Um Designer Gráfico precisa saber desenhar?

Tratando apenas do aspecto artístico, posso lhe dizer que alguns conhecimentos básicos sobre desenho são fundamentais. Ainda que você não venha a fazer um curso de desenho e comece um curso de designer gráfico, acabará aprendendo manipular os softwares baseando-se em técnicas e princípios do desenho. Não é a toa que os próprios softwares de ilustração digital se baseiam nos princípios do desenho e oferecem opções que simulam algumas ferramentas de trabalho de um desenhista; assim, ele facilita a vida de um designer, mas não faz nada sozinho.

Para cada competência, há uma exigência. Se você começar a trabalhar com animações para o meio digital, será fundamental saber ilustrar; porque necessita de dominar técnicas e conhecimentos sobre os princípios do desenho. Se trabalhar apenas com a criação de logotipos e marcas, algumas noções de desenho já lhe ajudarão bastante; caso tenha uma grande habilidade com o desenho, maiores serão as chances de você criar uma boa logomarca.

É claro que se você desenha bem, maior será a sua desenvoltura ao utilizar um software de ilustração digital; pois ao deparar com as ferramentas do software você sacará como utilizá-la pelo que você entende de desenho. Por exemplo:

Quem tem o conhecimento de perspectiva no desenho tem muito mais chance de trabalhar com a ferramenta de perspectiva do software; logo ele terá mais chances de empregar corretamente o ponto de fuga, a linha de horizonte, a disposição de objetos, etc.

No desenho se combina cores, realiza sombreamentos, se desenha em perspectiva, centraliza o mesmo na folha, etc. Tratando do aspecto artístico o designer se qualificará à medida que conseguir aplicar estes conhecimentos do desenho através do software; ou seja, o domínio sobre a ferramenta aliada com a habilidade de desenho.

Mas isso não é tudo. O domínio do desenho apenas se soma com outras habilidades necessárias a um designer gráfico; aqui estamos falando apenas de uma habilidade artística, o desenho. Independentemente do segmento que você siga, quanto maior o seu Know-how, maiores chances de se tornar um bom profissional. Há pessoas que desenham extremamente bem, mas tem uma dificuldade enorme ao utilizar o computador, o que atrapalha o processo. Outros que apresentam uma criatividade acima da média e mesmo tendo pouca noção de desenho conseguem melhores resultados em comparação com outros que desenham bem.

Aliada a estas habilidades existem muitos outros estudos em paralelo que devem ser realizados, como a psicodinâmica das cores, fotografia, diagramação, semiótica, etc.

Para se tornar um designer gráfico é necessário um conjunto de conhecimentos e habilidades; por isso noções de desenho se somam com estas. O nível de domínio necessário com o desenho está intimamente relacionado com a competência que este profissional irá exercer. De qualquer modo, noções de desenho são fundamentais.

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

2 comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *