Dicas para você desenhar com mais realismo no Corel Draw

Share on Facebook27Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn1

Saiba como algumas combinações de efeitos podem resultar em belos desenhos gráficos

Como todos sabemos, o Corel Draw é um programa vetorial bidimensional,  projetado para designers gráficos criar suas artes. Suas ferramentas podem ser aparentemente simples e sem grandes qualidades gráficas; mas, com algumas combinações e alguns ajustes podemos conseguir excelentes resultados gráficos.

Veja este desenho a seguir que fiz no Corel, criei alguns objetos aleatórios com combinações de efeitos que permitiram simular o efeito de profundidade e dar mais realismo ao desenho.

Neste desenho pude explorar bastante as sombras do corel, utlizando-as como efeito de luz. Isso pode parecer contraditório, mas é isso mesmo; se usásse as ferramentos do programa seguindo-as ao pé da letra, apenas pelo nome,  teria uma série de limitações. Assim temos a dica para você começar a se desenvolver com o programa, utilize macetes de desenho para encontrar combinações de efeitos e ampliar a sua criatividade com o software. Assim também vale para outros softwares gráficos.

Veja a seguir como fiz algumas combinações de efeitos no programa  para chegar neste resultado a cima.

Ferramenta “sombreamento” na cor branca a partir da forma do corte do estilete = Primeira luz branca que sai do corte do estilete.

Ferramenta “sombreamento” na cor amarela a partir da forma do corte do estilete = Segunda luz amarela que sai do corte do estilete.

Ferramenta “sombreamento” na cor laranja a partir da forma do texto “Corel Draw” = Luz laranja que envolve ao texto “Corel Draw”.

Ferramenta “sombreamento” na cor laranja a partir da forma do estilete = Luz laranja que envolve a forma do estilete.

Ferramenta “Transparência”  em 50% na cópia do texto “Corel” espelhado = Efeito de reflexo no texto “Corel”.

Efeito “Adicionar Perspectiva” no texto em curvas “Draw” + efeito “Extrusão” = Texto “Draw” com perspectiva de 3 pontos de fuga.

Diversos micro círculos brancos sobre o fundo preto (variando tamanhos entre as cores branco, azul ciano e amarelo) = Estrelas.

Ferramenta “Preenchimento Gradiente” com as cores laranja e branco no preenchimento do estilete = Efeito de cor, sombre e luz.

Ferramenta “Preenchimento Gradiente” com as cores azul escuro e azul no preenchimento do cabo do estilete = Efeito de cor, sombra e luz.

Linhas brancas de contorno do estilete = efeito de luz nos cantos do estilete

Há muitas combinações que podem ser feitas para gerar outros efeitos, use seus conhecimentos de desenho para combiná-las e obter excelente resultados com este maravilhoso software; seja com perspectiva, sombreamento, cores, etc. O corel é um programa vetorial em 2d, mas possui excelentes ferramentas que se bem combinadas podemos obter excelentes resultados em 3 dimensões.

Até a próxima pessoal!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 6 anos.

http://www.desenhoonline.com

2 comentários

  1. gostei muito das dicas do corel, é muito bom quando agente encontra alguem que está disposto a compartilhar seus metodos, você esta de parabens. Gosto de aprender sobre imagens e desenhos porque acredito que melhora muito a minha observação de detalhes. Nunca fui muito de reparar até quando comecei a desenhar.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *