História

O Desenho Online iniciou suas atividades em 21 de dezembro de 2009, criado pelo desenhista, artista plástico e designer gráfico Mateus Machado, que desde então compartilha seus conhecimentos na internet a cerca do desenho artístico, através do Curso de Desenho Online, disponível no blog.

Aos poucos o curso foi sendo ampliado, até se consolidar em 3 níveis: Iniciante, Intermediário e Avançado, sendo grande parte das aulas oferecidas gratuitamente, e uma pequena parte comercializada, em formato de ebooks. A principal pegada do blog foi justamente ensinar a desenhar através de uma linguagem simples, com exercícios que estimulam as modalidades do hemisfério direito do cérebro, lugar onde se encontram as ferramentas necessárias para desenhar. Paulatinamente o curso foi ganhando destaque nos principais portais brasileiros, como:

Quase um ano após sua criação, o blog passou a oferecer um conteúdo diversificado, com curiosidades, dicas úteis, divulgação de concursos de desenho, notícias sobre o mercado do desenho, vagas de emprego, entre outros. Logo se tornou uma das principais fontes de pesquisa e referência para muitos desenhistas.

Em 2011 surgiram os concursos de desenho promovidos pelo próprio blog, que tinham como principal objetivo incentivar o aprendizado de seus alunos, seja esticando seus limites como também oferecendo uma premiação aos ganhadores. Após a terceira edição, o concurso acabou sendo uma das principais atratividades do site, ganhando inclusive uma edição em formato de torneio com quatro “rounds”.

As competições renderam ao todo mais de 650 inscrições, oriundas de todo o território nacional. Todo esse trabalho foi resultado não só do empenho do Desenho Online, como também das empresas parceiras, que apoiaram na premiação e divulgação, tais como: Grupo Ediouro, Editora Nova Fronteira, O projetista, Ichigo-Toys, AIUP, Mangamono, Camisetas de Anime e Astromélica. O total de prêmios entregues em todas as edições, foi de quase 4 mil reais.

Concursos de Desenho

Concursos de desenho - desenhoonline.com

No começo de 2012 recebe o selo do Veja Blog, se tornando parte de um dos maiores blogs do Brasil.

Em setembro de 2012 surgiram as primeiras entrevistas exclusivas com os grandes profissionais brasileiros da área de quadrinhos e desenho. Quem estreou esta categoria foi Marcelo Cassaro, e logo vieram Mike Deodato Jr., Erica Awano, Will Conrad, Erica Horita e Cassius Medauar.

No final de novembro, o blog foi finalista no prêmio Top Blog 2012, na categoria “Arte e Cultura”, mas foi em meados de 2013 que o blog deu um passo a mais, conquistando o terceiro lugar  no Top Blog 2013, na categoria “Arte e Cultura” pelo júri acadêmico.

Em junho de 2015, ganhou uma loja online, especializada em materiais artesanais de desenho, confeccionados pelo próprio artista, como: sketchbooks, esfuminhos, penas de bambú, acessórios para desenhistas, entre outros produtos.

Em 2015 e 2016, avança uma posição no prêmio Top Blog, conquistando o 2º lugar na categoria “arte e cultura” pelo juri acadêmico.

Aos poucos o blog foi fazendo história, e sem grandes pretensões iniciais o projeto acabou se engajando na vida de muitos desenhistas, seja ajudando-os ou mesmo inspirando-os.

6 comentários

  1. Vou iniciar o curso agora, tenha muita vontade de aprender a desenhar pois tenho muitas ideias e quero pô-las no papel, tanto escrevendo quanto desenhando. Queria fazer uma crítica construtiva, o visual do site não agrada muito, parece que foi feito a muito tempo atrás é tudo muito simples , atrairia muito mais gente se o site tivesse uma arte gráfica bonita e agradável. No mais, tá tudo perfeito!

    1. Olá Thiago!
      Acredito que seu comentário demande mesmo considerações importantes por minha parte, pois algumas artes da página eu fiquei mesmo atualizar há algum tempo; mas não totalmente o layout do site.
      Fico feliz que gostou do principal, o conteúdo. Abraço, e obrigado por comentar!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *