Studio Ghibli fecha suas portas… Será verdade?

Compartilhe!

Studio_Ghibli

Nos últimos dias, uma notícia invadiu a internet, dizendo que o Studio Ghibli estaria encerrando suas atividades. Tudo começou com uma entrevista com o produtor do estudio, Toshio Suzuki, ao programa Jyounetsu Tairiku da rede TBS, transmitida na noite de 3 de agosto. Ele fez comentários de como seria o futuro do Studio Ghibli, após a aposentadoria de Hayao Miyazaki (um dos fundadores do estúdio).

A partir daí se viu muitos sites, blogs e perfis e páginas de redes sociais espalharem que o estúdio estaria encerrando suas atividades, o que gerou um clima de pesar, principalmente daqueles que são fãs do estúdio. Por curiosidade, resolvi dar uma caçada nas fontes e descobri que na verdade a notícia não condiz bem com aquilo que está ocorrendo.

Uma boa fonte que encontrei, foi do Studio Ghibli Brasil. Eles disseram, que o que ocorreu é que um blog japonês divulgou imagens da entrevista, e um usuário do tumblr inglês (feito por fãs) traduziu erroneamente a entrevista, relatando assim que o Studio Ghibli estaria fechando seu departamento de produção, o que levou diversos sites a divulgarem a mesma notícia. De fato, se fosse verdade, uma das primeiras fontes a divulgar a notícia, seria o próprio site oficial do estúdio, o que não aconteceu até o momento; tanto é que os japoneses não estão doidos com a tal notícia.

Na verdade, Suzuki enfatizou na entrevista que o estúdio está passando por uma “faxina” ou reestruturação no momento; com o objetivo de  recriar um ambiente para a geração seguinte:

“Sobre o que será do futuro do Studio Ghibli, não é absolutamente impossível manter a produção de filmes para sempre. No entanto, vamos dar uma breve pausa a considerar nosso rumo a partir daqui.”

Então acalme-se, não é o fim, apenas uma “pausa”.

 

Para quem não sabe, o Studio Ghibli, é um estúdio de animação japonês, com sede em Koganei, Tóquio, responsável por mais de 20 animações. É considerada como a “Walt Disney japonesa”, devido as suas grandes produções, e que mesmo com um estilo mais artesanal de animação, obteve grande sucesso, como por exemplo com seu título “Sen to Chihiro no Kamikakushi” (A Viagem de Chihiro), o único filme de língua não-inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme de animação. É considerado o décimo melhor filme da história do cinema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *