Desenho Online completa 7 anos! Saiba mais sobre essa longa história…

desenho-online-completa-7-anos

Hoje completa exatamente 7 anos que fiz o primeiro post do Desenho Online, data que oficialmente considero como a inauguração do blog, e que desde então deu sequência há uma série de outros posts, totalizando com este 924 posts e quase 9 mil comentários no padrão WordPress.

Para quem nunca imaginou trabalhar com desenhos, tampouco como empreendedor e blogueiro, digo que até me assusto, ter chegado completar 7 anos com esse trabalho, sem contar que a data é super especial, estamos falando do sagrado e tão reverenciado número 7, momento que me instiga inclusive a revelar ineditamente algumas curiosidades de toda essa história…

Lembro que ainda criança, apesar de apresentar algumas habilidades com desenho, não imaginava trabalhar nesse ramo, pois minha família e eu supúnhamos que trabalhasse futuramente com algo envolvido a eletrônica, afinal eu parecia mais um doidinho brincando com pedaços de sucata eletrônica, motorzinhos, desmontando eletrônicos para ver o que tinha dentro, e outras curiosidades mais. Bom, de fato aos dezoito anos eu cheguei mesmo a trabalhar com algo relacionado, ao fazer motores de batedeiras e liquidificadores na linha de produção da Walita, mas não era um projeto profissional, eu só precisava de dinheiro como qualquer outra pessoa que se forma no ensino médio e precisa buscar o seu ganha pão. O bacana é que foi nessa primeira empresa onde fui conhecendo pessoas que me indicaram um curso de desenho na minha cidade, e que cursei por quatro anos; neste último passei a ter ainda um contato maior com este incrível universo do desenho, conhecendo novas histórias de desenhistas, novas pessoas, e principalmente me inspirando para criar o projeto que hoje completa 7 anos. Mas antes do Desenho Online eu ainda passei um bom tempo me aventurando com outros trabalhos, seja como funcionário em uma empresa de recarga de cartuchos de impressora, e ainda com diversos trabalhos como autônomo, relacionados a desenho e designer gráfico. Esses últimos foram um desastre, mas percebi mais tarde que eram apenas um treino para um projeto maior, o Desenho Online.

Por essa época, tive um contato com um curso de Filosofia à Maneira Clássica, e que com certeza considero ter me auxiliado a desenvolver os grandes elementos e valores, e assim ser quem sou hoje. Foi ali que comecei a aprender que não há nada separado de nada, pois tudo tem uma ligação, e assim esse curso permitiu um contato bem engrandecedor, de uma maneira totalmente diferente do que havia tido durante as aulas de Filosofia do ensino médio, e mais que informar, me formou como pessoa, enalteceu minhas qualidades, auxiliou a lapidar meus defeitos, deixando assim sementes para continuar aprimorando, pois a vida é um constante aprendizado. A partir dali minha vida nunca mais foi a mesma!

Antes do desenho Online eu tive um ano de experiência com um blog, um trabalho sem grandes compromissos mas que me permitiu ter essa experiência do universo online, me motivando posteriormente a criar um projeto mais sério, onde oferecesse um curso de desenho online. Foi então que registrei o domínio “desenhoonline.com”, façanha que com certeza acredito já indicar que meu destino seria mesmo pela internet, até porque não é sempre que você consegue um bom nome de domínio disponível fácil. Assim, com a ajuda de um colega, que instalou a plataforma do blog, comecei o projeto, em uma frequência até bacana com as postagens, e que com qualidade foi fundamental para torná-lo conhecido e difundido em tantas páginas na internet. Nosso curso de desenho hoje é citado em diversos grandes portais, dentre eles: Revista GalileuCatraca LivreCanal do EnsinoUniversiaBlog – O Povo (Equipe ID)Conhecimento AbertoCanaltech; entre outros.

desenho-online-sites-que-indicam-o-curso-de-desenho

Com o tempo acabei incrementando a proposta inicial, postando dicas e notícias sobre o universo do desenho, e até organizando concursos de desenho a partir de 2011, com o apoio de outras empresas para as premiações, tais como: Grupo Ediouro, Editora Nova Fronteira, O projetista, Ichigo-Toys, AIUP, Mangamono, Camisetas de Anime e Astromélica, entregando um total de prêmios em todas as edições de quase 4 mil reais. Foi um trabalho que movimentou muito o blog, só parei mesmo com eles porque desgasta muito, seja organizando-os, respondendo críticas, fechando parcerias, analisando desenhos, enviando emails; enfim, um árduo trabalho. Lembro que o primeiro parceiro nosso foi o Projetista, que ofereceu duas vezes uma mesa de desenho, super atrativa na época. Depois vieram outros prêmios, com direito a bonecos do Mario, tablets de desenho, muitos livros, action figures, entre outros.

desenho-online-vencedores-dos-concursos-de-desenho

Em meados do segundo semestre de 2012 vieram as entrevistas com os grandes nomes do desenho, um projeto que acabei retornando esse ano com Franco de Rosa e Arthur Garcia, mas a ideia é continuar!

desenho-online-entrevistas-com-desenhistas-ate-2-12-2016

Esse com certeza foi e é um trabalho muito bacana, pois é a chance que tenho de conhecer um pouco mais dos profissionais da área e autores de livros e revistas que já lia desde meus primeiros estudos de desenho, e que são grandes referências, grandes ídolos!

desenho-online-loja-desenho-online-sketchbook

Em junho de 2015 o site ganhou a nossa querida Loja Desenho Online, que é especializada em materiais artesanais de desenho, confeccionados por mim mesmo, como: sketchbooks, esfuminhos, penas de bambú, acessórios para desenhistas, entre outros que não são confeccionados, como é o caso dos livros de desenho da Editora Criativo. Posso dizer que esse final de ano não foi tão bom para nossa loja devido a crise, mas em compensação os serviços de desenho que apareceram foram além das minhas expectativas.

editora-criativoNo início desse ano iniciamos inclusive uma parceria com a Editora Criativo, não foi especificamente para a premiação de concursos de desenho, mas culminou em uma série de campanhas e ações que com certeza enriqueceu muito minha experiência, além e principalmente de dar início a projetos muito interessantes.

Por toda essa trajetória, tivemos ainda boas premiações nos últimos anos, principalmente aos prêmios do Top Blog (prêmio concedido as melhores blogs do Brasil), pois cada ano subíamos um lugar na classificação final do prêmio. Veja que, em 2012 fomos um dos 100 finalistas; na edição 2013/14 chegamos ao terceiro lugar e em 2015 garantimos o segundo lugar pelo juri acadêmico. A meta em 2017, por honra é ser o primeiro lugar na categoria “Arte e Cultura”!

desenho-online-premio-top-blog-2015

Falando do futuro, de 2017 especificamente, quero dizer que vamos ter muitas novidades! Não quero estragar as surpresas revelando detalhes, mas adianto apenas uma sobre o layout do blog que será mais atrativo, não pelo template em si, mas pelas ilustrações que as principais páginas irão ter. Bom, para as outras novidades, acho melhor esperar para revelar quando for a hora, até porque são surpresas.

Quero agradecer a todos os que nos acompanham,  que compartilham nosso post, que curtem um artigo do blog e indicam-no para alguém, isso com certeza fez e faz toda a diferença por durante todos esses sete anos. Vale lembrar ainda que, não são as “mecânicas” curtidas ou compartilhamentos que repercutem nossa imagem, mas a propaganda sincera que você leva por onde você toca, seja na internet ou no contato pessoal com a sua rede de contatos.

Eu não sei ainda se irei fazer outro post esse ano, mas quero aproveitar a ocasião e lhe desejar um feliz Natal e boas festas, que no próximo ano não dediquemos somente a novos projetos, mas que busquemos ser melhores, e definitivamente possamos realizar nossos sonhos. Viva os seus sonhos!

 

“Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.”

– Albert Einstein –

 

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

8 comentários

  1. Opa, parabéns Mateus, queria agradecer o seu trabalho com o blog, que me inspirou e ensinou muito desde a época em que decidi trabalhar com desenho (ano de 2014) foi quando eu conheci o blog, os concursos e análises de desenhos e comecei a desenhar e a ler sobre desenho e praticamente todas as postagens do blog, enfim que 2017 seja um ano ainda melhor e que voltem os concursos de desenho pois agora posso participar de um sem ficar na lanterna kkkk

    1. Obrigado Yuri!
      Fico feliz em saber que em alguma medida contribui com sua história.
      De certa forma acabo sabendo que estão curtindo o nosso trabalho pelo Facebook, mas saber detalhes assim, me deixa ainda mais honrado e responsável.
      Prepare-se então, porque se tiver concurso, vamos apimentar no modelo de torneio ein?! Haha!

  2. Eu conheci esse blog LITERALMENTE hoje, e, queria contar minha historia (desculpa se for grande demais). A uns 5 anos Atras me interessei por mangá, e pouco tempo depois, ao desenho realista, mas por falta de recursos e em grande parte de motivaçao. Fiquei 4 anos sem fazer um desenho. Mas…. Ano passado conheco uma linda menina que gostava de mim, e entao pensei “nao sou bonito nem feio, sou timido…. Qual a melhor maneora de mostrar que também gosto dela?… Ahhhh, eu posso desenhar ela!”. E entao recomecei a desenhar, focando no realismo, mas como havia acabado de voltar a desenhar, nao tive muito sucesso, fiquei o ano inteiro praticando, ate que o ano acabou, e la estou eu…. Sozinho, percebi que de tanto praticar, havia esquecido de conversar com ela e de focar nos estudos. Bem. Começou esse ano (Sim, irei contar 2 anos de sofrimento) eu havia parado novamente de desenhar, lá estava ela, esperando falarem qual era sua sala, e, para minha surpresa, fui o UNICO que foi pra uma sala totalmente sem ninguem me conhecer, comecei a desenhar denovo, no meio do ano pedi para uma de minhas professoras para que me mudasse de sala por motivos que inventei, e falei “se for me mudar de sala, eu queria aquela, e apontei para a sala onde a garota estudava, mas,por motivos que desconheço, fui jogado em outra sala sem ser a dela que eu nao conhecia ninguem, ai desisti dela… Comecei a desenhar mangá e impressionei varias pessoas, eis que aparecem 3 meninas querendo ficar comigo, e eu que ja nao era mais tao tímido, por brincadeira, falei que nao me importava com isso, e para finalizar nenhuma mais conversa comigo, mas……. A garota ao qual eu havia desistido voltara a falar comigo, e eu babaca e com um pouco de raiva por ela ter esquecido de mim, citei algumas coisas que nao preciso escrever aqui por questoes de educaçao. Fechando o ano com chave de ouro, agora tem 4 meninas que nao gostam de mim, voltei a desenhar para esquecer, E ganhei um apelido carinhoso dos meus amigos que “acham” que entendem de mulher, meu apelido é: Vacilao. Obrigado por ter lido ate aqui, e depois de ter contado essa historia, eu queria alguma dica para desenhar mangá. Obrigado

    1. Olá Lucas!
      Não sei se a história é verídica, mas ela possui mesmo os típicos problemas dos tímidos, sempre “trocando os pés pelas mãos”… desculpe a expressão. Já fui muito tímido também, mas com o tempo a gente aprende que perdemos muitas oportunidades pelo simples medo de tentar.
      Claro! Só acessar o nível intermediário do nosso curso de desenho, lá tem muitas dicas de mangá:
      http://www.desenhoonline.com/site/indice/
      Sucesso aí!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *