O grande momento histórico dos desenhistas e um grande problema

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Leonardo da Vinci - Isabella d este

Você já ouviu falar de: Andrew Loomis, George Bridgman, Scott Maccloud, Leonardo da Vinci, Will Eisner ou Vanderpoel? Se você é um verdadeiro estudante do desenho, com certeza já teve contato com as obras ou materiais destes desenhistas, ou ao menos ouviu falar em alguns destes nomes; dos quais, não só foram grandes desenhistas como também pessoas que compartilharam seus conhecimentos a cerca da arte, ainda que cada um destes tivessem utilizado de diferentes meios para isso.

 

E o que isso tem de tão importante?

Simples, se não fosse a tecnologia e a velocidade da informação dos tempos atuais, você mal conheceria as obras destes desenhistas. Veja que atualmente, um livro pode ser impresso e posto a venda nas prateleiras de milhares de livrarias do mundo todo ou mesmo ser distribuído em formato de ebook através da internet em pouco tempo (se comparado a tempos mais antigos). Isso sem contar as milhares de digitalizações de livros que são livremente distribuídas através da internet, permitindo assim que você confira estes conteúdos no computador, celular ou tablet; enfim, tudo isso é feito em um tempo curto e de fácil aquisição, principalmente se comparado a séculos atrás, onde não só bastava ter conhecimento e vontade; já que uma série de convenções e limitações tecnológicas da época, impediam que tais obras e conhecimentos chegassem fácil às mãos da massa.

Hoje um livro de desenho vem recheado de informações, que é resultado de anos de pesquisa, somado inclusive ao estudo de diversos assuntos diferentes registrados por grandes profissionais de outras épocas; como, por exemplo, o material de anatomia criado por Andreas Versalius, que é considerado o pai da Anatomia; o estudo de perspectiva, pintura e esfumato de Leonardo da Vinci; a proporção humana de Marcus Vitruvius Pollio; entre muitos outros. Até parece que grande parte do que sabemos foi resultado de pesquisas e métodos recentes, mal nos damos conta de que grande parte deste material é na verdade uma transmissão e aprimoramento de vários séculos.

 

O grande problema

Com a tecnologia, muitos materiais valiosos vem chegando até nós, inclusive aqueles que não foram preparados para isso (materiais pessoais), o que resulta não só em excesso de informação como também em uma má assimilação, o que faz muita gente perder o foco e “pipocar” de um lado a outro sem de fato ter assimilado ao menos uma boa parte dos conteúdos que ele mesmo adquiriu. Veja que hoje temos inúmeros livros na estante; mas, ainda assimilamos bem pouco seus conteúdos, já que infelizmente temos uma tendência bem grande em valorizar pouco aquilo que nos vem fácil; já na antiguidade, o escasso material era mais valorizado, o que gerava uma maior assimilação por parte de quem o tinha; ou seja, o foco era maior e consequentemente o aprendizado era bem superior.

A facilidade de se publicar um material hoje, também aguça ainda mais a mentalidade capitalista de muitos, que mais pensam em ganhar com as vendas do que realmente ensinar a desenhar. Já perdi a conta de quantos livros e revistas de desenho que comprei e que só serviam para “encher linguiça”.

Se você é daqueles desenhistas mais antigos que se esforçam para encontrar boas referências de desenho, com certeza terá percebido inclusive que os melhores livros e revistas de desenho, são os mais antigos. Não que atualmente não tenha bons materiais, mas está cada vez mais difícil encontrar aqueles bons e incríveis conteúdos de desenho.

 

Resumindo

Graças a tecnologia de hoje, temos um contato rápido com conteúdos valiosos; o problema é que muitos de nós não sabemos o que fazer com tanta informação, o que resulta na perda de foco e consequentemente em uma assimilação superficial e fragmentada de conhecimentos a cerca do desenho. Essa ansiedade que nos é instigada ao avistarmos diferentes materiais de desenho, nos faz mais querer adquirir do que realmente estudar, e isso pega não só os autodidatas como também aqueles que já fazem um curso de desenho, estes últimos mesmo tendo um direcionamento, acabam que sofrendo com a tentação de adquirir mais e mais materiais, sem se darem conta que sua atenção está sendo fragmentada com tanto material diferenciado e consequentemente na perda de foco.

Obviamente isso se reflete em diferentes áreas, e o desenho não é o único a ter essa característica. É por isso que devemos selecionar melhor os conteúdos disponíveis, e ter foco naquilo que realmente vale a pena. Até mais!

14 comentários sobre “O grande momento histórico dos desenhistas e um grande problema

  1. Boa Tarde! XD

    Sou designer gráfica e ilustradora freelancer e acabei de sair da faculdade, e estou a procura de uma oportunidade de emprego na área artística. Busco sempre expandir meus conhecimentos, através de cursos e palestras a fim de especializar-me na área, e já tenho minha pagina no facebook, instagram e tumblr onde posto meus trabalhos! Mas apesar de estudar bastante e de já ter feito alguns trabalhos importantes, ainda sou nova nesse ramo XD Então queria opiniões, dicas e sugestões do que posso fazer para tornar meus desenhos mais conhecidos e, assim, conseguir mais trabalhos.

    Atenciosamente,
    Alice *-*

    1. Olá Alice!
      Gostei do seu trabalho! E pelo que vi você anda postando as artes e banners de divulgação. Não sei se está divulgando em outros meios, mas é bom não só divulgar, mas criar uma estratégia de marketing para atrair clientes. Invista em publicidade nas redes sociais, seja com desenhos criativos, com frases de efeito relacionadas, compartilhando um pouco da sua rotina, despertando o interesse do pessoal, sugerindo que confiram mais de seus trabalho com algum link para seu portfólio; enfim, vai depender da sua criatividade. Outra coisa, sugiro que faça ao menos um curso de empreendedorismo, pode ser até um rápido, ele abre a cabeça da gente. Ok!

      Tenha uma boa aventura com os desenhos!

  2. Eu sempre procuro fontes de pesquisa para desenhar. As vezes desenho inspirado em mangás, as vezes pelos animes….. muito bom o post! Você poderia me dar o nome de algum site onde encontro como editar mangás ou escrever um post sobre isso também? Obg

    1. Olá Ana Beatriz!
      Não sei se entendi bem sua pergunta; mas, editar mangás que você fala seria o que especificamente, modificar e editar o desenho nesse estilo ou editar uma HQ existente? Independente disso, modificações desse tipo só em programas de computador.
      Para escrever um post sobre,só se você criar um blog ou conseguir entrar para equipe de algum blog especializado neste nicho.

  3. Complementando:

    Acho que uma das dificuldades que faz agente pipocar é não saber como estudar desenho.

    Estudar desenho, como todas as coisas, tem suas etapas e estas devem ser bem claras. Não da para um dia dizer “quero fazer um pouco de cavalo” e no outro “acho que agora vou ver um pouco de anatomia humana”.
    Se não for direcionado voce se dispersa e não chega a lugar algum. O livro que recomendei acima acredito que de uma excelente base, pois as coisas são apresentadas de forma bem didática e com uma linha de aprendizagem que é seguida por muitos dos melhores cursos.

  4. Gostei do texto.
    Realmente ocorre o vício mental de querer se acumular várias coisas, do tipo que a pessoa muitas vezes tem um certo orgulho de falar “tenho 10gb so de livro de desenho” nas que, como dito o texto, não se aproveita em nada.

    Isto sem falar de que muitos materiais não são bons materiais, o que pode levar a pessoa a se espelhar nas más referências enquanto ignora os bons.

    Acho que valeria um post sobre os bons livros para agente se basear e começar a estruturar os conhecimentos de forma alinhada.

    Se posso citar eu recomendaria o “Anatomia Humana em toda sua expressão”, do Loomis, pois uma vez bem absorvido e estudado o presente ali ja te dará uma excelente base de desenho quanto para saber encontrar outros materiais válidos.

    1. Exemplo bem pontual Felipe. Isso é um tipo de “ostentação”; porém, de material e que não serve de nada se o cara mal pratica o que tem.

      Na verdade até tem uma categoria do blog onde recomendo bons livros (clique aqui), mas já que comentou, pensei também em um post recomendando uma boa ordem e seleção de materiais a se estudar. Esse que se referiu de Loomis é excelente no que se refere ao desenho da figura humana; com certeza será um deles; sem contar outros da coleção do próprio Loomis que com certeza são indispensáveis.

      Desenhar é como qualquer outro aprendizado, precisa ter uma ordem, metas claras, disciplina, boas referências; enfim, uma série de requisitos que levará o praticante ao sucesso.

  5. Então está aí uma dificuldade que vejo, e que todos nós passamos; que é estabelecer metas e manter a disciplina com os livros. Com certeza treinar um pouco em cada material se evolui; mas manter disciplina e cumprir os exercícios conforme pede os autores de tais livros ou revistas, acelera bem mais e evita que assimilemos mal algumas coisas; afinal, o autor criou todo uma programação que se quebrada, gera mau aproveitamento do material. Acredito que esteja aí grande parte da origem desta frustração. Na escola, por exemplo, seguimos a ordem das matérias e livros dentro de um programa justamente para nos ajudar a assimilar e compreender melhor a matéria.

    isso aí cara, depois monte um portfólio que com certeza será extremamente útil como divulgação! Bons estudos aí!

  6. E ainda hei de comprar seus e-books, pois parecem ser muito bons e como ainda não sou profissional acho que vai me ajudar bastante, ai eu vou esforçar para finalizar seus e-books e também continuar tentando finalizar os materiais que eu já tenho.

  7. Sim, entendo. E foi também nesse sentido que me referi ao citar o “pipocar” por vários estilos, pois também tenho vários livros e revistas sobre desenhos, mas nunca finalizei os tutorais deles, sempre acabo começando fazendo alguns exercícios e pulando para outra revista ou livro, pois acabo não ficando satisfeito com meu próprio traço frente aos autores desses materiais. Sei que eles são na maioria profissionais e o desejo de o desenho ficar igual ou parecido acho que acaba por me frustar, e acho que isso é um dos motivos que faz muitos dos desenhistas iniciantes passarem para outro material antes de finalizar o que começou.
    Enfim, ultimamente depois de praticar em várias revistas e livros, sem ainda finalizá-los, e fazer vários cursos, tantos presenciais quanto onlines, sinto que meu traço está ficando mais profissional, mas devido a não ter tanto tempo livre quanto gostaria, pois ainda não trabalho com desenho, me faz só ficar praticando desenhos no papel e em programas gráficos mas sem expô-los de alguma forma, como na internet por exemplo, mas uma coisa que eu ainda hei de fazer por meio de um futuro site ou pelo menos uma página de portfólio online.

  8. Cara, ótimo post!
    Sou desenhista amador, e há tempos estou nesta fase de “pipocar” para vários estilos, sem conseguir definir um estilo e me aprimorar nele. Gosto de variados estilos, desde cartoon, disney, mangá e comics, mas meu desenho acaba sendo uma mistura desses estilos. Assim, essa disponibilidade de informações que você citou ajuda bastante, mas ao mesmo tempo também atrapalha rsrsrs. Nisso acho que vou acabar por me aprimorar nesta mistura de estilos para definir meu próprio estilo.

    1. Que bom que gostou Thiago!
      Até que esse “pipocar” na verdade não seria em relação a estilo, falo mais em relação a pular de livro em livro sem ao menos extrair uma síntese sólida sobre cada conteúdo. Por exemplo:
      Você vai e compra um livro, daí lê, mal pratica os exercícios e já avança para outro livro ou revista.
      Resumindo, você não aproveita bem o que tem em mãos e mais gasta tempo adquirindo novos livros.

      É mais nesse sentido mesmo que me referi no texto. Entende?

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