4º Avaliação de Desenhos – Veja o que pode e o que não se pode fazer em um desenho

Olá! Vamos tratar hoje de mais uma avaliação de desenhos! Para quem não sabe, o objetivo aqui é não só identificar acertos e erros para os seus respectivos autores, como também apresentar aos demais leitores o que pode e o que não se pode fazer em um desenho.

Para não perder o costume, vou logo adiantando que essa avaliação não visa diminuir ninguém, senão apenas apresentar os pontos positivos e negativos dos respectivos desenhos analisados; portanto recomendo aos desenhistas que enviaram seus desenhos, que não levem esta análise pelo lado pessoal; afinal nós estamos aqui para ajudá-los através da indicação de erros e acertos; essa é uma chance real de crescimento, é um parâmetro para saber o que se tem acertado e o que ainda falta corrigir.

Vamos lá a quarta avaliação de desenhos!

 

André Veríssimo

Avaliação - André Veríssimo

O André andou enviando este e mais outros desenhos, e confesso que fiquei pasmo de ver tanto talento, o cara é fera! A maioria dos  desenhos que ele enviou estão até melhor do que este, só um que achei inferior ao que escolhi; de qualquer modo separei este por ser o único que está entre eles, em termos de qualidade (para ser mais justo também).

A maestria com que o André empregou as sombras, cores e luzes foram de arrasar. Veja que no desenho, cada parte realmente apresenta volume, devido a boa aplicação das sombras e dos tons médios das cores. Os tons em amarelo sobre as áreas à esquerda dos personagens e o chão, indicam a presença da luz do sol; detalhes como este são muito importantes, porque fornecem com mais exatidão o ambiente que cercam os personagens.

Um erro que percebi, foi na ombreira da direita do personagem (que está próxima da Saori), está estreita e abaixo do que deveria ficar, note que nesta parte do desenho ela está bem estranha.

Outra coisa que me incomodou mesmo foi essa mão do Seiya, que parece incompleta; veja que a mão da Saori não encaixa com a dele, mas sim, trespassa os detalhes da outra. Acho que se considerasse melhor a forma da mão do Seiya, e desenhasse a mão da Saori mais afastada, resolveria o problema.

Avaliação - André Veríssimo - erro nas mãos

Gostei muito da expressividade de toda a composição, afinal ela transmite certo pesar e laço de união entre os personagens. Ficou bem envolvente.

Tirando os detalhes das mãos, a anatomia está muito boa, além das referências físicas dos personagens, que também estão muito bem aplicadas.

Outros detalhes menores e bastante importantes que achei, foram:

  • Boa centralização do desenho
  • Boa escolha nos tons de cores utilizados
  • Desenho limpo e bem arte-finalizado

Isso é apenas uma avaliação bem crítica do desenho, e é claro que André Veríssimo é um grande talento.

Caso você queira uma avaliação do seu desenho, como esta acima, clique aqui para mais informações. Até mais pessoal!

Sobre o Autor

Um curioso aspirante da filosofia que curte aprender um pouco de tudo, seja de ciência, arte, religião ou filosofia. Artista Plástico, Designer Gráfico e Blogueiro há mais de 7 anos.

http://www.desenhoonline.com

9 comentários

  1. Uau… Gostei muito da avaliação… Sou do tipo que gosta de boas críticas. Assim a gente pode evoluir. Muito obrigado pela atenção de vocês.

  2. Que lindo. Um dia vou aprender a desenhar assim *-* Aliás… pintar assim! acho que fazer os traços deve ser mais fácil. Esse negócio de pintar, luz e sombra dá uma dor de cabeça! Sei lá quantos tons de uma cor se usa para fazer algo assim.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *