7 descuidos que podem afetar seu sucesso como Desenhista Profissional

7 descuidos que podem afetar seu sucesso como Desenhista Profissional

A seguir, alguns descuidos que com certeza já afetou a carreira de muito Desenhista Profissional. Confira!

 

1- Esperar um emprego para realmente começar a trabalhar como desenhista

Sem crise já é difícil encontrar um trabalho como desenhista, imagina em época de crise? Além disso, nem todas áreas do desenho precisam necessariamente que você trabalhe para alguém, algumas você mesmo pode ser o patrão, como é o caso dos tatuadores, ilustradores, caricaturistas, desenhistas de rua, etc. Se ficar só esperando um emprego, a vida pode passar e você não trabalhar com o que tanto sonhava.

 

2- Não investir no marketing pessoal

Tem gente que ainda se comporta como se esperasse um milagre, não investe no marketing pessoal, o que subentende-se que o cliente ou patrão vai lhe procurar com a convicção de que é bom no que faz, sabe onde mora, sabe os cursos que fez, a experiência que tem, que é uma pessoa de confiança, etc. Você precisa vender sua imagem; ou melhor, deve não só apresentar bem sua imagem quanto qualificá-la. Faça um bom modelo de currículo sem erros ortográficos e mande nos lugares que pretende, crie seu cartão de visita e distribua-o, procure ser cordial com seus contatos, divulgue seu trabalho, trabalhe bem a sua comunicação; enfim, trabalhe o marketing pessoal, isso inclusive é um curso que pode ser feito até gratuitamente em sua cidade ou mesmo pela internet.

 

3- Descartar noções de empreendedorismo

Por uma questão de estratégia é mais do que necessário saber empreender seus projetos e carreira. De que adianta desenhar bem se você não sabe como gerenciar seus projetos, sua carreira? Você não precisa ter um curso superior de administração, mas com certeza algumas noções de empreendedorismo fazem toda a diferença. Um desenhista que não tem noções de empreendedorismo pode ficar dando murro no escuro por não tomar as atitudes necessárias, e consequentemente se cansar e desistir da profissão. Graças a entidades como o Sebrae podemos contornar esse problema, assim temos cursos presenciais e online; e o mais legal, tem curso gratuito! Há casos em que encontramos pessoas com uma nata habilidade de empreendedor; mas, a qualificação e a aplicação sempre vão potencializar o sucesso de qualquer profissional. De qualquer modo lembre-se, larga na frente quem está mais capacitado, não por ter o diploma de um grande curso, mas por saber na prática o que aprendeu.

 

4- Não querer se adaptar às novas tecnologias e inovações

WhatsApp, Facebook, Twitter, email, blog, site, smartphone, tablets de desenho, softwares gráficos e computador, são recursos e ferramentas de muita gente desocupada, mas também são excelentes ferramentas nas mãos de um grande profissional. Pessoas mais velhas tendem a mostrar resistência no uso dessas ferramentas, mas existem um pessoal mais novo que ainda apresenta resistência em usá-las. De modo geral, é bom considerar que essas ferramentas podem trazer ótimos resultados. WhatsApp pode trazer facilidade para clientes e reduzir sua conta de telefone, as redes sociais vão alavancar sua visibilidade e permitir apresentar melhor seu trabalho, um email vai lhe ajudar a se comunicar e compartilhar informação de uma forma rápida e simples, uma tablet de desenho vai lhe ajudar a realizar desenhos digitalizados e em alta qualidade; enfim, há muitos benefícios na tecnologia, você só precisa aprender a utilizá-las.

 

5- Não reconhecer o seu tamanho

Ser vaidoso ou mesmo com aquela falsa humildade, são com certeza posicionamentos que não agregam em nada; afinal, os dois geram uma falsa imagem de quem realmente você é. Os vaidosos incomodam por apresentar falsas qualidades que mais cedo ou mais tarde serão descobertas, ou até no mesmo instante, e ninguém gosta de aturar uma pessoa que diz ser mais do que realmente é. A pessoa com falsa humildade, estará se colocando abaixo do que realmente é, e isso com certeza vai minar sua motivação e até perder a chance de contemplar grandes oportunidades, pois ninguém vai reconhecer seu trabalho se não demonstrar ou falar nada. Por isso é importante ser humilde, seja reconhecendo seu tamanho e demonstrando isso para outras pessoas. Isso gera coerência e consequentemente eficiência em sua carreira.

 

6- Não ter um portfólio e formas de contato online

Nos dias de hoje, com a ampla utilização dos computadores, tablets, smartphones e a internet, podemos dizer que é imprescindível ter um portfólio online com seus devidos dados para contato. Há várias formas de fazer isso, seja com as redes sociais, com blog ou site; enfim, não há mais desculpa. Seus clientes ou olheiros precisam ver seu trabalho, se é que você quer ser contactado para trabalhar como desenhista.

 

7- Não saber colocar preço no seu trabalho

Pode parecer besteira, mas tem gente que paga para trabalhar, até parece mentira, mas acontece. Esse é um assunto delicado e complicado; mas que já levou muita gente para uma falsa impressão de lucro e finalmente a falência. O preço final por hora trabalhada, precisa estar em uma proporção mensal que ao menos pague suas contas, e o lucro precisa ser ajustado conforme o tamanho do desenhista que você é. Para mais informações sobre esse assunto, eu escrevi o post “Calculando o seu preço“.

9 comentários sobre “7 descuidos que podem afetar seu sucesso como Desenhista Profissional

  1. olá matheus eu ja estou fazendo curso de desenhos mais eu ainda não sei muito bem, desenhar toda vez que vou desenhar algo eu fico nervosa e acabo me atrapanhando toda, e o desenho não sai legal oque devo dazer pra melhorar nos desenhos? sebe eu pretendo me profisonalizar em artes

    1. Olá Luciana! Esse é um trabalho que leva tempo mesmo, vai precisar de paciência. Vá seguindo o material do curso e as dicas do site, temos algumas partes que tratam dessas dificuldades. Desejo muito sucesso. Bons estudos!

  2. Boa noite mateus, quero fazer este curso pois quero fazer uma faculdade de artes e não sei desenhar muito,você acha que este curso vai me ajudar? vou fazer o teste de habilidade especifica será este curso vai me ajudar no teste? aguardo o retorno.

  3. Mateus, um ótimo post como sempre.
    Concordo com todos os pontos levantados.
    Já há algum tempo venho investindo em capacitação em todas essa áreas que você citou.
    Já estou planejando um portfólio, e já tenho um site, depois do portfólio pronto começarei minha busca pelos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *