Sou desenhista e quero ganhar dinheiro trabalhando como freelancer, e agora? – Parte 2

PARTE 1/PARTE 2/PARTE 3/PARTE 4/PARTE 5

 

Tenho dúvida quanto ao estilo de desenho ou função a qual quero trabalhar. Qual devo escolher?

A dúvida que paralisa é negativa; mas a dúvida que nos predispõe a argumentar inicialmente a qual caminho seguir, verificando os prós e contras de cada um, é extremamente importante . Cada pessoa possui um rumo na vida dentro de uma área que o torna mais eficiente que em outras. Há desenhistas que são ótimos mangakás, outros excelentes caricaturistas, outros grandes professores, etc. Mas são grandes porque encontraram o seu lugar e naturalmente se dedicaram com amor naquilo que decidiram trabalhar.

Escolha um tipo de trabalho que tenha a ver com você e que ao mesmo tempo tenha mercado. Quando digo que deva ter a ver com você, uma parte está relacionada com a auto-análise, assunto tratado no post anterior (Parte 1) aliado a seus gostos pessoais, aquilo que você naturalmente têm inclinação. Um exemplo para o que eu estou falando é o de um desenhista de mangá. Geralmente ele se interessa pela cultura japonesa, pela língua japonesa, assiste a vários animes, compra mangás, etc. Isso indica que esta pessoa possa ter melhor proveito desenhando no estilo mangá, ou algo relacionado; pois além de saber sobre o assunto, pode incluir o que sabe do assunto em seu trabalho e terá mais chances de sucesso, já que ele fala a “mesma língua” dos amantes do mangá. Neste caso, como Freelancer, ele pode ilustrar histórias no estilo mangá para sites, eventos ou blogs; fazer caricaturas no estilo mangá (Nikayou Mangá), etc.

Este exemplo retrata o caso de um potencial desenhista de mangá, mas este procedimento poderia ser aplicado a um desenhista de retrato, cartunista, designer gráfico, animador, etc. Há casos em que a pessoa se interesse por mais de um estilo de desenho; mas cabe a ela identificar se realmente terá chance.

 

Quais são as qualidades exigidas de um bom ilustrador ou desenhista?

Além de um bom trabalho, que corresponda à imagem que você divulga do seu trabalho, técnicas diversificadas, boas formas de pagamento, informações claras, objetivas e um bom preço, são importantes. O preço é algo que pode gerar discussão, até porque têm gente que acha que arte é como um produto comum. Cabe ao artista dar o preço justo , que pode variar e muito conforme vários fatores, como: nome do artista, preço de mercado, gasto e mão de obra do trabalho. Por isso, antes de dar o preço, faça previamente uma pesquisa e leve em consideração o nível do seu trabalho e a média dos preços cobrados pelos seus concorrentes. É claro que se houver algum diferencial no seu serviço, você pode aumentar o valor; mas vai precisar apresentar as vantagens e os benefícios que seu trabalho possui e pode gerar.

Uma coisa bastante importante, não prometa aquilo que você não vai cumprir. Gerar uma falsa espectativa de que vai entregar o trabalho num prazo “x” e não entregar é prejudicar sua reputação. As vezes o trabalho pode ser um presente a alguém; e se você atrasar você irá estragar a sua reputação e do seu cliente.

Se você possui algum recurso que possa incrementar seu trabalho, explore e ofereça em seus trabalhos; isso pode ser o seu grande diferencial, motivo pelo qual muito clientes podem procurar você.

É claro que há coisas que são universais a qualquer área; como: pontualidade, bom atendimento, clareza, capricho etc. Procure sempre oferecer o melhor.

…continua no próximo post…

PARTE 1/PARTE 2/PARTE 3/PARTE 4/PARTE 5

10 comentários sobre “Sou desenhista e quero ganhar dinheiro trabalhando como freelancer, e agora? – Parte 2

  1. Dicas maravilhosas, mas eu adoro desenhar mesmo aprimorando, tenho dúvida pra fazer um gibi com meus desenhos,, não sei como fazer, titulo sei, mas não consigo é como botar em pratica, por exemplo, as falas, expressões dos personagens, gestos e tenho dificuldade de fazer um gibi é com tiras e tipo de papel pra ser utilizado. Só isso mas fora isso sei fazer.

  2. Gostaria de saber se você dá aula de desenho no estilo MANGÁ. Seria uma vez por semana em Jacarepaguá. Qual é o valor da hora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *