encontrar maneiras de nos motivar a continuar desenhando.

 

Desenho Online – Para você, o que  o desenho pode trazer para o praticante, além é claro de renda e da diversão?

Will Conrad – Não sei dizer o que o desenho pode trazer para cada pessoa. Acredito que isso é muito subjetivo, e cada um deve ter um tipo particular de gratificação ao desenhar. Para mim é a possibilidade de passar para o papel as idéias que aparecem na cabeça, e a satisfação de criar mundos que não existiam antes. E ainda há sempre a grata surpresa de ser surpreendido com o resultado final de cada arte que faço. Muitas vezes o trabalho final sai um pouco diferente do que tinha visualizado na imaginação.

 

Desenho Online – Pelos comentários em sites e redes sociais, os fãs do Asa Noturna gostaram da sua entrada para assumir a arte da série. Esse tipo de feedback faz muita diferença na hora de executar o trabalho?

Will Conrad – Quando tenho um retorno positivo dos fãs, é sempre muito gratificante. Me faz querer melhorar ainda mais para que as pessoas continuem gostando.

 

Desenho Online – Existe algum projeto próprio em mente ou que já esteja executando?

Will Conrad – Tenho um projeto pessoal, com um amigo meu, que gostaria de publicar assim que puder. Não tem sobrado muito tempo para trabalhar nele, mas ainda vou colocá-lo para frente.

 

Desenho Online – Quais conselhos você gostaria de deixar para os seus fãs desenhistas?

Will Conrad – O principal conselho que posso deixar é que, se você quer ser desenhista de quadrinhos, publicidade, livros, ou qualquer outra área, não deixe de praticar. Desenhe todo dia e procure trabalhar nos seus pontos fracos. Procure críticos sinceros e evite os aduladores. Não desanime com os feedbacks negativos. Use-os como motivação para melhorar. E seja apaixonado pelo que faz.

 

Will Conrad - Wolverine2

 

Desenho Online – Will, nós do blog desenhoonline.com lhe agradecemos muito por nos conceder esta entrevista. Muito obrigado e sucesso!

Will Conrad – Eu agradeço pelo convite e espero que tenho podido responder as perguntas da melhor maneira possível!! Grande abraço.

 

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

6 comentários

  1. Adorei a entrevista! Matérias como essa são sempre de muita inspiração a quem busca o mesmo objetivo. Também gostei das perguntas, pois algumas foram referentes a momentos da vida do artista, e não genéricas, o que mostra que houve uma pesquisa.

    1. Com certeza Felipe, ainda mais de grandes desenhistas que já possuem toda uma bagagem em relação ao ofício, como é o caso do grande Will; tem sínteses muito boas de coisas que nós iremos assimilar só depois de muito tempo. Fiquei muito feliz dele ter aceitado o convite. :)

  2. Muito massa . Adorei Mateus . Principalmente quando ele fala que o mais difícil é terque manter a motivação naquelas horas em que você está muito cansado ou sem inspiração. Pois é a mais pura verdade.
    Parabéns por mais uma bela matéria !

  3. Cara eu precisava conhecer mais este mundo q eu almejo porem as vezes me vejo meio perdido no escuro sem rumo. vlw mateus por nos oferecer estes materiais e nos ajudar a seguir em frente!

  4. Nossa que maravilha é esse blog desenhoonline.com descobri.
    vocês essa semana e tem mta coisa boa e interessante como esta entrevista. Otimo trabalho me motivou realmente a voltar a rabiscar umas coisas kkk parabens!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *