Tem um projeto artístico? Rumos Itaú Cultural vai liberar R$ 15 milhões

Se você já tem algum projeto artístico na gaveta, ou quase saindo do forno, prepare-se, porque o Itaú Cultural lançou um edital que promete dar uma bela ajuda aos selecionados!

Tem um projeto artístico Rumos Itaú Cultural vai liberar 15 milhões

Como o Rumos Itaú Cultural está chegando aos 20 anos e o Itaú Cultural aos 30, resolveram celebrar as datas lançando um edital, e recomeçando a constante busca pelo rumo da arte e da cultura brasileiras.

Segundo o próprio site do Rumos Itaú Cultural, o projeto teve um dos pioneiros dos editais públicos no país, onde ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados brasileiros e do exterior. Contemplou mais de 1,3 mil propostas, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa. Assim os trabalhos de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas.

No site eles até apresentam muitas informações e esclarecem bem a proposta, e por isso neste post vou focar em apresentar apenas as informações principais; e óbvio que, para os interessados, todas as dúvidas e questionamentos, serão melhor atendidos pela equipe deles e no site oficial.

 

Qual é o período de inscrição?

De 29 de agosto de 2017 (00h01) a 3 de novembro de 2017 (23h59) – horário de Brasília.

 

Como me inscrever?

As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br.

Para se inscrever:

  • Acesse o site, crie um usuário e uma senha. Concluída essa etapa, você receberá uma resposta no e-mail cadastrado e poderá acessar o formulário de inscrição.
  • Clique em “Salvar” para guardar as informações cadastradas no formulário. Elas não serão salvas automaticamente, apenas com esse comando.
  • Finalize o preenchimento integral do formulário, anexe os arquivos e conclua o projeto. Certifique-se de que está tudo correto e clique em “Enviar”.

A inscrição será enviada eletronicamente e o sistema apresentará a mensagem “Inscrição no programa Rumos concluída com êxito”.

Importante – Após o encerramento das inscrições, não será possível acessar o sistema ou efetuar nenhuma modificação no projeto.

Atenção!

  • Não deixe o formulário incompleto ou sem os anexos obrigatórios.
  • Preencha todos os campos do formulário.
  • É obrigatório enviar na forma de anexo o orçamento do projeto e o cronograma de execução.
  • É importante ser claro ao transmitir as ideias e os objetivos.
  • Busque detalhar itens como conceito, planejamento, viabilidade técnica, logística e produção-executiva, pois isso garante melhores condições para a análise da comissão de seleção do Rumos Itaú Cultural.
  • Ao clicar no botão “Enviar”, a proposta será definitivamente encerrada, sem possibilidade de alteração.
  • Lembre-se de que, até o término do prazo das inscrições, o sistema permite a consulta ou a alteração das informações do formulário. Antes do término do prazo (ou até que se clique em “Enviar”), também é possível imprimir ou salvar as informações do projeto para seu arquivo pessoal.
  • O Itaú Cultural não terá nenhuma responsabilidade por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 3 de novembro devido a um possível congestionamento do sistema.
  • Não serão considerados válidos projetos ou materiais entregues pessoalmente, enviados por e-mail ou pelo correio.

O Itaú Cultural não fornecerá cópias nem devolverá nenhum conteúdo ou material utilizado para a inscrição.

 

Posso anexar arquivos à minha inscrição?

Sim. Você poderá incluir a seu critério arquivos que sejam importantes para a compreensão do trabalho ou projeto: imagens, músicas, audiovisuais, desenhos, textos, descrições técnicas, roteiros etc.

O orçamento deverá ser obrigatoriamente enviado em uma planilha (no formato Excel, por exemplo).

Cada um dos anexos pode ter o tamanho máximo de 10 megabytes, e serão aceitos apenas os formatos:

  • áudio – .mp3;
  • textos – .doc e .pdf;
  • vídeos: links do Vimeo ou do YouTube (links para vídeos com acesso restrito precisam informar no formulário de inscrição senha válida até o dia 29 de maio de 2018);
  • imagens: somente .jpg ou .png.

Importante – Os anexos não dispensam o preenchimento de todos os campos do formulário de inscrição.

O Itaú Cultural não se responsabiliza por falha de comunicação, de ordem técnica ou congestionamento no sistema, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.

 

Como saber se minha inscrição foi aceita?

Você receberá uma confirmação no e-mail cadastrado (lembre-se de verificar, inclusive, a caixa de spam). Caso não a receba, entre em contato: rumos@itaucultural.org.br.

Importante – O Itaú Cultural não fornecerá cópias nem devolverá nenhum conteúdo ou material utilizado na inscrição. Por isso, não esqueça de salvar e/ou imprimir o projeto.

 

Quem pode participar do Rumos Itaú Cultural?

  • Pessoas jurídicas e entidades de natureza privada com sede no Brasil, com ou sem fins lucrativos, regularmente constituídas, inscritas nos órgãos competentes, com os documentos sociais (contrato social, alterações, estatutos e atas) atualizados e registrados e aptas a firmar contratos e a emitir documentos fiscais.
    Exemplos: empresas Ltda., Eireli, EPP, MEI, EI, organizações sociais (OS), organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), organizações não governamentais (ONGs), associações de amigos, associações civis, fundações privadas e similares.
  • Pessoas físicas com idade mínima de 16 anos completados até o último dia de inscrição, hipótese em que, salvo se emancipadas, deverão indicar na ficha de inscrição o dado dos pais ou dos representantes legais.
  • Duplas, trios, coletivos ou grupos, ainda que não constituídos juridicamente, hipótese em que o responsável pelo preenchimento do formulário de inscrição deverá estar apto a representar os demais.
  • Contemplados em edições anteriores do programa Rumos, desde que já tenham concluído a execução de projetos contemplados.

 

Estrangeiros podem participar?

Sim. As inscrições serão apenas como pessoa física, e essas pessoas poderão ser proponentes ou ainda integrantes em duplas, trios, coletivos ou grupos nos quais participem ou não brasileiros.

Importante – Em qualquer hipótese, é obrigatório que o projeto inscrito trate da arte e da cultura brasileiras, e serão aceitas somente inscrições em português e com orçamento em moeda brasileira (real).

 

Quais projetos podem participar do programa Rumos?

Projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileiras em qualquer expressão artística e/ou intelectual, apresentados e/ou desenvolvidos em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia.

O programa Rumos não exige contrapartida e essa questão não será critério de seleção; portanto, não inclua oficinas, workshops, ações de marketing ou qualquer atividade assemelhada se isso não tiver real relação com o projeto.

 

Quais são as modalidades do programa?

O programa Rumos contempla as seguintes modalidades de projetos:

  • a. Criação e Desenvolvimento – concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais;
  • b. Documentação – organização e preservação de acervos relacionados com a arte e a cultura brasileiras;
  • c. Pesquisa – desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras.

Seu projeto poderá ser inscrito em uma ou mais modalidades acima.

 

Qual é o valor máximo de recursos por projeto?

Não há valor mínimo ou máximo para os projetos. O orçamento deverá sempre ser elaborado em moeda nacional (real) e contemplar a realização plena do projeto inscrito, com todas as etapas e os itens necessários: serviços, materiais e bens, entre outros itens, além dos valores a ser pagos para licenciamento de direitos autorais.

Os orçamentos deverão incluir o valor de toda a carga tributária estimada incidente no projeto.

 

Quando será divulgado o resultado?

Até o dia 28 de maio de 2018, o resultado será comunicado aos contemplados por telefone e/ou e-mail.

A relação de projetos contemplados também será divulgada pela imprensa e no site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br).

 

Outras informações

Questões não previstas no presente documento serão avaliadas e decididas sob exclusivo critério da comissão de seleção do Rumos Itaú Cultural.

O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos deste documento.

Dúvidas podem ser esclarecidas no site itaucultural.org.br/rumos ou no e-mail rumos@itaucultural.org.br.

 

Está aí uma excelente oportunidade. E se você for participar, eu lhe desejo boa sorte!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há mais de 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *