Tamas e Rajas – Uma entrevista com o diretor da animação

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Tamas e Rajas – Uma entrevista com o diretor da animação

Com as competências de diretor e produtor, através dos estúdios True Motion Entertainment e Helikon Stories, Gabriel Nocera dirige a divertida animação brasileira Tamas e Rajas, que estreou em agosto do ano passado, no canal Nick Jr..

Nesta entrevista ele vem nos revelar um pouco de si, e desta série infantil, que conta a história de dois amigos de aparência e personalidades bastante distintas, sendo Tamas, o gordinho preguiçoso e acomodado, e Rajas, um sujeito magro, ansioso e agitado. Dois extremos comportamentais que acabam se tornando o tempero inusitado que, pela convivência, instiga os dois a harmonizarem suas respectivas personalidades, ao desenvolverem valores imprescindíveis, dentre eles a tão admirável amizade.

Fique a seguir com a entrevista!

 

Gabriel NoceraDesenho Online – Primeiramente, parabéns a vocês pelo trabalho, a animação é bem envolvente! Mas Gabriel, gostaríamos primeiramente que você se apresentasse com suas próprias palavras para os nossos leitores.

Gabriel – Obrigado pela oportunidade do espaço Mateus. Espero que os leitores possam aproveitar nossa matéria. 

Atualmente produzo e dirijo a série de animação Tamas e Rajas que está na Nick Jr. em toda América Latina. É meu primeiro projeto comercial de conteúdo. Se que bem que já realizei um curta metragem e muitos comerciais para TV, produzir uma série de 52 episódios é um desafio muito diferente.

 

Desenho Online – Quando e como surgiu o projeto Tamas e Rajas?

Gabriel – Tamas e Rajas surgiu dentro da True Motion, que é uma produtora paulista já a mais de 15 anos no mercado, fundada pelo Ricardo Romin, que é um dos produtores executivos do Tamas e Rajas. Em 2012 eu trabalhava lá como produtor e diretor dos projetos que chegavam na casa. Paralelo ao dia a dia de comerciais e institucionais, sonhávamos todos em construir um projeto de conteúdo próprio. Após algumas tentativas que não deram certo na época, estávamos sem perspectivas, um tanto angustiados por não conseguir dar voo a um projeto de série. No final do ano de 2013 decidimos pensar em um novo projeto de produção mais simples, (o que depois descobrimos não ser tão simples assim…rs). Pausa para o Natal e recesso, voltamos para casa a fim de pensar nisso durante a mini férias de final de ano.  Retirei um tempo, um pouco de inspiração e veio a proposta destes dois personagens.

Apresentei a ideia dentro da casa e logo decidimos fazer um piloto (praticamente sem qualquer recurso). Produzimos esse piloto em 2 meses ou menos e no Rio Content Market de 2014 levamos o projeto para mostrar aos players. De volta a São Paulo e após a primeira reunião a Nick Jr. gostou do projeto. Disse que tinha muito a ver com eles e que estavam dentro. A partir daqui começou uma saga enorme para o financiamento da série.

 

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Desenho Online – Quantos profissionais do estúdio estão envolvidos no projeto, e quem são eles?

Gabriel – Ao todo passaram mais de 100 pessoas no projeto. Parte é produzida aqui no Brasil através da True Motion e da Helikon (que é minha produtora hoje) e outra parte é produzida na China através da York Animation, um estúdio enorme, muito bacana e simpático por lá. É um projeto construído a muitas mãos e cada pessoa foi e é muito importante. Trata-se de uma arte coletiva. Como eu teria que citar tantos nomes que excederiam o espaço, quero ainda sim deixar meu agradecimento a cada membro da equipe que deu um pouco da sua energia para concretizar tudo isso.

 

Desenho Online – Poderia contar um pouco do dia a dia de vocês? Tenho certeza que nosso público, desenhista, ficará bastante curioso com os detalhes dos bastidores.

Gabriel – Bem, aqui no Brasi nós cuidamos de toda parte criativa da série. Roteiro, storyboard, animatic, trilha sonora e sound design, direção de arte, modelagem 3D e Rig. Na China eles fazem então o layout, animação, lighting, Render e 2D FX (Como água, fogo, fumaça etc.).

Costumamos construir o roteiro de forma coletiva. Através de um grupo pequeno traçamos as primeiras ideias juntos, montamos a estrutura em um outline de ideias (escaleta) a partir dai geramos sinopses, argumentos e finalmente o roteiro. Uma vez pronto, isso vai para o artista de Storyboard e em paralelo o pessoal da arte começa a esboçar os personagens extras do episódio, props e elementos de direção de arte. O editorial que é realizado pelo Rafael Sanábio monta os boards em um animatic com sons e trilhas de referência. Por ser em 3D e explorarmos as possibilidades da cinematografia, os animatics de Tamas e Rajas costumam ser mais complexos e elaborados do que se fizéssemos em animação Cut Out. Essa é uma parte que há muitas correções, ajustes e nos toma a maior parte da nossa energia.  Uma vez que o animatic está pronto e os concepts da direção de arte também estão, trabalhamos na produção de modelagem 3D, Rig e textura dos elementos. Juntamos tudo isso em um Pack e enviamos para a o estúdio na China. Por lá eles irão fazer o Layout e Animar em cima dos nossos animatics (aliás esse é um fator também que exige que os animatics sejam o mais precisos e elaborados possível, pois facilita a comunicação da direção de animação que queremos em cada cena). Após algumas revisões eles iluminam e finalmente renderizam. São de 3 a 4 etapas onde cada uma delas é necessário aprovar shot por shot (cada episódio tem em média 80 shots e são 52 episódios de 3 ou 4 etapas, fora as revisões em cima dos ajustes solicitados). Como a China tem uma diferença de 11h com o Brasil, quando necessário fazemos reuniões bem tarde da noite. Principalmente no início muitas vezes eu e alguns da equipe nos reuníamos com eles às 23h ou 0h para ajustar as coisas. Como não falamos Mandarim e poucos no estúdio chinês falam inglês, eles possuem uma equipe de 4 a 5 tradutores que conversam conosco em inglês e por sua vez traduzem à equipe. É um desafio, mas que com o passar do tempo, aprendemos a nos entender bem e hoje já temos um esquema estabelecido de trabalho. O material renderizado volta à nossa mão, colocamos os sons finais e a trilha original produzida que é um dos pontos fortes da série feita pelo compositor Rogério Dec. Em Tamas e Rajas, não temos temas que se repetem. Cada episódio é uma trilha inteiramente nova que utiliza todos e qualquer estilo musical necessário. De um Jazz da década de 50, música clássica, rock, reggae, tango, sons tribais, sintetizadores da década de 80 ou trilhas cartunescas no estilo tom e Jerry. Enfim, realmente qualquer coisa podemos produzir e o Rogério executa um trabalho excepcional neste aspecto. Uma parte sonora também importante é a voz do narrador que gravamos um pouco antes deste processo. Tatá Guarnieri tem uma voz muito conhecida na dublagem brasileira (Pateta, Chaves, Jack Bauer da série 24 entre muitos e muitos desenhos famosos) e isso dá um peso a mais para o projeto. Feito tudo isso entregamos para a finalizadora e depois para o Canal. Essa é nossa rotina, por vezes suada, mas recompensadora.

 

Desenho Online – Explica para nós, de onde veio esse título “Tamas e Rajas”?

Gabriel – Gosto muito de estudar filosofias e tradições de culturas ocidentais e orientais, seja de Platão, Kant ou Sidharta Gautama. Aliás o estudo de mitos da humanidade tem a ver com tudo isso que produzimos também. Os nomes Tamas e Rajas vem de dois princípios próprios da tradição Hindu.  Segundo essa filosofia, o mundo material (o que inclui nossas emoções e pensamentos) é regido por motores, certas qualidades chamadas de 3 Gunas. Tamas é a ação ou movimento por inércia, mecânico, por hábito digamos assim. Rajas é o movimento por apego, desejo, paixão. A terceira guna é Satwa, que é o movimento por equilíbrio, justa medida, próprio do sábio.  Bem, dentro disso pensei em criar esses dois personagens inspirados nos dois primeiros conceitos. Algo que fosse bem clássico, no estio gordo e o magro ou pink e o cérebro. Tamas e Rajas estão representados por cada personagem que por imperfeitos permitem criar inúmeras situações e movimentos de construção. Eu diria que o Satwa talvez esteja na própria história. Não através de uma terceiro personagem, mas pelo fato de que nos episódio, sempre no final, os dois amigos aprendem alguma coisa, encontram um caminho de equilíbrio para suas atitudes. Fica ai uma curiosidade sobre a inspiração para o universo da série.

 

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Desenho Online – O que representa para vocês estrearem uma animação brasileira justamente em um canal que se dedica de fato ao desenvolvimento infantil, usando filosofia ao “brincar aprendendo”, e no Brasil?

Gabriel – Ficamos sempre contentes de poder colocar algum conteúdo que trespasse o entretenimento. Se bem que eu considere um fato fundamental rir e chorar com uma história, penso que toda história é um meio para se dizer algo mais. Muitas vezes esse algo está implícito, muitas vezes nos traz uma pergunta ao final e não uma resposta direta. Acredito que todo ser humano quando diz, pinta, desenha, conta alguma coisa, enfim, se expressa, quer dizer alguma coisa. O nosso desafio é: O que estamos expressando é apenas o que está na superfície de nós mesmos ou de fato vem mais dentro, ou seja, é realmente autêntico? Quero dizer que todos podemos dizer alguma coisa, mas frequentemente se não há um verdadeiro esforço, reproduzimos apenas clichês que são respostas fáceis, meras imitações. Cada um de nós quando senta para assistir um filme ou uma obra quer um pouco de verdade naquilo que está sendo dito, quer um pouco de vida e quando a obra consegue atingir, isso toca de maneira quase universal. Não queremos ouvir um “eu te amo” dito por mero hábito. Cada um de nós busca aqueles pequenos momentos onde podemos olhar nos olhos um do outro e dizer coisas como: “eu estou contigo, conte comigo, de verdade”.  Eu penso que o mundo está cheio de reproduções mecânicas, sem consciência e que de alguma maneira estamos fartos disso. Queremos algo mais verdadeiro ainda que seja pequeno, não importa o tamanho, mas que seja real.  Nós tentamos colocar isso em Tamas e Rajas de alguma forma, a medida do que o tempo e o ritmo da produção permitiu, pois é muito desafiador. Eu não sei se conseguimos, mas sei que humildemente nos esforçamos por isso a medida das nossas possibilidades.

 

Desenho Online – Dos personagens da animação, você se identifica mais com Tamas ou Rajas?

Gabriel – Acho que temos algo dos dois dentro. Eu diria que sou mais Rajas do que Tamas, mas há dos dois impulsos em diferentes momentos. Em todo caso estou mesmo é na busca do Satwa, rs. 

 

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Desenho Online – O que você acha mais legal nesse projeto?

Gabriel – Acho que ele representa o esforço que tivemos para fazê-lo acontecer. É uma série de animação 3D que até agora não utilizou lei de incentivo. Apenas capital privado. Isso foi e é muito desafiador. Apesar dos desafios, a série está no ar e temos orgulho disso. Muito há que se melhorar, mas é uma vitória. 

Outra coisa é que acho que conseguimos fazer uma série para crianças de 3 a 6 anos que ao mesmo tempo é palatável e simpática para os pais que estão vendo também. Não se trata de um conteúdo que irá aborrecer os adultos. Ele tem uma linguagem família, digamos.

 

Desenho Online – Quais são as suas influências?

Gabriel – Acho que são clássicas. Em termos audiovisuais Walt Disney é para mim uma grande referência. Não só pela empresa que ele criou ou pelo grau de maestria das animações clássicas que conquistou ou sobre o que é a Disney como companhia hoje. Não é tanto isso que me impacta, mas sim o ideal que ele via através das histórias.

Dizia uma vez que:

“Ao planejar um novo filme, não pensamos em adultos, e não pensamos em crianças, mas apenas naquele local puro, intocado e profundo em cada um de nós que talvez o mundo nos tenha feito esquecer e que talvez nossos filmes possam ajudar a lembrar.” Walt Disney

Para além da técnica que para mim é um meio, gosto de estudar mitologia, refletir sobre os interesses humanos, suas motivações. A jornada da alma humana em si encanta e contar histórias é falar sobre a essa jornada com seus desafios, frustrações, alegreis, busca da felicidade, superação de medos, preconceitos, limitações, aprender a renascer, conhecer a si mesmo e quem está ao lado. Enfim. Histórias não são meros fatos em sequência, mas símbolos das jornadas que vivemos todos os dias, estejamos conscientes delas ou não. Acho que todo bom contador de histórias precisa ser um pouco filósofo, ainda que não se intitule com esse nome. Não só em termos de pensar e ler, não só em termos de digamos, uma vida intelectual, mas sobre tudo ser um verdadeiro buscador de experiências interiores que se conquista também através da vivência prática, do dia a dia. Que dialogue e converse com a vida e a si mesmo e que de alguma forma encontre um pouco dos mistérios que todos carregamos dentro. Se eu quero transmitir algo, penso que seria bom ter ALGO a dizer, e todos temos algo importante a dizer dentro, mas é preciso descobrir.

 

Desenho Online – Além é claro de levar entretenimento, o que vocês pretendem transmitir especificamente para o público-alvo, através da animação Tamas e Rajas?

Gabriel – Há muitas coisas, mas uma delas é que não importa apenas ter as coisas se não há valores mais humanos como a amizade, por exemplo. Tamas e Rajas tem a amizade como tema principal. No final o contato humano prevalece. 

 

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Desenho Online – Como tem sido o feedback do público?

Gabriel – Tem sido excelente. Já a alguns meses estamos em terceiro lugar no ranking do canal. Outro dia recebemos um e-mail da Costa Rica de uma mãe que nos agradecia muito pela série, dizendo que era a favorita de seu filho e que nunca tinha visto ele gostar tanto de um desenho. Esses retornos são muito importantes para nós.

 

Desenho Online – Você tem alguma novidade sobre o projeto e que poderia nos contar?

Gabriel – No meio do ano teremos novos episódios para lançar e já estudamos uma nova temporada com o dobro de episódios. Em breve a série estará na Play Kids e há interessados de canal aberto em conversa conosco. Vamos ver… 🙂

 

Desenho Online – Atualmente, quais horários e canal o público pode conferir a animação?

Gabriel – Na Nick Jr. de segunda à sexta às 12h, e sábados e domingos às 11h30min.

 

Desenho Online – Que conselho você poderia deixar para nossos leitores que pretendem seguir carreira de animação no Brasil?

Gabriel – Seja qual especialidade for, seja quais forem suas preferências e gostos, acredito que é fundamental estudar muito os fundamentos das coisas. Se você é um animador isso inclui os 12 princípios da animação por exemplo e por outro lado gostar de histórias e da psique humana como um todo. Um grande e verdadeiro animador não é aquele que movimenta bonecos, mas é aquele que coloca alma na personagem. Ai está a origem da palavra Animar, que vem de Anima, Alma.  Animar é dar vida, é colocar alma em um desenho, em uma personagem. Se você quer trabalhar com roteiro, há que ler e conhecer os principais autores que falam sobre histórias, como um Robert McKee por exemplo, além de estudar elementos clássicos como Shakspeare, Homero ou Joseph Campbell no campo da Mitologia . Pense que essas coisas não estão ai superando séculos só por que sim. Algum valor elas devem ter para não terem sumido no tempo. De fato são elementos de base. Se quer ser modelador, não faça apenas monstros inusitados, mas estude bem os fundamentos de anatomia do ser humano e dos animais, pois seus monstros ou cartoons se caso o tenha que fazer no futuro terão mais base, estudar a vida de um Michelangelo por exemplo pode ser inspirador. No fim não está tão distante assim. Nada disso exclui ter inspirações contemporâneas, aprender técnicas novas. As duas coisas são importantes, mas dou ênfase na primeira porque é freqüentemente esquecida.  Enfim, quero dizer que considero importante os fundamentos da técnica e os fundamentos conceituais e até filosóficos do que você está fazendo.

 

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Desenho Online – Gostaríamos de agradecer pela entrevista, e lhe desejar muito sucesso!

Gabriel – Mateus eu que lhe agradeço muito o espaço e a oportunidade de poder falar desse projeto

 

6 comentários sobre “Tamas e Rajas – Uma entrevista com o diretor da animação

  1. Adoramos esse desenho! Meu filho (5) e eu damos risadas juntos! Parabéns Gabriel e toda equipe. Logo percebi que o desenho era especial, mas não sabia que era brasileiro e nem me toquei do teor filosófico dos nomes, que acredito ja ter estudado hehehe. Fiquei super satisfeita de ter sido a Nick Jr a investir nesse projeto, porque é o melhor canal infantil que tem, com desenhos de qualidade e pouca propaganda. Queremos mais episódios!! Continua que esta super legal!!
    Mateus, joguei no Google “Qual é o Tamas e qual é o Rajas” e apareceu essa entrevista ótima! Parabéns! Só depois vi que era você e seu site, não conhecia… hahaha…. abraços!

    1. Mundo pequeno Marília!..rs. Mas realmente a animação e o canal estão de parabéns pela qualidade e zelo pela proposta de entreter aprendendo. Mas tem outra entrevista saindo do forno…aguarde…
      Abraço!

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