“Rabisco” de Da Vinci se torna uma grande descoberta de física

O rabisco de Da Vinci que guardava um grande segredo...

Até então alguns dos historiadores da arte haviam admitido que os esboços da página acima, retirada dos cadernos de Da Vinci eram apenas “rabiscos”, e considerados como irrelevantes. Quando analisado em primeiro lugar por um diretor do Victoria and Albert Museum em 1920, o diretor rejeitou as anotações como “notas irrelevantes e diagramas em giz vermelho”, mas passado mais de 500 anos, um novo estudo de Ian Hutchings, professor na Universidade de Cambridge, do Reino Unido, veio mostrar que uma página desses rabiscos de 1493, continha na verdade algo inovador para a sua época, e que demonstram na verdade as leis de atrito.

Hutchings descobriu que as figuras geométricas ásperas tiradas debaixo das notas vermelhas mostram fileiras de blocos que estão sendo puxados por um peso que paira sobre uma roldana, mesmo tipo de experiência que você pode fazer hoje em uma aula de física do ensino médio.

“O esboços e textos mostram que Leonardo compreendeu os fundamentos da fricção em 1493. Sabia que a força de atrito que atua entre duas superfícies de deslizamento é proporcional à carga de prensagem as superfícies em conjunto e que o atrito é independente da área aparente de contato entre as duas superfícies. Trata-se das leis de atrito que hoje em dia geralmente se dá crédito para um cientista francês, Guillaume Amontons, trabalhada duzentos anos mais tarde “. Disse Hutchings em um comunicado de imprensa.

Séculos à frente de seu tempo, Leonardo Da Vinci foi capaz de mostrar como usou seu entendimento de atrito para esboçar desenhos para máquinas complexas ao longo das próximas duas décadas. Da Vinci reconheceu a utilidade e eficiência de atrito e trabalhou o conceito sobre o comportamento de rodas, eixos e polias, componentes integrais de suas máquinas complicadas.

“Estudos de atrito de 20 anos de Leonardo, que incorporou a sua compreensão empírica em modelos para vários sistemas mecânicos, confirma sua posição como um pioneiro notável e inspiradora de tribologia”, disse Hutchings.

Embora tenha sido do conhecimento comum que Da Vinci realizou o primeiro estudo sistemático de atrito (que está na base da moderna ciência da tribologia, ou o estudo do atrito, lubrificação e desgaste), não se sabe quando ele veio com estas ideias.

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há mais de 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

Um comentário

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *