Arthur Garcia em entrevista exclusiva ao blog desenhoonline.com

arthur-garcia

Vamos entrevistar hoje um dos mais experientes autores de mangá do Brasil, o grande Arthur Garcia! Ele é formado em educação artística e premiado por dois anos consecutivos (1994 e 1995) com o troféu Angelo Agostini, e ainda merecedor do prêmio O Mosquito em Portugal. Seu traço já esteve presente em diversas publicações de quadrinhos, como a série Street Fighter para a editora Escala; em quadrinhos de tokusatsus como Jaspion, Changeman e Maskman para a editora Abril; em diversos livros de desenho para a editora Criativo; dentre muitos outros. No cenário nacional é bem conhecido pelos livros didáticos e quadrinhos que ilustrou, principalmente os referentes ao estilo mangá. Vamos então a entrevista!

 

Desenho Online – Nome completo, idade, hobby e ocupações.

Arthur Garcia – Arthur Garcia da Rosa, 53 anos. Adoro quadrinhos, cinema, TV e culinária. Minhas principais ocupações são desenhar, cuidar de minha filha Marina e dar atenção a minha esposa Mirian.

 

Desenho Online – Quando e como surgiu seu interesse pela profissão desenhista?

Arthur Garcia – Sempre fui apaixonado pelas HQs, que meu pai lia para mim desde a mais tenra idade, e esta paixão se transformou em um objetivo profissional.

 

arthur-garcia-desenhista-nosferatus

 

Desenho Online – Desde 1981, o mercado vem recebendo paulatinamente suas contribuições, seja produzindo livros didáticos, revistas em quadrinhos, arte para capas, roteiros, entre outros. Mas de todas as atividades profissionais relacionadas a estas publicações que participou qual você mais se identifica e por quê?

Arthur Garcia – Escrever e desenhar quadrinhos, pois este é o momento em que estou contando uma história, o que, na verdade, é a minha primeira e grande atração pelo meio visual.

 


Desenho Online
– 
Sabemos que nos anos 90, durante a produção dos quadrinhos “Street Fighter” para a editora Escala, você adquiriu um fax para facilitar o acesso aos roteiros, pois antes os pegava pessoalmente com o roteirista, para só depois desenhar os quadrinhos em casa. Diante desse fato a curiosidade que surge é a seguinte, considerando desde o início da sua carreira até hoje, quais foram as principais invenções tecnológicas que realmente facilitaram o seu trabalho? Além do fax é claro.

Arthur Garcia – Creio ser meio clichê, mas o advento da computação gráfica com o uso caseiro de scanners e de e-mails foi o segundo passo nesta jornada começada com o fax, pois não precisei mais sequer ir até a editora ou ao correio para entregar um trabalho.

 

arthur-garcia-desenhista-street-fighter-2

 

Desenho Online – Em 1990, quando foi morar em Portugal, onde ganhou o prêmio O Mosquito como melhor desenhista, que trabalho em específico relacionado a desenho você realizava por lá?

Arthur Garcia – Trabalhei em um estúdio de design gráfico chamado OLHO-DE-BOI, design gráfico e comunicação visual. O prêmio no entanto, veio pela minha colaboração para o fanzine BANDA de Rui Brito, com a série Piratininga. Aqui a série foi publicada pelas revistas Porrada Special e Pau-Brasil, da editora Vidente, sendo republicada posteriormente em Portugal na forma de álbum.

 

arthur-garcia-desenhista-piratininga

 


Desenho Online
– 
Ao lado de João Pacheco, você produziu o gibi “Esquadrilha da Fumaça”, em 1994, referente ao tão conhecido grupo da Força Aérea Brasileira. Conte-nos, como surgiu esse projeto e o que se lembra de especial dessa época.

Arthur Garcia – Fomos procurados por Marcial Godoy da editora Price que detinha os direitos para a revista e um argumento básico para o primeiro número. Criamos o visual dos personagens e passamos a cuidar dos roteiros e desenhos. A revista não foi um mega-sucesso de vendas, mas estava em um processo de evolução quando a editora foi roubada e todo o seu equipamento de computação (bem caro na época) foi levado, causando um enorme prejuízo financeiro ao dono, com quem voltei a trabalhar em outros projetos posteriormente.

 

Desenho Online – Mangá é um dos estilos onde seu nome ganhou grande destaque, seja nos quadrinhos ou ensinando a galera a desenhar. Portanto, gostaríamos que contasse, quando e como surgiu seu primeiro trabalho no estilo mangá?

Arthur Garcia – Considero Cyborg Zeta 7, para a revista Desenhe e Publique Mangá, da editora Escala, o meu primeiro mangá digno do nome, e ele surgiu como uma encomenda do Carlos Mann, dono do estúdio Mercado Editorial, para onde produzi uma infinidade de trabalhos.

 

Desenho Online – Gostaríamos de parabeniza-lo pela obra “Materiais e Técnicas de Desenho – Conceitos básicos”, lançado esse ano; gostei demais! Dentre as dicas, nota-se que muitas são sínteses, e bem específicas, que só a vivência e a experiência de uma ampla carreira, podem propiciar. Você deixa para registrar as experiências ou sacadas  só quando escreve um livro, ou toma nota sempre que uma ideia ou insight vem a mente?

Arthur Garcia – As dicas só surgem por causa dos livros. Na maioria das vezes eu só me dou conta de algumas delas quando estou trabalhando em um tópico específico.

 

materiais_e_tecnicas_de_desenho

 

Desenho Online – Quais são suas influências artísticas?

Arthur Garcia – Sou como uma espoja que absorve tudo o que vê de interessante, mas os artistas cujo trabalho conscientemente me serviram como guias foram Jack Kirby, John Byrne, Marshall Rogers, Terry Austin, Michael Golden e George Perez. No campo do desenho infantil, devo tudo a Domingos Assis de Souza, o Mingo, que era o diretor de arte do Estúdio Ely Barbosa e foi um grande professor.

 

arthur-garcia-desenhista-ilustracoes

 


arthur-garcia-desenhista-como-desenhar-mangaDesenho Online
– 
Que conselho poderia deixar para os jovens desenhistas que pretendem trabalhar com desenho?

Arthur Garcia – Como já escrevi em várias publicações, sejam versáteis e profissionais.

 

Desenho Online – Gostaríamos de agradecer pela oportunidade e pela entrevista. Muito obrigado!

 

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há quase 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

2 comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *