Participe do BMA 3, um concurso de mangá nacional!

Participe do BMA 3, um concurso de mangá nacional

Depois das primeiras edições do Brazil Manga Awards, promovido pela editora JBC, o interesse do público brasileiro por um concurso de mangá foi instigado com grande apreço, mas ficando por um bom tempo “marinando”, à espera de uma nova edição. De qualquer modo, este desejo acaba de ser saciado com o anúncio da terceira edição. Chegou mais uma nova chance dos entusiastas do mangá se deleitaram em uma nova edição do concurso, o BMA 3!

Confira abaixo um breve resumo sobre as informações do concurso, lembrando é claro, que você precisará conferir todas as regras no site oficial para não correr o risco de ser desclassificado.

 

Informações principais

  • Tema: Livre.
  • Obras em estilo mangá, em leitura ocidental, de 24 a 32 páginas.
  • O formato das páginas deve ser de 135 mm de largura por 205 mm de altura (tamanho padrão dos mangás JBC), ou proporcionalmente maior.
  • Os arquivos originais devem ter sangrias* de 5 mm – no caso da impressão. O BMA disponibiliza um template de página para download, mas seu uso é inteiramente opcional.
  • As obras devem ser criadas em preto e branco (o uso de retículas e tons de cinza também é permitido), no estilo mangá e no sentido de leitura ocidental (da esquerda para a direita, como outros quadrinhos nacionais).
  • Poderão participar somente maiores de 18 anos, residentes no Brasil.
  • O envio de obras é somente online.

 

Regulamento

Para acessar o regulamento oficial do concurso, clique aqui.

 

Como se inscrever

  1. Preencha o formulário online na página de Inscrição.
  2. Faça o download da Ficha de Inscrição que será gerada, imprima e assine todas as páginas.
  3. Escaneie os documentos (CPF, RG, comprovante de endereço de todos os autores e Ficha de Inscrição assinada).
  4. Salve tudo em uma pasta junto com os arquivos do seu mangá e compacte-a em formato ZIP.

Obs: os comprovantes de endereço válidos são: contas de água, luz ou telefone em seu nome ou nome do pai/mãe (apenas dos últimos 3 meses)

 

Como enviar seu mangá

Todos os trabalhos deverão ser enviados em formato digital. Saiba como fazer o envio:

  • Salve cada página do seu mangá como um arquivo JPG (em alta qualidade) ou PNG. Mesmo que haja páginas duplas (ilustrações que ocupam duas páginas inteiras), cada página deve ser um arquivo separado.
  • O tamanho de cada página deve ser de 1350 px de largura por 2050 px de altura. O tamanho de cada arquivo de imagem não deve ficar maior que 1 MB.
  • Não inclua sangria* nem marcas de corte e impressão nas páginas enviadas para avaliação. As páginas devem estar cortadas como você as imagina na impressão final.
  • Nomeie os arquivos em sequência, com 3 dígitos, conforme os números das páginas (ex: p001.jpg, p002.jpg, p003.jpg, etc.). Coloque os ‘zeros’ na frente dos numerais para completar os 3 dígitos.
  • Compacte todas as páginas em um arquivo .zip com o nome do seu mangá da seguinte maneira código_da_inscrição-Título_da_Obra. Este é o arquivo que você deve enviar para o concurso.

 

Prêmios

As cinco melhores obras serão publicadas em formato impresso e digital em uma coletânea produzida pela Editora JBC e outras 10 histórias vencedoras serão publicadas em mais duas coletâneas digitais.

Os vencedores serão anunciados no segundo semestre de 2018 neste site. Não haverá premiação em dinheiro, mas a JBC bancará todos os custos de impressão, distribuição e divulgação da coletânea.

 

Prazo de inscrição

As inscrições serão aceitas até às 23:59 do dia 15 de março de 2018.

 

Mais informações

Clique aqui.

 

Então é isso, só recomendo ler todas as regras do concurso para não correr o risco de ser desclassificado; afinal, você pode ter uma grande história e perder a chance por um simples erro técnico. Boa sorte se for participar!

 

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há mais de 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

4 comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *