Curiosidades sobre a arte conceitual de Games Clássicos

No processo de criação de um game sempre tem o famoso Concept art, uma etapa imprescindível e estrategicamente importante para o sucesso do jogo, pois define padrões visuais que deverão “pescar” o público certo da maneira correta, e consequentemente vender o jogo. O que muitas vezes nem sonhamos é que muito segredinho sobre a arte conceitual de Games fica em “off“, e que pode inclusive demorar décadas para serem revelados. É sobre eles que iremos tratar neste post de hoje!

Atenção! Clique nas miniaturas para visualizar as imagens em tamanho maior.

 

The Legend of Zelda

Quando o game The Legend of Zelda apareceu pela primeira vez há algumas décadas atrás, o artista Katsuya Terada criou incríveis obras de arte conceitual para os primeiros jogos que apareceram nos guias dos jogadores e na revista Nintendo Power. O traço é diferente do traço que consagrou o personagem, assim como alguns detalhes mais, veja…

O Sr. Shigeru Miyamoto revelou em uma entrevista (ao site Game Kult), que as ideias que levaram à criação do personagem Link, tiveram forte inspiração na animação de Peter Pan, de Walt Disney.

Link e Peter Pan

 

Super Mario Bros.

A montagem e criação dos cenários de Super Mario Bros. (para NES) foram idealizados na base de papel e caneta.

Super Mario Brós

Segundo Miyamoto, uma vez que a ideia da fase era concebida, os esboços eram enviados aos programadores para verificar a viabilidade do desafio, e, num trabalho conjunto, as edições eram realizadas sobre os desenhos originais utilizando folhas de seda, e assim faziam as alterações necessárias sobre o trabalho original, o que evitava bagunça e ao mesmo tempo permitia que observassem o andamento do projeto.

Super Mario Brós 2

Super Mario Brós 3

 

Mortal Kombat

Depois de quase 20 anos após o lançamento de Mortal Kombat, seu co-criador John Tobias, publicou em seu twitter muitas ilustrações raras da Arte Conceitual que nunca foram exibidas ao público antes. São ilustrações originais de personagens cortados do game, trabalhos de arte e desenhos para os personagens dos primeiros jogos de Mortal Kombat, bem como novas informações sobre suas origens, nomes entre outras coisinhas mais.

 

Game cancelado de Megaman

Em meados do primeiro semestre de 2016, o artista e colaborador da indústria Gonzalo Ordoñez, mais conhecido como Genzoman, revelou uma arte conceitual de um jogo de Mega Man que foi cancelado.

Megaman cancelado

 

“Talvez este projeto (cancelado) fosse o que mais me machucasse, um jogo Mega Man, no qual estávamos trabalhando no momento, mas eu não sei o que aconteceu. Como apenas uma ideia. Nosso plano inicial era introduzir algum tipo de projeto semelhante ao estilo “Pixar”, mas essa opinião não foi muito bem recebida e, em seguida, tornou-se mais um conceito de “Homem de Ferro”. Você sabe, era o tempo em que o tema do super-herói era completamente popular, assim como a versão de “Pixar”, transformou-se a versão do homem do ferro.
O jogo nunca passou do conceito, e bem, ele ficou como (…) onde o personagem apareceu (…) “ disse Genzoman.

 

Sonic

Na festa de 25º aniversário de Sonic, em um dos parques da SEGA em Joypolis no Japão, a empresa mostrou a arte conceitual original de diversos personagens da franquia Sonic. Até então eram esboços inéditos de personagens, como: Shadow the Hedgehog, E-102 Gamma e Big the Cat. Confira!

 

Então é isso, espero que você tenha gostado. E se assim o for, compartilhe!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

Um comentário

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *