7º Avaliação de Desenhos – Veja o que pode e o que não se pode fazer em um desenho

Olá! Vamos tratar hoje de mais uma avaliação de desenhos! Para quem não sabe, o objetivo aqui é não só identificar acertos e erros para os seus respectivos autores, como também apresentar aos demais leitores o que pode e o que não se pode fazer em um desenho. Desta vez, o desenho escolhido é o de Alan Morais Godinho. Para não perder o costume, vou logo adiantando que essa avaliação não visa diminuir ninguém, senão apenas apresentar os pontos positivos e negativos dos respectivos desenhos analisados; portanto recomendo aos desenhistas que enviaram seus desenhos, que não levem esta análise pelo lado pessoal; afinal nós estamos aqui para ajudá-los através da indicação de erros e acertos; essa é uma chance real de crescimento, é um parâmetro para saber o que se tem acertado e o que ainda falta corrigir. Vamos lá a sétima avaliação de desenhos!

 

Alan Morais Godinho

Mikubeleza

A princípio vou analisar apenas a personagem do centro, que ao meu ver, foi uma bela fusão entre a Globeleza e a Hatsune Miku, ficou show!

Vejo que de forma geral, a expressão corporal da personagem transmite bem ao observador de que ela está sambando, seja pela posição dos pés, pernas, mãos, inclinação do corpo e expressão facial. A cintura fina e o quadril largo, mesmo num corpo magro, transmitiram bem o tipo de corpo da Miku, que é o pêra; ficou bem representado! A anatomia eu achei muito boa, exceto por alguns pequenos detalhes. A cor do cabelo foi mantida, variando apenas no corte mais curto, penteado e brilhos bem acentuados, ficou muito legal!

A arte final se constitui por traços definidos e cores bem sutis, além de uma iluminação bem acentuada em alguns pontos. Os diferentes traços de cores no corpo logo nos remete a imagem da Globeleza, e os acessórios um toque pra lá de especial.

 

Algumas correções

De um ponto de vista bem crítico, vejo que existem alguns pontos que precisariam de correção, dos quais até fiz uma rápida correção no Photoshop, de modo que não alterasse tanto o estilo do desenho do Alan. Na esquerda eu coloquei o detalhe do desenho original, e na direita a minha correção.

Dentre alguns erros, vejo que o umbigo está um pouquinho fora de posição, veja que ele não está bem centralizado.

Umbigo - Mikubeleza

O antebraço nesta posição precisaria ter uma leve curva na parte externa e o cotovelo com uma ponta mais acentuada abaixo.

Antebraço - Mikubeleza

O pé esquerdo está muito bem desenhado; porém, o direito ficou com uma aparência estranha, como se tivesse quebrado um pouco abaixo da altura do peito do pé. Note também que os dedos do centro estão mais curtos.

Pé - Mikubeleza

A cabeça da personagem está bem expressiva, mas, note que a sombra entre os olhos não define bem o contorno da testa. O queixo está cortado, o que deu a impressão de que foi cortado. Uma curva nesta parte daria mais harmonia ao contorno do rosto.

Cabeça - Mikubeleza

 Gostaria de dar os parabéns para o Alan; afinal, eu achei sua ideia muito original e interessante. Citei alguns erros porque faz parte da avaliação, mas vejo que tem um grande potencial, mandou bem cara!

 

Caso você queira uma avaliação do seu desenho, como esta acima, clique aqui para mais informações. Até mais pessoal!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há mais de 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

10 comentários

  1. Adorei sua avaliação! Primeiramente, queria lhe desejar uma boa tarde. ^-^ Bem, Tudo que você disse faz muito sentido e está correto. Sua avaliação foi muito bem precisa! Claro que eu postei o desenho com este intuito, de ser avaliado, e também sei, que as criticas são construtivas e fundamentais para todos que querem se tornar desenhistas profissionais. Por isso, jamais levaria para o lado pessoal, Para ser sincero, quero sempre uma avaliação bem rigorosa para com meus desenhos, assim tentarei aprimorar os meus erros. Obrigado por tudo! ^-^ Mas… ehhhh, Você esqueceu de citar um erro fundamental no desenho, que eu havia notado. E pensei que seria o mais obvio de todos, Mas acho que eu estava enganado. ^_^; Bem, o erro se encontra na perna direita dela. A que está inclinada. Se você notar ambas, verá que os joelhos não estão alinhados, e que o mesmo não está do mesmo tamanho, ou seja, Se ela está com uma das pernas inclinadas e se encontram do mesmo tamanho, Provavelmente, se ela estica-se a perna direita, iria ultrapassar ligeiramente a da esquerda! Obrigado mais uma vez pela avaliação e me desculpe pelo meu texto, e que eu gosto de escrever! ^u^

    1. Que bom que gostou cara! Fico feliz por isso!
      Na minha avaliação, eu vi o erro de uma forma diferente, e até não consideraria o tamanho das pernas. Veja que a esquerda esta dobrada, e que pela verticalidade da mesma, esconde do observador o quanto está dobrada e o seu tamanho total (questão de perspectiva); a outra perna também está dobrada, mas pelo ponto de vista que temos, se vê melhor a sua totalidade, seu comprimento. Note também que o quadril está mais baixo do lado dela, e o calcanhar mais levantado do que o do outro pé. O que realmente vi de errado achei pouco por isso não citei, é a curva atrás do joelho que está alta; se fosse mais baixa resolveria esse desconforto visual. Mas é pouca coisa…rsrsrs
      Que isso cara, pelo que deu para ver eu também gosto de escrever! Estamos no mesmo barco! XD

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *