Erica Horita em entrevista exclusiva ao blog desenhoonline.com

Erica Horita - Entrevista

Hoje nós iremos conhecer um pouco desta mangaká, que começou com fanzines, lançou a revista Ethora e  mais tarde participou de diversos trabalhos para o cenário de RPG Tormenta, de Marcelo Cassaro. Estes são alguns passos de sucesso da querida Erica Horita, desenhista paranaense que atualmente já se dedica ao segundo volume de “Hero Party”, um mangá independente, realizado em parceria com Marcelo Cassaro (roteirista). Este projeto foi um sucesso no Kickstarter e que já parte para sua próxima edição.

Fique a seguir com a entrevista!

 

Desenho Online – Nome completo, hobby e ocupações.

Erica – Erica Horita, jogos multiplayer online (com a Erica Awano rs), dona de casa e desenhista freelancer.

 

Desenho Online – O que você viu de especial na arte de desenhar? Quem lhe incentivou?

Erica – Sempre encarei o desenho como um desafio, para ser aprimorado e desenvolvido. Eu sempre treinei muito, mesmo sem muito incentivo. Meu maior incentivo foi ver meu progresso e o quanto ainda eu precisava praticar para ser uma profissional. Quando eu comecei a me profissionalizar que eu realmente ganhei incentivo de muitos artistas nacionais como a Erica Awano, Marcelo Cassaro, Denise Akemi, Gislene Mayumi, Roberta Pares entre muitos outros.

 

Desenho Online – Quando começou a se profissionalizar no desenho?

Erica – Eu comecei fazendo diversos fanzines, mas meu primeiro trabalho profissional mesmo foi uma HQ na antiga revista Tsunami, da editora Talismã. Logo depois pude lançar um especial, o Ethora, juntamente com a roteirista Beth Kodama por essa mesma editora com o auxílio do Marcelo Cassaro. A partir de então foram surgindo vários trabalhos.

 

Ethora

 

Desenho Online – Seja uma qualidade ou defeito, qual característica mais lhe define?

Erica – Sou muito perfeccionista e teimosa, acho que foi isso que me levou a progredir. Mas ao mesmo tempo sou muito preguiçosa e depressiva (e isso não é bom!)

 

Desenho Online – Você sempre teve certeza que o seu futuro profissional estaria relacionado aos desenhos ou você chegou a pensar que poderia seguir por outro rumo?

Erica – Na realidade eu nunca pensei em seguir esta carreira, acabei me dedicando ao desenho por teimosia. Acabei cursando design gráfico na faculdade e por aí fui tocando… Eu tive muita sorte em conhecer pessoas como o Marcelo Cassaro, Erica Awano, Denise Akemi e Gislene Mayumi, que me deram todo apoio para enfrentar a carreira. 

 

Desenho OnlineDe todos os trabalhos que realizou, qual deles você mais gostou de fazer? Por quê?

Erica – O mais marcante foi o Ethora com certeza, pois foi o meu primeiro grande projeto. Mas o atual Hero Party em conjunto com o Marcelo Cassaro é o que mais gostei de desenhar já que é totalmente independente, nas horas vagas e sem pressão nenhuma de editora.

 

Hero Party

 

Desenho Online – Qual tem sido o feedback dos leitores que já leram Hero Party? Há alguma novidade em relação a este projeto?

Erica – O pessoal tem gostado e achado muito divertido. Como é um projeto que estamos lançando somente nas horas vagas, está dificil de manter uma certa regularidade, especialmente com meus problemas de saúde. Mas em breve teremos notícias do segundo volume!

 

Desenho Online – Quais são as suas influências artísticas?

Erica – Hiroaki Samura, Dave McKean, Studio Ghibli, Norman Rockwell entre outros.

 

Desenho Online – Em toda a sua carreira como desenhista, o que achou mais difícil de aprender?

Erica – Perspectiva… na verdade ainda não aprendi… 

 

Desenho Online – O que representou para você ilustrar o cenário de Tormenta em conjunto com outros grandes desenhistas?

Erica – Foi muito divertido, o melhor de tudo é que sempre me deram muita liberdade para criar e a equipe é de profissionais são extraordinários e pessoas maravilhosas! Possivelmente verão novas ilustrações minhas nos próximos livros! Sinto muito por ter sumido! rs

 

Tormenta

 

Desenho Online – Onde você está trabalhando atualmente?

Erica – No momento estou fazendo somente alguns trabalhos freelancers, mas pretendo voltar a trabalhar profissionalmente assim que possível.

 

Desenho Online – Dos mangás que leu, qual você mais gostou? Porque?

Erica – Gostei muito de Blade of the Immortal de Hiroaki Samura pela arte. Pela história, eu sou muito fã de Totoro (Ghibli) por me fazer lembrar um pouco da minha infância, pela nostalgia.

 

Desenho Online – Que conselho você gostaria de deixar para os seus fãs desenhistas?

Erica – Não sei se tenho fãs desenhistas, os poucos que eu tinha já me superaram há muito tempo… Mas desejo a todos os aspirantes muita sorte e muito sucesso na carreira! xD  Desenhista profissional preguiçoso não deve existir, portanto vá para a prancheta desenhar se quiser se profissionalizar um dia! 

 

Desenho Online – Nós do blog desenhoonline.com lhe agradecemos muito pela entrevista. Sucesso! 

Erica – Obrigada, agradeço pela oportunidade! Abraço!

 

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

4 comentários

  1. Boa entrevista! Acompanhei o começo dos trabalhos dela e o traço é muito bom! Tomara que ela saia da depressão e tenha alegria na caminhada dela.

  2. Sou fã do seu trabalho, e de tdos os desenhistas citados. Parabéns pela arte! Fico feliz que esteja publicando algo. sinto falta de mangá nacional. Boa sorte!!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *