Referências para desenhistas em 360 graus e em softwares 3D

Referências diversas em 360 graus e em softwares 3D para desenhistas

Hoje eu trago a você alguns sites com imagens que servem muito bem como fonte de referências para desenhistas, sejam elas ilustrações ou mesmo imagens de lugares reais! Essa é uma alternativa criativa e que supre bem o trabalho de pesquisa de nós desenhistas e ilustradores, principalmente pela visualização completa em 3D/360 graus. De fato as referências indicadas nesse post não foram criadas especificamente para consultas de designers ou desenhistas, mas podem muito bem ser aproveitadas como referências de estudos, já que a visualização é ampla e totalmente propícia para consulta e estudo.

Vamos então a algumas indicações (para acessar cada um dos sites, clique nos respectivos nomes).

 

Sketchfab

Essa é uma comunidade online onde os usuários podem compartilhar seus trabalhos gráficos desenvolvidos em softwares 3D; ou seja, nessa plataforma há imagens em três dimensões, e até mesmo animadas e com excelente visual artístico. Aqui a fantasia rola solda, indo desde ideias comuns do dia a dia até seres abstratos. Há inclusive modelos para impressão 3D. Faça uma busca e encontre o que procura!

Abaixo você confere um demonstração de visualização dessa plataforma.

 


 
Há inclusive compilações bem bacanas no site, como, por exemplo, os modelos de anatomia humana, muito útil para quem pretende estudar a figura humana.


 

360 Cities

É a maior coleção de fotos panorâmicas, georreferenciadas e interativas, criadas por uma rede de milhares de fotógrafos panorâmicos de todo o mundo. Excelente para quem precisa de referências dos lugares mais bacanas.


Kailash Temple, Ellora Caves (no.2)

 

Thingerse

Voltado para impressão 3D, esse site lhe dá acesso a visualização 3D sem as texturas, com textura apenas as imagens em 2D. De qualquer modo há muitas opções de visualização das imagens em 2D. Basta clicar no item desejado, em seguida nas imagens em azul, e finalmente em “Thingiview” para acessar a visualização 3D. Muito bacana para você que pretende entender como funciona alguma peça e depois queira desenhá-la.

 

GRABCAD

Esse site é voltado para impressão 3D de peças e dispositivos, ou seja, até possui trabalhos artisticamente bonitos, mas o foco mesmo é o lado funcional dos trabalhos apresentados. Para quem precisa de uma referência mais realista, no sentido de funcionalidade, com certeza vai curtir os trabalhos desta comunidade.

GRABCAD

 

Yeggi

Esse apresenta uma busca em sites que fornecem modelos de impressão 3D. Uma busca e você verá uma série de modelos tridimensionais. Ao fazer uma busca e escolher um resultado, basta clicar na opção “Thingiview” esperar carregar o modelos e facilmente visualizar as diferentes faces de cada modelo buscado.

Yeggi
 

TraceParts

Nessa plataforma você terá acesso a mais de 100 milhões de modelos 3D e desenhos CAD 2D de peças, realmente utilizadas na indústria. Além da opção de busca você poderá acessar as categorias à esquerda para encontrar o que busca.

Ainda que os modelos não tenham textura, são excelentes para projetar visões de perspectiva, seja para estudo ou mesmo referência.

Veja abaixo este exemplo de chave de macaco, disponível no site.


 

Space Designer 3D

Esse não é diretamente uma referência, mas permite que o usuário monte uma planta baixa de uma residência e ainda a visualize em 2D e 3D, com um processo super simples e intuitivo. Para ser sincero eu nunca vi uma ferramenta online tão simples emulando um processo tão complicado.

Space Designer 3D

Para quem pretende compor uma cena dentro de uma casa ou apartamento utilizando elementos modernos, é um prato cheio como referência, além é claro da possibilidade de estudar a perspectiva que é projetada pelo software. Após acessar o site, clique na versão demo e faça um teste.

 

Em suma, mais do que referências detalhadas, você passará a mergulhar nos detalhes de coisas, ideias e até lugares que sempre teve vontade de ir. É uma prato cheio para quem é um grande observador.

Espero que tenha gostado desse post. Até mais!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *